sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mediunidade na TV - Estrelando "Os Mortos"

por Cleiton Heredia

Já se foi o tempo em que você precisaria ir até um centro espírita ou à casa de um médium para poder presenciar o momento exato em que se estabelece a comunicação com o mundo dos mortos, ou, como preferem os crentes na vida após a morte, o mundo dos espíritos desencarnados.

Estou me referindo ao programa da emissora portuguesa TVI chamado "Depois da Vida" com a médium Anne Germain.

Neste programa comandado pela apresentadora Júlia Pinheiro (que também é a tradutora), a médium evidêncial inglesa recebe vários convidados que perderam seus entes queridos e na frente das câmeras em rede nacional visualiza (só ela vê, é claro!) os espíritos ali no estúdio transmitindo suas mensagens de conforto e advertência.

Assista agora à estréia do programa quando foi convidada uma familiar de um daqueles seis turistas portugueses que foram assassinados cruelmente na cidade de Fortaleza no nordeste brasileiro:



Se você acompanhou a minha última série de oito postagens intitulada "Como Atuam os Médiuns", já deve estar bem ciente de que tais manifestações de contato com o sobrenatural devem ser analisadas com muito critério, pois as fraudes nesta área são abundantes.

Não quero aqui afirmar categoricamente que esta médium é mais um dos muitos picaretas que já se levantaram alegando possuir o mesmo dom, mas apenas quero demonstrar que tudo o que ali acontece poderia ser facilmente explicado com base nas sutis técnicas de enganação utilizadas pelos médiuns ao longo da história.

Antes de admitir a explicação sobrenatural como a única viável, seria necessário descartar as duas técnicas que explicam de forma perfeitamente natural e racional o que poderia estar acontecendo ali: Leitura Fria e Leitura Quente.

Como se trata de um programa de televisão onde tudo é previamente agendado e programado, a médium poderia saber com considerável antecedência quem seriam os convidados, para então proceder suas pesquisas com calma e em detalhes (Leitura Quente). Neste caso em particular, a pesquisa seria tremendamente facilitada devido à grande repercussão que ele teve na mídia mundial.

O restante poderia surgir ali mesmo de improviso mediante a técnica de Leitura Fria. Você percebeu que a primeira coisa que a médium mencionou após a jovem começar a chorar foi: "Ele (o suposto espírito) disse: 'minha pequenina tem andado muito triste"'"? O que tem de revelação sobrenatural nisto? Isto pode muito bem ser explicado como consequência da mais simples e elementar observação (até uma criança diria a mesma coisa). Impressionante seria se a menina estivesse com um largo sorriso no rosto e a médium mencionasse sua grande tristeza.

A médium continuou: "Tens passado por tantas coisas e eu não tenho podido ajudar". Mais afirmação fruto da pura lógica. É claro que se a jovem perdeu seu pai, só poderia ter passado por um período de muitas dificuldades. Também é claro que o espírito não pôde ajudar (surpreendente seria se ele tivesse ajudado de forma bem concreta). Na sequência mais uma série de frases sentimentais misturadas com afirmações genéricas que se encaixam perfeitamente a qualquer pessoa nas mesmas circunstâncias que a jovem.

O que mais me chamou a atenção foi o momento que a médium menciona os "netos". Como a médium não tem certeza se eles realmente existem, joga com todas as possibilidades esperando que a jovem lhe revele algo. E ela revela que está grávida. Note como a médium faz aquela cara de "Ah, eu já sabia!". Como assim?!? O espírito do pai está ali ao lado de sua filha dizendo que a acompanha por todos os lados e a médium não tem certeza quanto aos netos? Por que não dar uma prova contundente para todo o público que assiste com informações certeiras e ricas em detalhes?

Perceberam o porquê de eu não acreditar em manifestações desta natureza? Se Anne Germain é uma médium que genuinamente fala com os mortos, sua atuação não foi nem um pouco melhor ou mais impressionante do que a performance dos muitos médiuns fraudulentos que enganaram e continuam enganando a milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário