quinta-feira, 20 de março de 2008

Parte 2 - OS ANOS 70

.
Principais Acontecimentos

1970 - A Apolo 13 se encrenca no espaço e precisa abortar a missão e no Brasil a Arena e o MDB disputam as eleições legislativas.
1971 - Continuam os prostestos dos americanos contra a guerra no Vietnã, a China é aceita como membro da ONU e no Brasil o capitão Carlos Lamarca é morto.
1972 - É lançada a Sonda Pioner em direção a Júpiter, estoura o escândalo Watergate e no Brasil ocorrem as eleições municipais.
1973 - Os EUA abandonam a guerra do Vietnã, os americanos legalizam o aborto e no Brasil o MDB apresenta uma anticandidatura à Presidência com Ulysses Guimarães.
1974 - O presidente Nixon é acusado de abuso de poder e renuncia, enquanto que no Brasil Geisel é eleito presidente e inicia-se a censura prévia de rádio e TV.
1975 - A nave espacial russa pousa em Vênus e no Brasil a ditadura continua torturando e matando, sendo a mais famosa vítima, o jornalista Vladimir Herzog.
1976 - Morre na China Mao Tse-Tung, Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA, e no Brasil o presidente Geisel sanciona a Lei Falcão (Alteração na Lei Eleitoral).
1977 - Acontece o maior desastre aéreo da história com dois 747 se chocando e 574 morrendo, enquanto que no Brasil Geisel fecha o Congresso Nacional (AI-5) e o pau quebra na PUC-SP.
1978 - Morre João Paulo VI, morre João Paulo I e entre em cena Carol Wojtyla como João Paulo II, 900 pessoas da seita de Jim Jones promovem suicídio coletivo, enquanto que no Brasil os metalúrgicos no ABC começam as greves e entra em vigor a nova Lei de Segurança Nacional.
1979 - Israel e Egito assinam a paz, URSS invade o Afeganistão, e no Brasil João Figueiredo assume a presidência sancionando a Lei da Anistia Política.

Agora vamos a nossa leitura visual das características desta década.

MODA

Estilo Hippie

Clássico (boca de sino)

Estilo Discoteca

Aqui estão todos na moda


CINEMA

Laranja Mecânica (1971) - 5º lugar no Ranking dos Filmes mais Violentos

O Último Tango em Paris (1972)

O Poderoso Chefão (1972)

O Poderoso Chefão - 2ª Parte (1974)

Tubarão (1975)

Rocky (1976)

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)

Star Wars (1977)

Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

Embalos de Sábado à Noite (1977)

Superman (1978)

Apocalypse Now (1979)


INFORMÁTICA E TECNOLOGIA

A Intel lança o primeiro Microprocessador LSI chamado MICROCHIP 4004 iniciando a Quarta Geração de Computadores (1970)

KENBAK-1 (1971)

MITS 816 (1972)

ALTAIR (1974)

COMMODORE PET (1977)

ZX80 da Sinclair (1979)


MÚSICA















SERIADOS DE TV

Columbo (1971)

Kung Fu (1972)

O Homem de 6 Milhões de Dólares (1973)

Kojak (1973)

O Homem Invisível (1975)

A Mulher Biônica (1976)

As Panteras (1976)

Muppet Show (1976)

Chips (1977)

Hulk (1977)

O Homem do Fundo do Mar (1977)

Casal 20 (1979)


DESENHOS

Samurai Kid (1970)

Fantomas (1970)

Josie e as Gatinhas (1970)

Os Mussarelas (1972)

Superamigos (1973)

A Família Addans (1973)

Sawamu, o Demolidor (1974)

Família Dó-Ré-Mi (1974)

Hong Kong-Fu (1974)

O Pirata do estaço (1975)

João Grandão (1975)

Tutubarão (1976)

Capitão Caverna (1977)

As Novas Aventuras de Batman (1977)

Bicudo, o Lobisomen (1978)


BRINQUEDOS

Pato Malabarista (Estrela)

Boneca Naninha (Estrela)

Chaparral (Gulliver)

Trem de Passageiros (Estrela)

Trem Elétrico (Atma)

Pega-Pega (Trol)

Phantom (Estrela)

África Misteriosa (Gulliver)

Radar Instrutivo (Guaporé)

Segure se Puder (Estrela)

Cai Não Cai (Estrela)

Pula Pirata (Estrela)

Kits de Montagem de Aeromodelos (Revell)


VÍDEO GAMES

A Atari lança o primeiro vídeo-game comercial chamado PONG (Jogo de Ping-Pong eletrônico)

Eram horas a fio vendo a bolinha prá lá e prá cá

A Phillips lança o Odyssey com vários cartuchos

Uma emocionante Corrida de Fórmula 1

Uma delirante Missão Espacial

Aqui você era um policial tentando pegar um ladrão

E aqui um explorador tentando decifrar enigmas

Este era um dos mais "violentos": Luta de Boxe (Credo! Que Pancadaria!)

A Atari também tinha o seu game com centenas de joguinhos

Que tal ser um explorador lunar enfrentando alienígenas?

Que treco é este? Não lembro ter jogado esta bagaça

Este sim! Um duelo implacável entre Tanques de Guerra

Um clássico: River Raid

Não podia se empolgar muito com o visual do cartucho...

...pois na maioria das vezes o jogo dentro era de fazer chorar de raiva

Se as crianças com 10 anos hoje verem as telas dos games que jogavamos, não irão entender como conseguimos sobreviver a isto (hoje o celular mais básico tem joguinhos melhores).

Um Resumo da Década de 70:

Nesta década a crise de petróleo levava os Estados Unidos a enfrentar uma recessão (1973), enquanto, do outro lado do mundo, as economias de países como o Japão começavam a crescer. O Brasil sob efeito do milagre econômico (1969-1973) posterga os efeitos desta crise, mas logo precisa recorrer a empréstimos internacionais para equilibrar sua deficitária balança comercial.

As mudanças não paravam de acontecer!

Na moda não apareceu nada tão chocante como as minissaias da década de 60, mas por outro lado, as calças eram bem justinhas (tanto para homens como para as mulheres). Tinha uma tal de calça "cocóta" com uma frente bem baixa que fazia sucesso entre as mais "prá frentex".

A tecnologia informática avançava rapidamente e os primeiros computadores já podiam ser vistos nas empresas e lares. Por outro lado, seu manuseio não era nem um pouco intuitivo, o que exigia sempre mão de obra qualificada para opera-los com eficiência. Nesta época, quem sabia operar um computador era visto praticamente como um "semi-deus".

No cinema os filmes começavam a mostrar uma violência mais explícita, como, por exemplo, no filme "A Laranja Mecânica", e com mortes de forte apelo visual como nas sequências do filme "O Poderoso Chefão". O sexo também passou a ser explorado de forma mais artística apresentando posições mais audaciosas que iam bem além do convencional "papai-mamãe". Mas como a censura era forte, só os maiores de 18 anos conseguiam ter acesso a estas cenas (hoje, se vacilar, pode até passar o "Último Tango em Paris" na Sessão da Tarde que a turma não vai se escandalizar).

A música se dividia entre os sons dançantes das discotecas, onde a "música lenta" era indispensável na hora dos "amassos", e os sons cada vez mais pesados do rock pauleira. Os mais "calminhos" preferiam ficar curtindo "Os Carpenters", mas cada um na sua. Ninguém ficava discriminando ou atacando o outro que tinha uma preferência musical diferente.

Os seriados da TV eram bem definidos quanto ao lado bom e mau. Ninguém tinha dúvidas que o mau era realmente mau e precisava ser combatido e vencido pelo lado bom. O seriado que mais poderia misturar os dois lados e quem sabe confundir um pouco a cabeça da moçada, era "As Panteras", pois as heroínas eram ex-presidiárias que trabalhavam para um tal de Charlie no combate ao crime, e desta forma se redimiam de seus pecados. Os demais, na maioria, eram heróis bem comportados, educados e com princípios bem definidos.

Já os desenhos começaram a apresentar que algumas vezes o lado mau poderia ser lado bom, como por exemplo, no caso do desenho japonês "Fantomas" (O herói era uma feiosa caveira). A "Família Addans" é um outro exemplo de como aquilo que as pessoas podem considerar ruim e feio, pode na verdade ser inocente e bom. A sensualidade começava a ficar mais evidente, como no desenho "Josie e as gatinhas" com seus colans de oncinha bem justinhos. E a violência começava poder ser melhor apreciada nas cenas em slow-motion dos desenhos japonêses "Sawamor" e "Samurai Kid" (Os japoneses são mestres nesta técnica).

Bem, os brinquedos ainda preservavam a inocência infantil sendo a maioria joguinhos divertidos, e alguns até bem educativos. A empresa Guaporé sempre tinha uns kits bem interessantes que aguçavam a curiosidade infantil e fazia a gurizada pensar. A Gulliver era quem tinha os brinquedos considerados mais violentos, com bonequinhos empunhando armas de fogo, facas e flechas, mas tudo ficava a critério da imaginação da criança que iria compor sua própria história com eles (quase sempre imitando o assistia nos filmes do gênero).

Finalmente, os games! Estes invadiram o mercado com força total com joguinhos que exigiam um tremendo esforço de imaginação do jogador na tentativa de enxergar carros, aviões e pessoas naquelas figuras esquisitas que mais pareciam caixinhas coloridas. Mas não é que a gente acabava conseguindo entrar no clima do jogo! Se meu filho me visse jogando aqueles joguinhos com toda aquela emoção, no mínimo pensaria que seu pai era algum tipo de retardado.

É... os tempos mudam...

Mas você ainda não viu nada! Espere só a próxima postagem.

4 comentários:

  1. Cleiton

    Eu era fã do Homem de 6 milhões de Dolares. Na época, não havia TV em casa. Eu assistia na "TeleVizinho". Depois voltava pra casa tentando correr em câmera lenta (rs).

    Bons tempos aqueles...

    ResponderExcluir
  2. E TEMPO QUE DA SAUDADES....

    ResponderExcluir
  3. Essas fotos e esses resumos me fazem lembrar mas não dão saudades. Percebo como os dias de hoje são bem melhores. Celulares, laptops, passagens aéreas mais baratas, luz que não fica intermitente, carros mais confortáveis e confiáveis, enfim, como é bom estar vivo hoje.
    O passado, foi o passado! Vamos viver o presente.

    ResponderExcluir
  4. Saudades, desse tempo quase inocente, onde as descobertas eram vividas de forma intensa. Bons tempos, onde fomos desbravadores de varias facilidades que hoje nossos filhos, nossos netos, desfrutam. Hoje temos acessos a informações, que não tinhamos. Somos a geração sanduiche. Abraços a todos!

    ResponderExcluir