segunda-feira, 16 de maio de 2011

Procura-se um fenômeno sobrenatural genuíno (Parte 1)

por Cleiton Heredia


Conforme prometido na postagem anterior, vou lhe relatar um rápido diálogo virtual que tive com um dos meus leitores, cuja identidade será preservada.

Este leitor ao ler uma de minhas postagens refutando a crença no sobrenatural, mais especificamente no mundo dos espíritos, enviou-me a seguinte mensagem:

"O sobrenatural é mais natural do que se imagina! Eu acredito piamente e tenho boa causa para isso: Sou de uma família que vê espíritos o tempo todo, e às vezes até falo com eles! Não sei se me acham louco, mas já tentei ver o porquê de tudo isso e não encontro respostas. Portanto, acredite! Eles existem e precisam de oração. Não duvidem, mas quando tiverem uma visão de algo estranho, não tenham medo, orem por ele(a) seja lá quem for."

Caso eu me defrontasse com esta mensagem no tempo em que era um religioso, com certeza diria para esta pessoa que a resposta para estas aparições de espíritos está na segunda carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 11 e verso 14: "E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz". Em outras palavras, que aquelas aparições não eram espíritos de pessoas que já morreram, mas sim o próprio Diabo e seus anjos se passando por eles.

Acredito, por aquilo que este leitor escreveu ("orem por eles"), que ele deva interpretar estas supostas aparições pela ótica espírita, e é bem provável que se ofendesse comigo ao dizer que se trata de espíritos de demônios.

Porém, o estágio atual de completo ceticismo em que me encontro levou-me a ver nesta resposta uma oportunidade de ouro para avançar em minhas pesquisas em busca de uma comprovação da existência do sobrenatural. Eu lhe respondi:

"Seu comentário é bastante interessante. Eu já empreendi uma busca por evidências concretas do sobrenatural, mas até agora não encontrei uma única manifestação que possa ser considerada incontestável. Você disse que pertence a uma família que vê espíritos o tempo todo. Então, imagino que isto seja algo meio corriqueiro para você, certo? Gostaria muito de saber se você tem alguma evidência concreta de que eles realmente se tornam visíveis e audíveis aí em sua casa. Por evidência concreta entenda uma foto, filmagem ou gravação. Estarei aguardando. Um abraço e obrigado pela participação".

Na próxima postagem eu conto qual foi a resposta dele.

Um comentário: