sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A esperança e a sobrevivência


Você já ouviu falar em Bear Grylls?

Edward Michael Grylls (seu nome verdadeiro) é o apresentador e protagonista do programa transmitido pelo Discovery Channel chamado "À prova de tudo" ("Man vs. Wild", nos EUA, e "Born Survivor: Bear Grylls", na Grã Bretanha).

Este programa é uma espécie de Reality Show Solo em que Bear Grylls se aventura em lugares selvagens e inóspitos do planeta, onde turistas costumam se perder ou correr perigo. Ao chegar em cada local, Bear busca o caminho de volta à civilização, mostrando ao longo de sua aventura importantes técnicas de sobrevivência. Grylls viaja com uma equipe composta por dois cinegrafistas, que segundo o programa, têm instruções rígidas para não ajudá-lo, a menos que se encontre em uma situação de vida ou morte. O foco do programa não é ver o apresentador correr risco de vida, mas sim simular uma situação de risco e instruir como escapar com vida.



O currículo deste especialista em técnicas de sobrevivência é incrível: Serviu nas forças especiais do Serviço Aéreo Especial (SAS), que é considerada uma das melhores e mais eficientes tropas de elite do mundo, foi o mais jovem alpinista britânico a chegar ao cume do Monte Everest e regressar com vida, deu a volta ao Reino Unido em um jet ski, liderou a primeira travessia sem auxílio em um barco inflável nas frias águas do Atlântico Norte sendo premiado pela Marinha Real Britânica, e até algumas loucuras bizarras como estabelecer um recorde mundial ao celebrar uma ceia em uma mesa suspensa em um globo de ar quente a 24.000 pés de altura.


Bem, mas por que estou falando sobre ele?

Em um dos programas onde ensinava como sobreviver em uma selva com apenas um canivete no bolso, em um determinado momento crítico da aventura em que enfrentava a extrema fadiga unida com uma quase completa privação de alimentos, ele ensinou uma técnica de sobrevivência que achei interessantíssima.




Ele tirou uma das botas, levantou a palmilha e sacou de lá de dentro uma foto de sua esposa Shara e seus dois filhos, Jesse e Marmaduke. Então explicou que nos momentos mais difíceis de suas arriscadas empreitadas, quando as coisas se apresentam nada promissoras, quando a fome, o cansaço, os ferimentos, o frio ou o calor extremo fazem com que o desânimo comece a invadir sua mente, ele simplesmente olha para aquela foto e se fortalece com a esperança de revê-los em breve.



Sim, quando tudo ao nosso redor insiste em nos dizer que não há mais como prosseguir adiante, que chegamos ao fim da linha, é a esperança otimista que pode extrair de cada um de nós uma força e criatividade que nem nós imaginávamos possuir.


Você quer ser um sobrevivente?

Então nunca perca a esperança!

3 comentários:

  1. Eu sempre assisto esse programa. Realmente é ótimo, assim como a postagem.

    ResponderExcluir
  2. A esperança é necessária porque a vida é dura...

    ResponderExcluir
  3. O câmera do programa dele deve ser tão desenrolado quanto ele! rs. Passa praticamente por onde ele passa e ainda com uma câmera na mão...

    ResponderExcluir