quinta-feira, 11 de março de 2010

Dicas Cientificamente Comprovadas para Emagrecer - Parte 6

por Cleiton Heredia


Dica #9: Pratique a Ginástica do Instante

Esta dica aqui vai interessar aqueles que não gostam de praticar qualquer tipo de esporte que exija esforço físico ou de frequentar academias.

Não adianta espernear! Não existe como se levar uma vida saudável sem exercitar o corpo. A máquina humana precisa de manter-se ativa para funcionar corretamente.

Portanto, caso não goste de praticar atividade física, você precisa de algum tipo de substituto que lhe forneça um nível de atividade minimamente aceitável.

A GINÁSTICA DO INSTANTE!

Como funciona?

Tudo é muito simples, prático e acessível. Vou dar alguns exemplos para que você entenda o espírito da coisa:


1) Você acabou de tomar seu banho matinal e vai se enxugar. Procure se enxugar de forma mais vigorosa e dinâmica de forma a perceber um aumento das pulsações cardíacas. Enxugue o corpo com vontade movimentando bem os braços e incline o tronco para baixo quando for enxugar os pés (só tome cuidado para não se machucar batendo a mão na pia, a canela na privada ou levando alguma queda);

2) Vai atender ao telefone? Então ao invés de ficar parado ou sentado, fique de pé e comece a andar pelo ambiente. Caso esteja sozinho você pode falar ao telefone enquanto pratica caminhada estacionária (andar sem sair do lugar);

3) Vai pegar alguma condução? Então por que não pegá-la um ponto depois do de costume ou descer um ponto antes? Esta pequena caminhada pode render-lhe excelentes resultados caso adote esta prática como um hábito;


4) Na empresa precisa levar um relatório até outro departamento que fica um andar acima ou abaixo? Então vá pela escada.

5) Quando acabar de almoçar, ao invés de ficar sentado na frente do computador ou proseando com um colega, vá dar uma caminhada e leve um colega junto para bater papo enquanto caminham.

6) Se vai subir ou descer uma escada rolante não fique parado esperando chegar, mas movimente-se subindo ou descendo (melhor será se escolher ir pela escada tradicional ao invés de usar a rolante).

Acho que você já deve ter entendido! O negócio é tentar colocar mais atividade física nos seus afazeres comuns do dia a dia.

Isto ajuda emagrecer?

Caso controle sabiamente a ingestão de calorias diárias, com certeza que estas pequenas mudanças irão queimar mais calorias e o resultado será um emagrecimento gradual e com mais saúde. Em termos de números, sem tentar estabelecer um padrão geral, não seria muito difícil chegar a perder em torno de um quilo por mês. Doze em um ano, já pensou?


Você irá perceber que à medida que adota a ginástica do instante como um hábito, seu corpo ficará cada vez melhor condicionado dando-lhe disposição para ir além e fazer coisas que antes nem imaginava.

Mas lembre-se, tratando-se de atividade física é sempre prudente consultar um médico para ver como está seu estado geral de saúde e então estabelecer os limites de segurança para a sua saúde.

As pessoas são diferentes em vários aspectos e por isto nem tudo que é bom para uma será bom para outra. Procure ouvir o seu corpo e entender aquilo que ele procura lhe comunicar. Respeite seus limites.

Sua saúde agradece!

Fim da série

2 comentários:

  1. Isso é muito interessante mesmo, pois se prestassemos maior atenção nas ações diárias poderíamos tirar um bom proveito para nos exercitar sem precisar de academia.
    Beijos na alma, amigo.

    ResponderExcluir