segunda-feira, 17 de março de 2008

O que aconteceu com a inocência infantil?


Já postei aqui algumas reflexões que fiz em torno da atual onda de violência e intolerância que caracteriza estes dias em que vivemos. É brutal assistirmos dia a dia seres humanos adultos se ferindo e matando uns aos outros. A irracionalidade e falta de bom senso têm chegado a níveis absurdos.

Porém mais assustador e chocante é notarmos que esta onda de violência contamina igualmente as crianças e adolescentes levando-os a praticar atos de selvageria impensáveis.

Querem apenas alguns exemplos?

>> Após uma discussão na saída do colégio, uma menina de 16 anos teria ateado fogo em uma colega da escola de 14 anos, no Jardim Arpoador, na zona leste de São Paulo, na tarde desta segunda-feira – Folha de São Paulo 11/03/2008.

>> Uma menina de 12 anos teria matado o pai de 61 anos com tiro na nuca. A polícia sabe que, antes de supostamente cometer o assassinato, a garota teria brigado com a vítima, mas ainda não esclareceu o motivo da discussão, que poderia ter sido um castigo por causa de um beijo que a menor deu num rapaz de 17 anos ou R$ 100 que o pai queria emprestado – Agência O Dia 29/09/07.

>> Uma adolescente de 15 anos assassina jovem de 27 anos com uma facada no peito. A razão do homicídio, segundo a Polícia, foi de uma pequena discussão. A irmã da vítima, sua mãe resolveu fazer uma pequena fogueira para queimar um lixo próximo a sua residência, quando a menor, se incomodou e pediu para a jovem apagasse o fogo, pois estava entrando fumaça na sua casa. A resposta que recebeu foi: "Pois apaga você". A menor enfurecida pegou uma faca escondeu e se dirigiu à vítima desferindo uma facada no peito e levando a óbito imediato – Diário do Povo 08/06/2007.

E não pensem vocês que a coisa se restringe a este país que dizem estar em desenvolvimento, mas com um povo de cultura subdesenvolvida:

>> Três adolescentes norte-americanas foram detidas nesta quarta-feira, acusadas de espancar uma outra garota na escola. Elas gravaram a sessão de pancadas e publicaram o vídeo na Internet. A polícia não revelou seus nomes por causa das idades: duas das agressoras têm 14 e a outra, 13 anos, mesma idade da vítima – Associated Press 18/01/2007.

>> A menina de 11 anos de idade que matou ontem uma companheira de classe no Japão disse que degolou a colega porque estava irritada com uma mensagem recebida através de um bate-papo na Internet (chat) - A informação é da emissora de televisão NHK (2004).

Enquanto escrevia esta postagem, o Portal Terra acabava de divulgar mais uma vídeo-notícia “quentinha”: “Garotos espaçam rapaz em metrô na Rússia” (http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2595&contentid=193922).

Quando crianças, que deveriam estar estudando e brincando juntas, não se suportam ao ponto de se espancarem e matarem umas as outras, eu me pergunto: Onde nós vamos parar?

A moda dos adolescentes agora é registrar em vídeo seus espancamentos para depois exibi-los como troféus em suas páginas no Orkut ou no Youtube. Abaixo coloquei apenas dois exemplos dos mais "fraquinhos" para não chocar àqueles com estômago mais sensível:





Na década de 80, os sociólogos já faziam suas previsões de que, em consequência dos filmes, desenhos, brinquedos e games cada vez mais violentos, colheríamos num futuro não muito distante uma geração inteira de crianças adolescentes e jovens que idolatram a violência.

É fato inquestionável que vivemos em dias que as crianças estão sendo expostas cada vez mais cedo a uma verdadeira over-dose de violência. Querem ver?

Tudo começa quando ainda são bem pequeninos assistindo o Tom e Jerry se espancarem...


Logo em seguida a violência fica mais incrementada e o gosto por ela vai se apurando...


Os brinquedos são elaborados de tal forma que possibilitam a manipulação lúdica da violência reforçando pela repetição os conceitos que acabaram de assistir na telinha...


