sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ateus conhecem mais sobre religião do que os próprios religiosos

por Cleiton Heredia


Que vergonha! A constatação acima foi feita após o levantamento realizado com 3.412 cidadãos norte-americanos através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pew Research Center.

Uma espécie de questionário com 32 perguntas foi criado para testar o conhecimento dos americanos em três tópicos: Bíblia, tradições religiosas mundiais e relações entre Igreja e Estado.

O resultado geral do teste foi:

1º) Ateus e Agnósticos.................... 20,9 pontos
2º) Judeus................................ 20,5 pontos
3º) Mórmons............................... 20,3 pontos
4º) Protestantes Evangélicos Brancos...... 17,6 pontos
5º) Católicos Brancos..................... 16,0 pontos
6º) Protestantes Tradicionais Brancos..... 15,8 pontos
7º) Nenhum segmento específico............ 15,2 pontos
8º) Protestantes Negros................... 13,4 pontos
9º) Católicos Hispânicos.................. 11,6 pontos

A média geral dos americanos ficou em 16 pontos de um total de 32. Diga-se de passagem que 60% dos americanos consideram a religião algo importante para a sua vida e 40% vai à igreja pelo menos uma vez por semana. Porém, caso não fosse a grande ajuda dos ateus e agnósticos esta média de 50% de acerto seria bem menor. Que ironia!

Parece um absurdo, mas quase 50% dos católicos que não sabem que o pão e o vinho da missa não são apenas elementos simbólicos, mas, de acordo com o Catolicismo, se transformam literalmente na carne e sangue de Cristo. Outro absurdo é mais da metade dos protestantes não conseguirem identificar Martinho Lutero como o líder da reforma que deu origem ao segmento deles.

Quando o assunto é Bíblia e cristianismo, os Mórmons lideram com 7,9 pontos de um total de 12, seguidos pelos Protestantes Evangélicos Brancos com 7,3 pontos e os Ateus e Agnósticos com 6,7 pontos. Os católicos conseguiram apenas 5,4 pontos, superando apenas ao grupo daqueles que não possuem nenhuma afiliação específica.

Bem, não é novidade alguma saber que os protestantes conhecem mais a Bíblia que os católicos, porém para muitos a surpresa é ver que os ateus e agnósticos estão em terceiro lugar em um conhecimento tão específico.

Mas se você pensar um pouco, a pontuação geral da pesquisa, com os ateus e agnósticos em primeiro lugar, constatou apenas o óbvio. Ser ateu ou agnóstico não é, como muitos preconceituosamente pensam, ser um ignorante anti-religioso. Muito pelo contrário!

Devido ao instintivo medo da morte que acompanha a todo ser humano normal, o mais comum é que as pessoas procurem e se identifiquem com algum tipo de visão do mundo que lhe forneça algum tipo de esperança em relação ao seu maior temor, a morte. É por este motivo que os religiosos são a esmagadora maioria neste planeta.

Por outro lado, ser um ateu e não acreditar em qualquer tipo de esperança sobrenatural, ou mesmo ser um agnóstico e ter dúvidas quanto a todo tipo de esperança sobrenatural proposta pelos segmentos religiosos, é algo que envolve um processo de investigação sincera em busca da verdade, seja ela qual for e esteja onde estiver.

Como, em relação ao problema da morte, não existe nenhuma vantagem psicológica em ser um ateu ou agnóstico, somente adota este tipo de postura alguém que decide não abdicar da estrita racionalidade frente aos fatos.

Em outras palavras, para ser um religioso basta crer, mas para ser um ateu ou agnóstico é necessário sair em busca do conhecimento, não tendo medo de onde esta busca poderá te levar.

Caso queira ler mais sobre esta pesquisa, clique aqui (em inglês).

4 comentários:

  1. Concordo com a pesquisa. Bem ao ponto. Muitos ateus e agnósticos eram religiosos e por adquirirem mais conhecimentos e "verdades" apostataram das origens.

    Eu como agnóstico teísta busquei mais informações sobre outras religiões assim que me afastei da religião de berço.

    SDS

    ResponderExcluir
  2. Creio que, para os ateus, a pesquisa não traga surpresas. Excelente postagem!

    ResponderExcluir
  3. Uma das farmas de validar sua nova visão de vida é fundamentar esta nova visão e se aprofundar no conhecimento da sua antiga profissão de Fe a fim de poder questiona-lá caso inquirido.

    Não invalido a displicência crista de falhar em conhecer a si mesmos e a sua própria Fe mas e mais que esperado saber que muitos ateus sabem mais sobre o Deus que repitam e negar que os próprios profetas bíblicos .

    ResponderExcluir
  4. Anderson,

    Obrigado pela visita e contribuição com o seu comentário, mas preciso ser sincero em lhe dizer que não entendi muita coisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir