quinta-feira, 18 de março de 2010

Ouvir ou não ouvir música durante a corrida - Eis a questão! (Parte 2)

por Cleiton Heredia



A minha experiência pessoal como um praticante das corridas é que a música pode ajudar em algumas situações e atrapalhar em outras.

No começo de uma prova de rua gosto de estar bem sintonizado no clima do momento, portanto dispenso qualquer tipo de música. Lá pelo quilômetro três, quando tudo começa a ficar mais calmo, uma “musiquinha” sempre é bem vinda. Porém, no quilômetro final sempre desligo o aparelho para curtir melhor a emoção da chegada.


Particularmente em uma maratona a música se torna indispensável para aqueles trechos onde você já passou do quilômetro 25 e se vê praticamente sozinho correndo por ruas quase desertas (tipo o trecho da USP na Maratona de São Paulo). Neste momento a vontade de desistir é muito grande e por isto uma música bem estimulante sempre ajuda a me distrair, bem como injeta uma dose extra de adrenalina.

Mas o que eu disse acima se refere exclusivamente às provas urbanas, pois quando se trata de uma corrida na natureza como as corridas de montanha, por exemplo, esqueça a música!


Por quê?

Os dois principais motivos são:

1) Quando você está correndo no meio do mato todos seus sentidos (especialmente visão e audição) precisam estar super alertas. Tem muitas coisas que os olhos não percebem de imediato, mas a audição te alerta: som de água corrente (riacho ou cachoeira adiante), som de animais (seria uma cobra?), som de trovões (aperte o passo que vem chuva), insetos (quem mandou não usar repelente), passos e vozes (importantíssimo para quem acha que perdeu a trilha);


2) Corrida na natureza é para se curtir a natureza: o som do vento nas árvores e nos arbustos, os mais variados sons dos pássaros, o som riacho, o som da cachoeira, o som dos sapos na beira da lagoa, o som dos grilos e cigarras sob a luz do luar. Quando percebemos tudo isto se unir numa magistral sinfonia natural, já temos toda a música de que necessitamos para continuar seguindo em frente. O único som de origem humana que é admissível em uma corrida deste tipo é o som dos nossos passos em meio ao silêncio dos nossos pensamentos.

Na próxima postagem vou dar algumas dicas de como montar um play list para correr.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário