terça-feira, 30 de março de 2010

Avatar - Criando e Pensando

por Cleiton Heredia


A idéia desta postagem surgiu ao ler o blog de uma amiga que resolveu criar o seu Avatar.

Curioso, eu resolvi construir o meu próprio Avatar, conforme a minha imagem e semelhança, e deu no que deu! (foto acima)

Caso queira também criar o seu para ver como ficaria, acesse: http://www.avatarizeyourself.com/


O termo Avatar é atualmente relacionado à informática significando figuras ou personagens virtuais que são criados à imagem e semelhança do usuário, ou ainda conforme à sua própria vontade criativa.

Historicamente falando, a palavra "Avatar" vem do sânscrito Aval, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação". Segundo a religião hindu, Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal (uma divindade).

Este conceito não é exclusivo do Hinduísmo, mas também é partilhado pelo Cristianismo que tem na pessoa de Jesus, o Filho de Deus encarnado ou o Deus que se fez carne. Usando a terminologia hindu, Jesus é um Avatar.

É claro que muito embora o conceito de uma divindade que encarna seja partilhado por ambas as religiões, existe uma diferença gritante do Hinduísmo, com seus 33 milhões de divindades diferentes, para o Cristianismo com apenas um, às vezes dois, ou no máximo três deuses distintos.

Enquanto que o hinduísmo moderno, que é a terceira maior religião do planeta (segundo Gordon Conwell Theological Seminary), cresceu a partir dos Vedas, dos quais o mais antigo é o Rig Veda, que data de 1700-1100 a.C., o Cristianismo data aproximadamente do ano 30 d.C..

Porém, como o Cristianismo surgiu a partir do Judaísmo, que tem suas origens escriturísticas em Moisés por volta do ano 1500 a.C., surge naturalmente uma pergunta:

Não poderia o conceito cristão do Deus encarnado ter se originado do conceito hindu do Avatar?

4 comentários:

  1. Está inspirado. Parece-se com um pastor.
    SDS

    ResponderExcluir
  2. kkk.. Amigo, legal seu avatar! Eu simplesmente não me reconheci no avatar do meu post rs..

    Qto ao seu texto sobre avatar, é bem provável que o conceito cristão do Deus encarnado tenha surgido do conceito hindu do avatar. Muitas coisas influenciam mesmo q neguem isso.

    Bjos na alma, amigo!

    ResponderExcluir
  3. oLÁ........
    Olha, devo dizer,leio em média de 10 a 15 blogs por dia...Não dá pra ler todos, por mais que quiséssemos, pois nos multiplicamos feito coelhos, mas confesso que amei o seu blog e não esperava encontrar tanta coisa bacana e interessante. É claro que me tornei uma seguidora...

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    Como foi mesmo que você criou esse avatar? Usou uma foto sua? Humm... acho que o resultado ficou melhor que a foto original (rs).

    ResponderExcluir