quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Se não é de Deus, então é do Diabo


Certas posturas radicais, preconceituosas e intolerantes muito me incomodam. Entre elas está o pensamento imanado por uma grande parte da comunidade evangélica que apregoa abertamente: "Se não é de Deus, então é do Diabo". Em outras palavras, se você não está do lado de Deus, então é um amigão do maligno demônio.

Uma das fontes deste tipo de pensamento vem da interpretação literal equivocada das palavras de Jesus registradas no evangelho segundo Mateus no capítulo 12 e versículo 30: "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."


Jesus proferiu esta frase no contexto da acusação dos fariseus que diziam que ele expulsava os demônios através do poder de Belzebu (o demônio chefe). Sua argumentação de defesa para mostrar que esta acusação não era verdadeira foi destacar o fato de que seus atos estavam desmantelando a autoridade dos demônios, portanto não tinha lógica alguma humilhar e destruir o reino das trevas se valendo da autoridade do próprio príncipe das trevas.

Foi neste contexto específico que Jesus proferiu o que está relatado em Mateus 12:30. Ele estava querendo dizer: "Como vocês podem me acusar de expulsar os demônios pelo poder do Diabo? O Diabo e seu reino batalham contra mim e se opõe a minha missão neste mundo. Eles são os meus adversários e eu sou o adversário deles. Não existe parceria entre o reino da luz e o reino das trevas. Se eu luto contra eles é porque eles não estão comigo e obviamente são contra mim."


Interpretar estas palavras de Jesus generalizando sua aplicação a qualquer pessoa que não está do lado de Deus é distorcer a missão daquele que veio salvar o que havia se perdido. Um exemplo disto está no evangelho segundo Lucas no capítulo 19 onde se relata o episódio da vila de samaritanos que não quis acolher Jesus em sua jornada rumo a Jerusalém. Os discípulos Tiago e João, que tinham uma má compreensão de Jesus e sua missão, já queriam orar para que fogo descesse do céu e destruísse aquele vilarejo. Para estes dois homens, se aquelas pessoas não eram amigos de Jesus, então eram inimigos de Deus e deveriam morrer sumariamente. A Bíblia fala que Jesus os repreendeu por tal atitude radical, preconceituosa e intolerante.

Infelizmente ainda existem muitos Tiagos e Joões entre os atuais seguidores de Cristo. Pessoas que pensam que toda e qualquer pessoa que não se coloca ao lado de Deus ou que simplesmente não crê nele está automaticamente do lado do Diabo e devem ser considerados inimigos que precisam ser destruídos.


E o pior de tudo é que tais pessoas, tacanhas de uma visão espiritual mais coerente, entendem que só estão do lado de Deus aqueles que partilham da mesma compreensão que eles próprios possuem da divindade, ou seja, eles colocam do lado do Diabo não somente os ateus e agnósticos, mas outros próprios seguidores de Cristo que discordam da maneira deles interpretarem a Bíblia.

Não é por acaso que algumas pessoas que não acreditam em Deus por não encontrarem motivos racionais para fazê-lo, quando olham os cristãos se ofendendo e se espancando (literalmente) entre si, entendem que a religião é um retrocesso prejudicial à humanidade. Na verdade, não é a religião que é prejudicial, mas sim alguns religiosos radicais, preconceituosos e intolerantes que não possuem discernimento para entender a essência daquilo que dizem acreditar, nem caráter para viver esta essência.

3 comentários:

  1. Cleiton,


    Você conseguiu resumir (e o que é incrível, sem xingar ninguém heheh) tudo o que eu penso dos fundamentalistas da fé. Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  2. A dificuldade de entendimento de alguns gera a famigerada intolerância. Na mente da maioria quem não crê na existência de deus é parceiro do demônio e sob esse guarda-chuva está o ateu...

    Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Você conseguiu resumir (e o que é incrível, sem xingar ninguém heheh) tudo o que eu penso dos fundamentalistas da fé. Parabéns mais uma vez!(2)

    ResponderExcluir