quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como atuam os Médiuns - Leitura Fria (Parte 2)

por Cleiton Heredia

Entre as técnicas mais utilizadas pelos pretensos médiuns e psíquicos (paranormais) que oferecem consultas e aconselhamento está a Leitura Fria.

Leitura fria é um conjunto de técnicas que permite avaliar uma pessoa através de sua linguagem verbal e não verbal tendo como base um mapeamento prévio das características comportamentais e psicológicas dos indivíduos.

Os manipuladores que se utilizam desta técnica sabem muito bem que as pessoas normalmente são egocêntricas, que tendem a ter visões pouco realistas de si mesmas e que geralmente aceitam alegações que refletem, não o que são, ou mesmo o que realmente pensam ser, mas o que desejariam ser ou o que pensam que deveriam ser.

Quer um exemplo prático? Bem, eu não sei quem é você, mas irei fazer uma leitura sua:

"Você é uma pessoa que às vezes parece ser extrovertida, afável e sociável, porém em outras vezes se mostre introvertida, cautelosa e reservada" (percebeu que eu afirmei tudo e não afirmei nada?).

"Você aprendeu com a vida que não é recomendável ser excessivamente sincero ao se revelar para outras pessoas. Tem orgulho de pensar de forma independente e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias. Prefere uma certa mudança e variedade, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Às vezes tem sérias dúvidas sobre se tomou a decisão correta ou fez a coisa certa. Disciplinado e com autocontrole por fora, tende a ser preocupado e inseguro no íntimo" (dei tiro para tudo que é lado jogando um monte que coisas vagas e genéricas que muito bem podem ser aplicáveis a qualquer tipo de pessoa).

"Seu ajustamento sexual tem apresentado alguns problemas. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las" (se tem uma parte que tende a ser complicada na vida de todo ser humano é a questão sexual).

"Você tem uma considerável capacidade não utilizada, que ainda não usou a seu favor. Tende a ser crítico em relação a si mesmo. Sente forte necessidade de que outras pessoas gostem de si e o admirem" (ah vai, não diga?!?)

"Você tem uma capacidade infinita de compreender os problemas das pessoas, e pode simpatizar com elas. Mas é firme quando confrontado com a obstinação ou a estupidez pura e simples" (mais uma vez joguei com todas as possibilidades).

"Uma área que você compreende bem poderia ser a da lei. Seu senso de justiça é bastante forte" (nós sempre tendemos a colocar o nosso entendimento das coisas como o padrão da verdade que todos deveriam seguir).

"Pessoas próximas têm tirado vantagem de você. Sua honestidade básica tem obstruído seu caminho. Você teve de renunciar a muitas oportunidades que lhe foram oferecidas no passado por recusar-se a tirar vantagem dos outros" (esta leitura só funciona com pessoas normais, ou seja, os políticos estão fora deste padrão).

Entendeu como funciona? O embusteiro sempre descreve coisas que são completamente comuns na vida da maioria das pessoas normais e não tem medo de fazer afirmações que possa de repente não se encaixar, pois como sempre uma ou outra se encaixa perfeitamente, a nossa tendência é esquecer as informações erradas e se lembrar apenas das corretas.

Amanhã eu continuarei falando um pouco mais da técnica de Leitura Fria.

P.S.: O exemplo de Leitura Fria acima foi copiado de Bertram Forer, mas os comentários entre parênteses são meus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário