quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Dia Mundial da Religião

Cleiton Heredia

Dia 21 de janeiro é o Dia Mundial da Religião. Inventamos dias comemorativos para qualquer coisa, é dia dos pais, das mães, do leitor, do professor, do orador, do carteiro, da mulher, da água, do índio, e até dia dos mortos, então porque não um dia para se comemorar a religião?

Mas comemorar o que? Alguns podem querer se perguntar.

Devemos comemorar o fato de a religião ser a grande responsável por vários fatos negros na história tais como a Inquisição, o Genocídio nas Américas, as Cruzadas, e mais recentemente, os massacres na Croácia e Sérvia ou o fatídico dia de 11 de setembro de 2001?


As pessoas que acreditam que o mundo seria um lugar melhor de se viver caso a religião não existisse, normalmente justificam sua postura dizendo que a religião age como uma instituição que coloca seus interesses acima dos da humanidade, é geradora de preconceito e conflitos, prega o conformismo, e se coloca como detentora da verdade.

Por outro lado é fato de que muitas religiões têm dado a sua contribuição para o bem da humanidade. Destaco aqui os trabalhos assistenciais que tem tirado muitas vidas do vício, da prostituição e de condições precárias de vida. Hoje mesmo no Haiti existem muito grupos religiosos que se unem aos governamentais no intuito de minimizarem o sofrimento daquele povo castigado pelo último terrível terremoto.


Como tudo na vida, a religião também tem seus aspectos positivos e negativos. Talvez seja por causa disto que Steven Weinberg, ganhador do prêmio Nobel de física em 1979, disse:

"Com ou sem religião teremos sempre pessoas boas fazendo coisas boas e pessoas más fazendo coisas más. Mas para termos pessoas boas fazendo coisas más, para isso é preciso uma religião."

Finalizando esta postagem motivada pelo Dia da Religião quero deixar uma frase de um autor desconhecido, mas que expressa muito bem o sentimento dos ateus em relação à religião:

"A religião existe e deus não existe. Mas como ateu eu adoraria que fosse o contrário."

5 comentários:

  1. A religião não ajuda ninguém. São as pessoas, com ou sem religião, que se ajudam. A religião é uma instituição corrupta, preconceituosa e hipocrita. Não há nada de bom na religião. Contudo, a humanidade dificilmente se verá livre dessa praga.

    ResponderExcluir
  2. É verdade.

    Segundo estudiosos, haverá, no futuro, uma cidade, que será a capital do mundo. Apesar de discordarem em vários aspectos, há um ponto em que eles concordam: nessa cidade não haverá templo, nem religião.

    Religião não é necessária, ponto.

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,
    Convido-o a participar do Blog SOL – Saúde On Line.
    http://saudeonline-cb.blogspot.com/
    Carlos Bayma

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um dos muitos que nem sabia que esse dia existia!

    ResponderExcluir
  5. Deus está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida.Quer você esteja praticando uma boa ação,quer esteja agindo errado,Deus está dentro de você.Procure não esquecer essa grande verdade.Adorei o Saúde,Saber e Virtude.Um abraço.Zen.

    ResponderExcluir