Na sequência entra em cena os jogos de computador, cuja reprodução realística da violência com muito sangue jorrando em slow-motion está cada vez mais cinematográfica (nestes jogos a violência passa a ser encarada como uma espécie de arte que encanta os olhos pela beleza e perfeição dos movimentos com que é executada - é como se pudessemos através deles parar o tempo e ver aquele soco esmagando lentamente o crânio do oponente e assitir aquele projétil dilacerando a carne, orgãos e ossos ao entrar)...


O cimema com suas imagens digitalizadas faz de tudo para acompanhar a evolução da violência nos games...


A esta altura a criança, adolescente ou jovem que cresceu se alimentando sistemática e diariamente de toda esta elaborada violência, já está tão cauterizada por tais cenas, que se torna uma viciada em violência e certamente vai vibrar quando assistir alguns rounds de "Vale-Tudo" onde o sangue é bem real...


Estou exagerando? Radicalizando? Vendo apenas os extremos?

Na cabeça da criançada e da moçada hoje em dia, violência não é mais algo totalmente ruim ou errado, mas simplesmente um meio cada vez mais normal e muitas vezes legítimo de se conquistar seus objetivos ou defender seus interesses - "Prá que conversar se as coisas podem se resolver mais rápido na porrada?"

Não é para menos que os professores estão alarmados com esta atual geração. Tudo e nada é motivo para sair agredindo com palavrões, socos e pontapés. É como se ninguém mais pensasse nas consequências e não houvesse mais limites, pois tratam a tudo e a todos exatamente como estão aprendendo em seu dia a dia.

E o pior é que, por tudo que viram desde pequeninos, não acham que estão errados e nem muito menos sentem qualquer tipo de remorso, a menos, é claro, que tenham que arcar com as consequências de seus atos insanos. Mas mesmo assim não é a culpa ou remorso por ter ferido ou matado, mas por terem deixado ser pegos.

Confesso que para mim tudo é muito desanimador e frustrante, pois a humanidade atravessou uma ponte muito perigosa em direção a auto-destruição e detonou-a de forma não ser possível mais voltar.

Talvez esteja sendo muito pessimista, mas prefiro assim do que me iludir com a idéia de que as coisas podem continuar do jeito que estão.

4 comentários:

  1. Notou que a turma DO DEIXA DISSO não se manifesta mais?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Às vezes faço uso de Metrô + Trem para ir ao trabalho. Não raras vezes conseguia ir sentado e, quando não, havia espaço suficiente para abrir um livro e lê-lo durante o trajeto. Hoje, porém, o cenário é outro:

    Metrô lotadíssimo (ainda bem que são poucas estações) e o trem parece o próprio inferno. Ler? Nem pensar. Conseguir entrar já é um milagre. Quando isso acontece dou graças a Deus e me sinto abençoado. O quadro é tão caótico que não há espaço para bons modos. Cortesia... bem, o trem não tem nada a ver com uma corte. Tá mais para cadeia.

    Não há espaço para todos. Resultado: agressão, violência. Sobrevive que adapta melhor. Quem é mais ágil e/ou forte e/ou esperto arranja um lugar e finge que dorme para não ceder lugar aos velhinhos, crianças e gestantes...

    Violência gera violência! Competição provoca mais violência! Tudo que eu queria era apenas pegar um transporte coletivo e ir para o trabalho. Será que estou pedindo muito? Sinto-me agredido pela classe política que só reage quando a vaca já foi para o brejo.

    Enfim, só queria chamar a atenção para outra forma de violência da qual sou vítima com certa freqüência.

    Sobre o seu artigo, compartilho da mesma preocupação. A situação é grave e assustadora. Pior que ela só a expectativa funesta de um futuro ainda pior.

    ResponderExcluir
  3. Caramba! No mínimo tenho que dar os parabéns pelo maravilhoso post!! Tenho apenas 19 anos mas ja percebo que passei minha infância vendo e presenciando coisas dos anos 80 pra tráz.
    Exemplo nítido é meus 3 desenhos prediletos, Jonny Quest, Thundercats e Caverna do Dragão.
    Muito bom mesmo! Mostrando para meus amigos eles concordam com isso que disse. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Excelente o blog, mas tem certas coisas que não concordo.
    Embora reconheça que realmente podem acontecer atos bábaros assim (aliás a cada dia que passa parece que a violência aumenta mais...) - como o de um pesoa que assistiu o filme Matrix, matou váras pessoas e depois se suicido - não concordo que, isoladamente, isto gere viência; há de se considerar outro fatores.
    Bom, pelo menos aqui em casa, eu e meu irmão sempre jogamos games considerados violentos - tais como Alone in the Dark 3, Double Dragon 2, Ninja Gaiden e Prince of Persia, Wolf3d entre outros.
    Hoje, poucos jogos 2d, ele joga; por falta de tempo, e por preferir jogos 3d mais atuais como Call of Duty e Counter Strike; eposso grair qe nunca tivemos nenhum tipo de problema em relação a isto; sempre sabemos separar as coisas.
    Também já assistimos filmes como Instinto Selvagem, Matrix, Hannibal (que não curti muito; reconheço que era mesmo muito vilento pelo que lembro; o filme Toxic também não gostei pelo mesmo motivo), U Tun (Reviravota), etc.
    E mesmo fime históricos. Ora, se os proessores passarem filmes históricos (na maioria violentos), como por exemplo os alunos (que serão os futuros professores de história ou historiadores) entnderão a matéria ? Como estes futuros professores iriam entender a realidade daquele tempo comparar o de hoje para passar outros alunos ?
    Sem ver filmes violentos como "Danton e o Processo Revolucinário", muitos talvez nem entendam um momento posterior muito importante na História: "A Revolução Francesa" que mudou todo o destino da história da humnidade.
    Mas se formos pra para pensar nesta lógica aí, até mesmo filmes de comédia (policiais prncipalmente)terão cenas de vilência.
    Que o diga o filme "Vovó e de morte"; é de comédia, ou "A máfia no divã", etc.
    E o desenho e filme Simpsons então ?
    Em alguas vezes, vejam a cena de Hommer estrangulando o filho quando o agarra pelo pescoço... E cho que todos aqu asistem desenos omo este ou mesm fesde comédia ondehj violênca.
    Bem, não vim defender games e filmes violentos não. Até mesmo novelas conidero muito violentas...
    Tenho até medo de conequências várias que possam surgir ao se lançarem vários games atualmente (e violentosté demais) pra se baixar na Net...
    Sim, pois isso pode servir de pretexto para se vi proibir a baixar tudo na Net indiscriminadamente; como o "AI-5" que querem implantar aqui no Brasil, pelo que li no Diário de Pernambuco.
    Mas acho que isto isoladamente (files, games e desenhos) isoladente não represente a realidade. Tudo depende da educação passada de pais para filhos,situação econômica (=dinheiro) entre vários outros fatores.
    Já nos EUA, aí não vejo solução; pleo menos não a curto prazo... Por que ? Já li em jornais daqui que, qualquer pessoa que consiga abrir um conta corrente já recebe armas. Por isso, de tempos em tempos sempre passa casos de mote, onde um aluno mata N pessoas, e, depois, em vários casos se suicida.
    Ja aqui, é falta de segurança ns ruas, falta de emprego, enfim.
    Aqui, para a pessoa ganhar bem e ter estabilidade no emprego, até onde sei, só passando em Concusos Públicos.
    A razão da violência pode passar por ai (embora não seja a única). Aí, em último caso, talvez só com tratamento psicológico mesmo.
    Tenho saudades de músicas, revistinhas em quadrinho (Universo Marvel e DC entre algumas outras), games e filmes da décadas de 80 a 90.
    Sorte quea Internet resolve boa parte destes probemas, mas isto já é outra história...
    Valeu pelo excelente blog !

    ResponderExcluir