quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Conflito de Gerações (3ª Parte)

Cleiton Heredia

A Geração X (1965-1980)


Bem se você estiver na mesma faixa etária que eu, dir-lhe-ia que estes somos nós. Eu nasci em 1962, portanto dentro da Geração Baby Boomers, mas bem próximo da fronteira entre esta geração e a Geração X. Porém, como a minha infância, adolescência e juventude foi vivida basicamente dentro da Geração X, eu digo que esta foi a minha geração. Acho que agora ficou mais fácil de você entender porque eu havia dito que a Geração Silenciosa são os nossos avós e a Geração Baby Boomers são os nossos pais.

Esta Geração também é conhecida como a 13ª Geração ou a Geração Coca-Cola. Grupos mais pessimistas costumam classificar esta geração como a Geração Transviada de Valores ou a Geração Perdida. Nos Estados Unidos esta geração recebeu o apelido de “Grup”, uma contração de “grown up” (crescido ou adulto), pois ela apresentava uma nova forma de se tornar ou ser adulto (estilo mais descolado ou informal).


Via de regra esta geração conheceu o que é ser filho de pais separados e crescendo num lar onde seus responsáveis trabalhavam fora em período integral. Em razão disto tiveram que se virarem sozinhos com seus deveres escolares e administrar por si mesmos seu tempo ocioso disponível (normalmente o gastavam na frente da TV ou na rua brincando com os amigos).

Eles foram testemunhas do início da decadência dos antigos padrões sociais (aqueles poucos que os Baby Boomers ainda preservavam da Geração Silenciosa) e por este motivo não tiveram o menor constrangimento de jogá-los para o alto quando chegou a sua vez de decidir. Mas não pense você que esta mudança de comportamento os impediu de exigirem que os filhos avisem se vão chegar tarde em casa, tirem boas notas no colégio e diminuam o volume do som no quarto.


Entre as características mais marcantes que alguns pesquisadores do comportamento elegem desta geração está o pragmatismo e a transparência exercidos de forma eclética e conciliadora. Barack Obama tem sido considerado o ícone social da Geração X.

Esta geração também teve o seu “Boom” que foi o da tecnologia. A maioria nasceu depois da chegada do homem à Lua (1969) e viu surgir o videocassete, os primeiros consoles domésticos de jogos eletrônicos e o computador pessoal.

Recomendo acessar a postagem “Série: Mudanças - Os Anos 70” que contém de uma forma bem visual tudo aquilo que marcou a moçada da geração X.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário