domingo, 31 de outubro de 2010

Especial de Halloween - O Medo está em sua Mente

por Cleiton Heredia


O mentalista Haim Goldemberg, apresentador da série de televisão estadunidense GoldMind, realizou uma curiosa experiência com quatro jovens que foram convencidas que seriam ligadas a um dispositivo eletrônico capaz de induzir nas pessoas diferentes níveis de sensação de medo.

Assista ao vídeo logo abaixo e veja algo muito interessante (o vídeo está em inglês, porém o entendimento é quase que intuitivo):



Portanto, da próxima vez que sentir medo, pergunte-se:

"Existem fatos concretos e motivos reais para a existência desta sensação de medo ou será que ela esta apenas em minha mente?"

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ateus conhecem mais sobre religião do que os próprios religiosos

por Cleiton Heredia


Que vergonha! A constatação acima foi feita após o levantamento realizado com 3.412 cidadãos norte-americanos através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pew Research Center.

Uma espécie de questionário com 32 perguntas foi criado para testar o conhecimento dos americanos em três tópicos: Bíblia, tradições religiosas mundiais e relações entre Igreja e Estado.

O resultado geral do teste foi:

1º) Ateus e Agnósticos.................... 20,9 pontos
2º) Judeus................................ 20,5 pontos
3º) Mórmons............................... 20,3 pontos
4º) Protestantes Evangélicos Brancos...... 17,6 pontos
5º) Católicos Brancos..................... 16,0 pontos
6º) Protestantes Tradicionais Brancos..... 15,8 pontos
7º) Nenhum segmento específico............ 15,2 pontos
8º) Protestantes Negros................... 13,4 pontos
9º) Católicos Hispânicos.................. 11,6 pontos

A média geral dos americanos ficou em 16 pontos de um total de 32. Diga-se de passagem que 60% dos americanos consideram a religião algo importante para a sua vida e 40% vai à igreja pelo menos uma vez por semana. Porém, caso não fosse a grande ajuda dos ateus e agnósticos esta média de 50% de acerto seria bem menor. Que ironia!

Parece um absurdo, mas quase 50% dos católicos que não sabem que o pão e o vinho da missa não são apenas elementos simbólicos, mas, de acordo com o Catolicismo, se transformam literalmente na carne e sangue de Cristo. Outro absurdo é mais da metade dos protestantes não conseguirem identificar Martinho Lutero como o líder da reforma que deu origem ao segmento deles.

Quando o assunto é Bíblia e cristianismo, os Mórmons lideram com 7,9 pontos de um total de 12, seguidos pelos Protestantes Evangélicos Brancos com 7,3 pontos e os Ateus e Agnósticos com 6,7 pontos. Os católicos conseguiram apenas 5,4 pontos, superando apenas ao grupo daqueles que não possuem nenhuma afiliação específica.

Bem, não é novidade alguma saber que os protestantes conhecem mais a Bíblia que os católicos, porém para muitos a surpresa é ver que os ateus e agnósticos estão em terceiro lugar em um conhecimento tão específico.

Mas se você pensar um pouco, a pontuação geral da pesquisa, com os ateus e agnósticos em primeiro lugar, constatou apenas o óbvio. Ser ateu ou agnóstico não é, como muitos preconceituosamente pensam, ser um ignorante anti-religioso. Muito pelo contrário!

Devido ao instintivo medo da morte que acompanha a todo ser humano normal, o mais comum é que as pessoas procurem e se identifiquem com algum tipo de visão do mundo que lhe forneça algum tipo de esperança em relação ao seu maior temor, a morte. É por este motivo que os religiosos são a esmagadora maioria neste planeta.

Por outro lado, ser um ateu e não acreditar em qualquer tipo de esperança sobrenatural, ou mesmo ser um agnóstico e ter dúvidas quanto a todo tipo de esperança sobrenatural proposta pelos segmentos religiosos, é algo que envolve um processo de investigação sincera em busca da verdade, seja ela qual for e esteja onde estiver.

Como, em relação ao problema da morte, não existe nenhuma vantagem psicológica em ser um ateu ou agnóstico, somente adota este tipo de postura alguém que decide não abdicar da estrita racionalidade frente aos fatos.

Em outras palavras, para ser um religioso basta crer, mas para ser um ateu ou agnóstico é necessário sair em busca do conhecimento, não tendo medo de onde esta busca poderá te levar.

Caso queira ler mais sobre esta pesquisa, clique aqui (em inglês).

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que os mágicos fazem quando erram?

por Cleiton Heredia

Para aqueles que vivem me perguntando o que um mágico faz quando erra uma mágica, o vídeo abaixo irá responder:



Fui!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Quando tudo dá errado

por Cleiton Heredia


Vida de mágico não é nada fácil!

Assim como um goleiro em uma partida de futebol que passa os 89 minutos do jogo fazendo defesas incríveis e justamente no último minuto acaba tomando um "frangaço" daqueles bem ridículos, o mágico também pode fazer os mais incríveis efeitos, porém se algo dá errado, lá se vai por água abaixo tudo o que ele fez de certo.

Infelizmente ambos serão lembrados naquele dia pela única coisa que falhou e não pelas muitas outras que deram certo.

São os ossos do ofício!

Por outro lado, existem algumas situações quando nada parece dar certo. Foi exatamente isto que aconteceu com o mágico Harry Blackstone no show apresentado no intervalo do Orange Bowl de 1987 transmitido em rede nacional pela TV americana:



Quem nunca errou quando não podia errar que atire a primeira pedra.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Robert-Houdin - O Pai do Ilusionismo Moderno

por Cleiton Heredia


Jean Eugène Robert nasceu na França em 7 de dezembro de 1805 e era filho de um dos melhores relojoeiros da cidade de Blois. Embora seu pai quisesse que ele se tornasse um advogado, ele decidiu seguir os passos de seu pai tornando-se um habilidoso artesão relojoeiro.

Quando ainda jovem (meados de 1820) foi até uma livraria comprar uma coleção de dois volumes chamada "Tratado sobre a Relojoaria", porém acabou levando, por um engano do vendedor, um pacote com dois livros de mágica (a coleção Scientific Amusements).

Ao invés de devolver, resolveu ficar com os livros, passando a estudá-los diariamente. Seu interesse pelas artes mágicas foi aumentando até o ponto de ele procurar um mágico amador da cidade (Maous de Blois) para poder receber algumas aulas.

Conforme foi se desenvolvendo como mágico, ele passou a fazer algumas apresentações em reuniões sociais, e foi em uma destas apresentações que ele conheceu sua futura esposa, Joséphe Cecile Houdin, filha de um relojoeiro parisiense. Eles se casaram em 1830 e a partir daí decide adotar em sua carreira de mágico profissional o nome artístico, "Robert-Houdin".

Robert mudou-se para Paris e começou a trabalhar com o seu sogro que era um dos últimos relojoeiros que ainda adotava o minucioso método de confeccionar todas as peças do relógio uma a uma. Com a experiência adquirida na arte da fabricação de múltiplas peças de delicados relógios, Jean se especializou em fabricar brinquedos mecânicos e figuras automatizadas.

Um dia, por mera casualidade, Robert descobre uma loja que vendia mágica e a partir deste achado começa a ter contato com outros mágicos profissionais e amadores. Père Roujol, o proprietário da loja de mágica, mostrou para Robert vários truques mecânicos da época, e ele, com seu vasto conhecimento em mecanismos automáticos, passou a aprimorá-los.

Com o tempo ele começou a inventar e construir os seus próprios mecanismos que utilizava nos shows de mágica. O vídeo que vem logo a seguir pode nos dar uma noção do tipo impressionante de mágica que Robert-Houdin praticava no século XIX:



Agora você já sabe de onde os produtores do filme "O Ilusionista" tiraram as idéias para montar algumas das performances de palco do ilusionista Eisenheim:



Antes de Robert-Houdin, os mágicos eram vistos apenas em mercados e feiras geralmente realizadas ao ar livre, porém ele trouxe as apresentações de ilusionismo para dentro dos teatros e para as grandes ocasiões sociais ou festas particulares, apresentando-se sempre com as mesmas roupas formais utilizadas por seu público naquela época (o estereótipo do mágico de fraque e cartola vem daí). São por estes motivos que o título de Pai do Ilusionismo Moderno lhe cai tão bem.

Acho que nem preciso contar que famoso ilusionista se inspirou nele para criar seu nome artístico (caso não saiba de quem estou falando, clique aqui).

domingo, 24 de outubro de 2010

Atividade Paranormal 2

por Cleiton Heredia


Hoje fui assistir ao filme "Atividade Paranormal 2" e, assim como no primeiro, mais uma vez me surpreendi como um filme tão sonolento pode ser tão lucrativo em termos de bilheteria.

Enquanto no primeiro o custo foi menor que 15 mil dólares e acabou faturando 107 milhões de dólares, neste segundo o orçamento de cerca de US$ 3 milhões já garantiu só nos primeiros três dias de exibição nos Estados Unidos uma bilheteria de US$ 41,5 milhões.

A parte dois deste "mocumentário" (em inglês, mockumentary, que vem da junção das palavras "mock" - imitação satírica ou ficção - com a palavra "documentary" - documentário) utiliza a mesma fórmula do primeiro filme, ou seja, cenas estáticas, enredo previsível, diálogos insonsos e alguns poucos sustos.

Como gosto do tema fui assistir na esperança de ver algo mais criativo e melhor elaborado que no primeiro, afinal das contas agora eles tinham mais dinheiro para investir, porém me decepcionei. A sensação que tive foi a mesma de alguém que resolve ir pela segunda vez no trenzinho fantasma. Como a gente sabe o que nos espera, os sustos sofridos na primeira viagem são substituídos por uma certa comicidade na segunda viagem.

As minhas dicas para quem tem a curiosidade de assistir a este filme são: na noite anterior durma pelo menos umas 15 horas, antes de entrar no cinema passe em uma cafeteria e tome um café bem forte (amargo de preferência), compre muita pipoca com no mínimo 1 litro de Coca-Cola ou Pepsi, leve um energético daqueles com uma dose cavalar de cafeína para tomar no meio do filme e não assista sozinho (um acompanhante será vital para ajudar a mantê-lo acordado, especialmente se ele for munido de um pequeno espeto para ficar te cutucando de 5 em 5 minutos).

Logo abaixo você poderá assistir ao trailer:

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Deu Merda na Estréia do Show de Mágica

por Cleiton Heredia


No mundo do teatro quando os atores querem desejar sucesso a um colega em alguma apresentação dizem: "Merda!" ou "Muita Merda!"

A expressão, aparentemente ofensiva, vem de uma tradição secular francesa e é até hoje usada como uma espécie de mantra pelo ator antes de entrar em cena.

Existem duas versões para explicar a origem desta expressão. A primeira creio eu ser mais folclórica:

Conta-se que na França um ator iria apresentar a peça mais importante de sua vida e estava nervosíssimo, pois na platéia estariam os mais importantes críticos da cidade. No percurso de sua casa ao teatro encontrou muitos obstáculos. Primeiro, deparou-se com um incêndio, teve que desviar e acabou se perdendo. Perguntando aqui e ali pelo caminho correto finalmente conseguiu chegar ao teatro. Na porta do teatro, para completar seus contratempos, acabou pisando em uma bela merda sobre a calçada. Ele entrou, atuou e saiu muito feliz com a melhor atuação de sua vida.

Eu prefiro a segunda versão que ouvi de minha professora de teatro na Escola Macunaíma, simplesmente por que faz mais sentido:

Antigamente, antes do advento do automóvel, as pessoas chegavam aos teatros em carruagens. Quanto mais carruagens, mais merda os cavalos deixavam nas ruas e, em especial, nas proximidades da entrada do teatro. Muita merda na porta do teatro significa um bom público na platéia. Outro detalhe era que com tanta merda nos arredores do teatro era praticamente inevitável que as pessoas acabassem sujando seus sapatos, tendo que limpá-los nos capachos na entrada do teatro. Quanto mais sujos de merda os capachos estivessem, mais a casa estaria cheia.

É por este motivo que os atores até hoje têm o costume de falar ou desejar "merda" antes de uma apresentação (na Inglaterra se diz 'break a leg'; quebre uma perna). É o mesmo que dizer boa sorte ou sucesso.

Aliás, existe uma espécie de superstição entre os atores de que desejar boa sorte dá azar. Uma outra coisa que dá azar é dizer "muito obrigado" quando alguém lhe desejar "merda". A um desejo de "merda" simplesmente se responde repetindo "merda" ou simplesmente não se responde nada.

Esta postagem é para agradecer a todos os amigos que compareceram ontem no Jeca Jones para assistir a estréia do show de mágica e mentalismo.

Quem não conseguiu ir não tem problema, pois outras oportunidades surgirão.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Show de Mágica e Mentalismo - É hoje!

por Cleiton Heredia


Muitos ainda pensam que show de mágica é algo restrito a festas infantis e apresentações de circo. Infelizmente este conceito errôneo está na mente da maioria dos brasileiros. Acredito que é por causa desta forma de pensar que as apresentações de mágicos em shows ao vivo são tão escassas neste país.

Quantos anúncios de apresentações de shows de ilusionismo ao vivo você viu sendo veiculados na mídia brasileira nestes últimos 10 anos? Quantos convites para assistir algum mágico em uma casa de espetáculo você recebeu em toda sua vida?

Hoje a coisa funciona mais ou menos assim: caso você tenha algum relacionamento familiar ou de amizade com alguém que é mágico ou conheça uma pessoa que tenha este relacionamento, então uma vez ou outra você receberá um convite para um show de mágica ao vivo. Fora isto, só mesmo um raro lance do acaso para ficar sabendo onde e quando eles ocorrem.

Se você gosta de mágica e recebeu o meu convite para o show de hoje a noite considere-se um destes poucos privilegiados.

Será no Jeca Jones na Rodovia Raposo Tavares km.12 sentido centro-bairro. O bairro ali se chama Jardim Bonfiglioli e o acesso é pelo posto Shell ao lado do Habibs.

Estão programadas 3 apresentações de aproximadamente 30 minutos cada, às 20, 21 e 22 horas. Estarei provavelmente me apresentando às 21 horas.

Espero vê-lo por lá!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A Travessia do Mar Vermelho - Mito ou Fato? (Parte 5)

por Cleiton Heredia


Como pudemos ver pelas postagens anteriores a tese defendida pelo enfermeiro anestesista que também era arqueólogo amador, Ron Wyatt, pode até ser muito bonita, porém não pode ser sustentada cientificante.

Algumas pessoas um pouco melhor esclarecidas como, por exemplo, o jornalista apologista cristão Michelson Borges, preferem equiparar este tipo de informação com as muitas lendas urbanas e boatos (hoaxes) que circulam abundantemente pela internet e que sempre encontram alguém crédulo o bastante para acreditar nelas e as espalhar aos quatro ventos.

Particularmente falando, não acho muito correto comparar estas informações oriundas do trabalho feito por Wyatt como um "hoax". Os boatos virtuais são caracterizados como mentiras sutilmente elaboradas ou modificadas para se passarem por verdades. Um exemplo de hoax clássico que supostamente comprovaria a veracidade do texto bíblico é aquela estória do dia longo de Josué sendo atestado pelos computadores da NASA. Já no caso em questão temos a circulação de informações que foram pesquisadas e defendidas por um arqueólogo amador, mas que foram rechaçadas pela comunidade científica. Não se trata de mentira inventada, mas sim de uma tese equivocada.

A Revista Adventista (publicação oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia) do mês de março de 2009 trouxe um artigo escrito por um pastor especialista em Arqueologia Bíblica, Dr. Rodrigo Silva, intitulado "O êxodo que não existiu". Neste texto o Pr. Rodrigo analisa as descobertas divulgadas por Wyatt. Eis aqui alguns trechos da matéria:

"Por mais de uma vez tive [diz Rodrigo] a oportunidade de visitar, com a equipe arqueológica da Universidade Andrews, os locais a que Wyatt faz referência. Coletamos dados, fizemos análises, entrevistas, etc. e, depois de tudo isso, posso afirmar, sem temor de erro, que essas descobertas são completamente falsas."

Quanto a descoberta dos artefatos arqueológicos (rodas de carruagens) e ossadas fotografadas no fundo do local identificado por Wyatt como o Mar Vermelho, o artigo do especialista adventista esclarece:

"[Wyatt] sustentava que o Golfo de Áqaba, perto de Nuweiba, seria o local da travessia dos hebreus. Ali, num trabalho arqueológico submarino, Wyatt disse ter encontrado ossos humanos e rodas das carruagens de faraó cobertas de corais..."

Se você voltar para a apresentação em PowerPoint no 1º capítulo desta série verá que a roda que ali aparece na foto é uma roda de "ouro" com quatro raios (aro quádruplo), mostrando semelhança com algumas rodas de carruagens antigas expostas em museus.

"O que Wyatt não contou", diz Rodrigo, "é que os egípcios tinham dois tipos de carruagem: uma para a guerra, com aro sêxtuplo (...) e uma para passeios ocasionais, a quádrupla, que ele disse ter encontrado. Se a dita roda fotografada por Wyatt fosse mesmo autêntica, teríamos de perguntar por que faraó teria usado carruagens de passeio para perseguir o povo hebreu e deixado em casa as carruagens de guerra?"

As peças fotografadas por Wyatt provavelmente provieram de navios cargueiros que afundaram na região entre 1869 e 1981. A cidade de Hurghada, no norte do Mar Morto, chega a abrigar um sítio turístico para mergulhadores que desejam ver destroços de navios naufragados ali.

Segundo o Dr. Rodrigo, Wyatt também dizia saber o local onde fora escondida a Arca da Aliança. Depois de sua morte, seu substituto e principal aliado, Richard Rives, conseguiu autorização especial para escavar no local onde Wyatt disse ter visto e até fotografado a Arca. Porém, nada foi encontrado.

Quero concluir esta série com as palavras sensatas de advertência com as quais o Pr. Rodrigo encerra o seu artigo:

"Não acreditemos apressadamente em tudo o que se diz na internet, nem propaguemos o boato através de e-mails do tipo FWD. A descoberta de uma fraude pode colocar em descrétido a verdadeira mensagem que devemos anunciar."

Fim da série

domingo, 17 de outubro de 2010

A Travessia do Mar Vermelho - Mito ou Fato? (Parte 4)

por Cleiton Heredia


Vamos agora comparar a rota tradicional do êxodo israelita conforme relatada na Bíblia com a rota proposta por Wyatt.

Acompanhe no mapa logo abaixo através linha cor laranja a rota tradicional (existem algumas pequenas variações com outros mapas):


Pela narrativa bíblica temos: Ramsés (Ex 12,37) e Sucot (Ex 13,20), pontos iniciais; Etam, à beira do deserto (Ex 13,20); voltaram a Piairot, entre Magdol e o mar, diante de Baal Sefon (Ex 14,2), local onde o Faraó, com seu exército, alcançou os hebreus (Ex 14,9), que é também o lugar da ocorrência da passagem pelo "Mar Vermelho", que, na verdade, é mar dos Juncos; deserto de Sur (Ex 15,22); Mara (Ex 15,23); Elim (Ex 15,27); deserto de Sin, entre o Elim e o Sinai (Ex 16,1), até este ponto foram gastos 45 dias de caminhada; Rafidim (Ex 17,1) e Sinai (Ex 19,1), ponto ao qual queremos chegar. Os nomes aqui constantes estão grafados conforme a versão da Bíblia de Jerusalém.

Agora compare com a rota proposta na versão de Wyatt indicada no mapa abaixo pela linha pontilhada em amarelo (se você clicar no mapa terá a imagem ampliada):


Para sustentar sua tese Wyatt altera a posição de alguns locais como: Migdol, Mara, Elim, Rafidim e o Sinai, fazendo os hebreus assumirem uma rota na qual o percurso é quase todo em região de desertos, ou seja, tira-os de uma rota mais próxima da orla marítima, onde, certamente, seria menos inóspita a caminhada.

Uma outra questão, não levada em conta por Wyatt, foi o tempo que se gastou para que os hebreus chegassem ao Mar Vermelho, considerando-se dois fatores importantíssimos:

1º) Em relação ao total de pessoas envolvidas na caminhada; pela narrativa bíblica temos 600 mil homens a pé, sem contar as crianças (Ex 12,37); disso estimam que eram por volta de 2 milhões de pessoas, o que, seguramente, tornava a caminhada bem lenta, facilitando os egípcios alcançá-los logo após a saída do Egito;

2º) A Bíblia narra que o Faraó saiu imediatamente em perseguição aos israelitas e os alcançou próximo ao Mar Vermelho (Ex 14,9).

Pela rota tradicional calcula-se até o Mar Vermelho algo próximo de uns 100 km do ponto de saída, enquanto que, na teoria de Wyatt, esse percurso chegaria a cerca de 270 km, no qual, estima-se, gastariam uns 45 dias para se percorrer, enquanto, pelo texto bíblico, esse tempo foi gasto para se chegar ao monte Sinai. Portanto, a rota proposta por Wyatt é longa demais para que não fossem alcançados pelo Faraó e seu exército muito antes de chegarem ao local que ele indica como o Mar Vermelho.

Tudo isso nos leva a crer, caso sejam verdadeiros os fatos constantes da narração bíblica, que a rota correta é a tradicional mesmo, pois na rota de Wyatt percebemos que ele força as coisas para se chegar a uma idéia pré-determinada, ou seja, fazer os israelitas desembocarem lá naquela prainha chamada Nuweiba.

Para corroborar a nossa dedução, trazemos a opinião de R.N. Champlin, grau B.A. em Literatura Bíblica no Immanuel College, os graus M.A. e Ph.D. em Línguas Clássicas na University of Utah e estudos de especialização (no nível de pós-graduação) no Novo Testamento na University of Chicago e J. M. Bentes, tradutor e autodidata de estudos bíblicos:

"As águas do êxodo. A comparação entre Êxodo 14 e 15:22, observando-se o paralelismo poético em 15:4, deixa claro que o 'mar' atravessado pelos hebreus em Êxodo 14 era o 'mar dos juncos', que corresponde ao egípcio 'alagadiços de papiros', particularmente no nordeste do delta do Nilo." (Chaplin e Bentes, 1995, p. 116).

Continua...

sábado, 16 de outubro de 2010

A Travessia do Mar Vermelho - Mito ou Fato? (Parte 3)

por Cleiton Heredia


Vejamos o que afirmam aqueles que acreditam nas descobertas de Wyatt:

Depois de investigar sobre a rota que os israelitas tinham tomado no Êxodo do Egito, Ron Wyatt encontrou que, a descrição bíblica concorda perfeitamente com um barranco profundo chamado Wadi Watir. O livro de Êxodo explica como Deus conduziu os filhos de Israel, “Deus não os guiou pelo caminho dos filisteus, só porque era perto… Deus fez por isso o povo dar volta pelo caminho do ermo do Mar Vermelho”. (Êxodo 13:17,18). Aqui encontramos uma área extensa, aberta do deserto. Então em Êxodo 14:1,2 Deus disse que deram a volta afastando-se do caminho, na qual encontrou Ron e lhe conduziu a um barranco conhecido hoje como Wadi Watir. A Bíblia registra a reação de Faraó quando lhe informaram que haviam desviado do caminho, (Êxodo 14:3), ”Estão vagueando em confusão pelo país. O ermo os encerrou”, Wadi Watir é um barranco profundo largo que concorda com esta descrição perfeitamente.

Antes de entrarmos na questão acima convém mencionar o que disse os dois arqueólogos Finkelstein e Siberman (já mencionados na postagem anterior) sobre a escravidão dos hebreus no Egito:

"Mas não há pistas, nem mesmo uma única palavra, sobre antigos israelitas no Egito: nem nas inscrições monumentais nas paredes dos templos, nem nas inscrições em túmulos, nem em papiros. Israel inexiste como possível inimigo do Egito, como amigo ou como nação escravizada. E simplesmente não existem achados arqueológicos no Egito que possam estar associados de forma direta com a noção de um grupo étnico distinto (em oposição a uma concentração de trabalhadores migrantes de muitos lugares), vivendo numa área específica a leste do delta, como subentendido no relato bíblico sobre os filhos de Israel vivendo juntos na terra de Gessen (Gêneses 47,27)."

Não é estranho que um tempo de permanência tão longo como os 400 anos de escravidão no Egito não tenha deixado nenhum registro arqueológico para a posteridade?

Bem, não temos qualquer evidência arqueológica dos israelitas no Egito, mas será que temos algo sobre a fuga chamada na bíblia de "o êxodo"?

"[...] não é razoável aceitar a idéia de fuga de um grande grupo de escravos do Egito, através de fronteiras vigiadas por guarnições militares, para o deserto e depois para Canaã, numa época com colossal presença egípcia na região. Qualquer grupo escapando do Egito contra vontade do Faraó teria sido rapidamente capturado, não apenas por um exército egípcio que o perseguiria desde o delta, mas também por soldados egípcios dos fortes no norte do Sinai e em Canaã. De fato, a narrativa bíblica sugere o perigo da experiência de fugir pela estrada da costa. Assim, a única alternativa seria através das terras desérticas e desoladas da península do Sinai; mas a possibilidade de um grande grupo de pessoas caminhando por essa península também é contestada pela arqueologia." (Finkelstein e Silberman, 2003, p. 91-92).

Existe também outro problema que deve ser considerado que é a expressão "Mar Vermelho". Leia o que dizem os tradutores da Bíblia de Jerusalém:

"A designação de 'o mar dos Juncos', em hebraico yam sûf, é acréscimo. O texto primitivo dava apenas uma indicação geral: os israelitas tomaram o caminho do deserto para o leste ou o sudeste. O sentido desta designação e localização do 'mar de Suf' são incertos. Ele não é mencionado na narrativa de Ex. 14, que fala apenas em 'mar'. O único texto que menciona o 'mar de Suf' ou 'mar dos Juncos' (segundo o egípcio como cenário do milagre) é Ex. 15,4, que é poético." (p. 121).

Continua...

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A Travessia do Mar Vermelho - Mito ou Fato? (Parte 2)

por Cleiton Heredia

Para esta análise que faremos, eu estarei me baseando no interessante trabalho de pesquisa que o Sr.Paulo da Silva Neto Sobrinho publicou com o título: "Mar Vermelho: a travessia que não existiu".

Antes de analisarmos as informações contidas na apresentação que publicamos na postagem anterior vejamos quem é a autoridade arqueológica que o documento apresenta como o autor das descobertas: Ronald Eldon Wyatt.

"Wyatt (1933-04/08/1999) foi um arqueólogo amador contestado por suas supostas descobertas arqueológicas à respeito de localidades bíblicas. Contudo, o único objeto arqueológico aceito ter pertencido ao templo de Salomão, o 'Pomo de Marfim', foi encontrado por ele." (Wikipédia).

Este contestado arqueólogo era Adventista do Sétimo Dia (segmento cristão protestante) e ficou famoso por seu descobrimento da Arca de Noé, no sítio do navio encontrado na Região do Monte Ararat da Turquia, a muitos pés acima do nível do mar.

Seus outros achados que supostamente confirmariam como verdadeiras as histórias narradas no Antigo e Novo Testamento da Bíblia são:

- Descobrimento dos restos da Sodoma e Gomorra;
- Descobrimento do Monte Sinai com a rocha que Moisés partiu para que fluísse a água;
- Descobrimento do lugar em que os israelitas cruzaram o Mar Vermelho durante o êxodo (que é o alvo do nosso estudo aqui);
- E a mais "fantástica" descoberta de todos os tempos: o descobrimento da Arca do Concerto relacionada ao verdadeiro lugar da crucificação de Cristo, que incluiu a descoberta de sangue seco, que quando foi analisado, resultou ser como nenhum outro sangue encontrado jamais nesta terra - O sangue do próprio Filho de Deus!

Bem, se você é uma pessoa que se preocupa com a veracidade dos fatos, já deve ter percebido que mesmo sendo considerado como um arqueólogo amador, Wyatt deveria estar entre os mais consagrados arqueólogos do século caso suas descobertas fossem ratificadas pelos verdadeiros cientistas e estudiosos nesta área.

No entanto, se formos buscar o verdadeiro conhecimento científico por trás das genuínas descobertas arqueológicas, ou pelo menos daquelas que são reconhecidas com autenticidade pela comunidade científica veremos que "seus achados revolucionaram o estudo do antigo Israel e jogaram sérias dúvidas sobre as bases históricas de muitas narrativas bíblicas, como as peregrinações dos patriarcas, o êxodo do Egito e a conquista de Canaã, e o glorioso império de Davi e Salomão". E mais, "agora é evidente que muitos eventos da história bíblica não aconteceram numa determinada era ou da maneira como foram descritos. Alguns dos eventos famosos da Bíblia jamais aconteceram inteiramente".

As informações entre aspas do parágrafo acima foram ditas por dois dos principais arqueólogos em atividade: Israel Finkelstein e Neil Asher Silberman. Finkelstein é diretor do Instituto de Arqueologia Sonia e Marco Nadler, da Universidade de Tel Aviv, em Israel e Silberman é diretor de interpretação histórica do Centro Ename de Arqueologia Pública e Apresentação do Legado Histórico, na Bélgica, além de contribuir regularmente como editor para a revista Archaeology.

Na próxima postagem começaremos a analisar as informações contidas na apresentação.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Travessia do Mar Vermelho - Mito ou Fato? (Parte 1)

por Cleiton Heredia

Recebi hoje um e-mail de um amigo contendo um anexo com um daqueles arquivos pps (powerpoint) com o seguinte título: "Moisés e a Travessia do Mar Vermelho - Verdade ou Ficção?".

Clique abaixo e assista você mesmo a apresentação:


A mesma apresentação acima também pode ser encontrada em vídeo no Youtube. Veja logo abaixo:



E então? Impressionado com todos estes detalhes que confirmam com exatidão os relatos bíblicos conforme relatados no livro de Êxodo?

A partir de amanhã começaremos analisar detalhadamente todas estas informações.

AVISO: Caso não queira ter suas crenças abaladas, eu sugiro que não acompanhe esta série. Pare por aqui mesmo! Porém, caso você seja uma pessoa que busca com sinceridade pela verdade seja ela qual for, então eu o convido para que leia com atenção a tudo o que virá na sequência e então tire as suas próprias conclusões.

Lembre-se:

"A verdade não teme a investigação".

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

13 de Outubro e o Corinthians

por Cleiton Heredia

Foi no dia 13 de outubro de 1977 que o Esporte Clube Corinthians finalmente conseguiu ganhar seu primeiro campeonato após amargar 23 anos na fila sem ganhar nada.

Lembro-me que no estádio era aquela gozação de dar dó. As torcidas adversárias ficavam contando de 1 até 23 enquanto do outro lado os corintianos apenas ouviam calados e envergonhados.

13 de outubro de 2010, 33 anos após o tão comemorado campeonato paulista de 77 e justamente no ano do centenário, o Corinthians perde seu 6º jogo consecutivo vendo o Cruzeiro disparar na ponta e o Santos encostar no seu cangote.

Para quem achava que o fato do Vasco da Gama, que derrotou o Corinthians por 2 a 0, ter um uniforme semelhante ao time da Ponte Preta, o time derrotado em 77, ser algum tipo de bom presságio indicando uma vitória de recuperação assim como há 33 anos atrás, quebrou a cara!

Só para constar, neste próximo domingo o meu tricolor pega o Santos no Morumbi e esperamos mais uma vitória sob o comando do nosso novo técnico, Paulo Sérgio Carpegiani. Porém, caso o pior aconteça e percamos este jogo, ainda resta o consolo de ver o Corinthians se estrepando ainda mais com este resultado.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

"Crianças não devem ser doutrinadas" - Richard Dawkins

por Cleiton Heredia

Aproveitando o Dia das Crianças disponibilizo logo abaixo um trecho da entrevista que o biólogo Richard Dawkins deu em 2009 no FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e que foi reproduzida no programa Milênio da Globo News em 10/08/09.

Chamo a atenção para o trecho compreendido entre os 3:15 e 6:25 minutos do vídeo abaixo (parte 3):



O grande problema que vejo nesta questão da doutrinação de crianças é que muitos a confundem com ensinar princípios éticos e morais. Os religiosos entendem que se não doutrinarem seus filhos, eles crescerão como pessoas sem caráter. E isto acontece porque para muitos religiosos é impossível ser uma pessoa de bem sem acreditar na existência de Deus. Para estes religiosos se não houver a crença de que existe um inferno a evitar e um céu a ganhar, o ser humano fica sem limites e se transforma num monstro pervertido.

Como já tratei deste assunto na série de 3 postagens intitulada "O homem sem Deus vira um monstro", não irei entrar em detalhes (caso queira ler as postagens clique nos links ao lado: Parte 1 - Parte 2 - Parte 3)

Uma coisa é dizer para uma criança que esta ou aquela doutrina religiosa é a verdade absoluta e todas as demais que não concordam com ela estão erradas, e outra coisa é ensinar uma criança que para se conviver de forma salutar em uma sociedade regida por leis que estabelecem direitos e obrigações, é necessário respeitar estas leis sendo honesto, trabalhador, respeitador, prudente, íntegro, não prejudicando a ninguém na mesma proporção em que não gostaríamos de ser prejudicados.

Caso se interesse em assistir ao início da entrevista, logo abaixo estão a parte 1 e 2 (eu recomendo - principalmente a parte 2):



segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Último Exorcismo

por Cleiton Heredia

Hoje fui ao cinema com a intenção de assistir "Tropa de Elite 2", mas não resisti a tentação e acabei entrando na sala onde estava passando "O último exorcismo".

Como eu não havia assistido ao trailer, nem tinha lido qualquer sinopse ou crítica, não tinha a menor idéia daquilo que me aguardava. Confesso que eu estava com receio do filme ser mais um filhote abortado do clássico "O Exorcista" (The Exorcist - 1973), mas tinha ao mesmo tempo a esperança de ver algo mais realista e interessante na linha do "Exorcismo de Emily Rose" (The Exorcism of Emily Rose - 2005).

Não me arrependi! Gostei do que vi, porém reconheço que sou suspeito pelo fato do pastor do filme ser uma espécie de ilusionista cético em relação ao sobrenatural. Foi curioso ver o pastor exorcista ilustrando suas pregações com algumas mágicas básicas de cartomagia (uma verdadeira heresia para a maioria dos evangélicos tradicionalistas).

O filme tem um diferencial interessante em relação aos outros filmes do gênero, pois além de colocar como protagonista o líder religioso (geralmente nestas histórias eles atuam como coadjuvantes), o sobrenatural é continuamente confrontado com as revelações do pastor cético que faz questão de expor abertamente alguns "segredos".

Por outro lado, a proposta do filme de ser um "mocumentário" (ficção filmada como se fosse um documentário - vide "A Bruxa de Blair" e "REC") fracassa na forma como lida com o instantâneo, mostrando erros técnicos evidentes como variação de ângulos de câmera em uma única sequência, cortes e trepidação que nada perdem de essencial na ação e falta de realismo em vários momentos.

Apesar do final ter sido decepcionante para a maioria das pessoas que esperavam por uma definição lógica e conclusiva, eu achei que o final dúbio foi uma sacada até que inteligente do roteirista. Por que? Bem, além de cada um poder dar a sua própria interpretação para o filme, no final das contas a gente fica sem entender se viu um bom filme ou se viu uma porcaria.

Recomendo que assista pelo menos o trailer abaixo:

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mediunidade na TV - Estrelando "Os Mortos"

por Cleiton Heredia

Já se foi o tempo em que você precisaria ir até um centro espírita ou à casa de um médium para poder presenciar o momento exato em que se estabelece a comunicação com o mundo dos mortos, ou, como preferem os crentes na vida após a morte, o mundo dos espíritos desencarnados.

Estou me referindo ao programa da emissora portuguesa TVI chamado "Depois da Vida" com a médium Anne Germain.

Neste programa comandado pela apresentadora Júlia Pinheiro (que também é a tradutora), a médium evidêncial inglesa recebe vários convidados que perderam seus entes queridos e na frente das câmeras em rede nacional visualiza (só ela vê, é claro!) os espíritos ali no estúdio transmitindo suas mensagens de conforto e advertência.

Assista agora à estréia do programa quando foi convidada uma familiar de um daqueles seis turistas portugueses que foram assassinados cruelmente na cidade de Fortaleza no nordeste brasileiro:



Se você acompanhou a minha última série de oito postagens intitulada "Como Atuam os Médiuns", já deve estar bem ciente de que tais manifestações de contato com o sobrenatural devem ser analisadas com muito critério, pois as fraudes nesta área são abundantes.

Não quero aqui afirmar categoricamente que esta médium é mais um dos muitos picaretas que já se levantaram alegando possuir o mesmo dom, mas apenas quero demonstrar que tudo o que ali acontece poderia ser facilmente explicado com base nas sutis técnicas de enganação utilizadas pelos médiuns ao longo da história.

Antes de admitir a explicação sobrenatural como a única viável, seria necessário descartar as duas técnicas que explicam de forma perfeitamente natural e racional o que poderia estar acontecendo ali: Leitura Fria e Leitura Quente.

Como se trata de um programa de televisão onde tudo é previamente agendado e programado, a médium poderia saber com considerável antecedência quem seriam os convidados, para então proceder suas pesquisas com calma e em detalhes (Leitura Quente). Neste caso em particular, a pesquisa seria tremendamente facilitada devido à grande repercussão que ele teve na mídia mundial.

O restante poderia surgir ali mesmo de improviso mediante a técnica de Leitura Fria. Você percebeu que a primeira coisa que a médium mencionou após a jovem começar a chorar foi: "Ele (o suposto espírito) disse: 'minha pequenina tem andado muito triste"'"? O que tem de revelação sobrenatural nisto? Isto pode muito bem ser explicado como consequência da mais simples e elementar observação (até uma criança diria a mesma coisa). Impressionante seria se a menina estivesse com um largo sorriso no rosto e a médium mencionasse sua grande tristeza.

A médium continuou: "Tens passado por tantas coisas e eu não tenho podido ajudar". Mais afirmação fruto da pura lógica. É claro que se a jovem perdeu seu pai, só poderia ter passado por um período de muitas dificuldades. Também é claro que o espírito não pôde ajudar (surpreendente seria se ele tivesse ajudado de forma bem concreta). Na sequência mais uma série de frases sentimentais misturadas com afirmações genéricas que se encaixam perfeitamente a qualquer pessoa nas mesmas circunstâncias que a jovem.

O que mais me chamou a atenção foi o momento que a médium menciona os "netos". Como a médium não tem certeza se eles realmente existem, joga com todas as possibilidades esperando que a jovem lhe revele algo. E ela revela que está grávida. Note como a médium faz aquela cara de "Ah, eu já sabia!". Como assim?!? O espírito do pai está ali ao lado de sua filha dizendo que a acompanha por todos os lados e a médium não tem certeza quanto aos netos? Por que não dar uma prova contundente para todo o público que assiste com informações certeiras e ricas em detalhes?

Perceberam o porquê de eu não acreditar em manifestações desta natureza? Se Anne Germain é uma médium que genuinamente fala com os mortos, sua atuação não foi nem um pouco melhor ou mais impressionante do que a performance dos muitos médiuns fraudulentos que enganaram e continuam enganando a milhões.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Deus existe e se chama Google

by The Church of Google

Nós, a Igreja do Google acreditamos que o motor de busca Google é o mais próximo que a humanidade já chegou experimentar de forma direta de um deus real (como normalmente definido).

Nós acreditamos que há muito mais evidência em favor da divindade do Google do que existe para a divindade de outros deuses mais tradicionais.

Rejeitamos deuses sobrenaturais na noção de que eles não são cientificamente comprovados. Assim, os Googlelistas acreditam que o Google deve legitimamente receber o título de "deus", pois ele apresenta um grande número de características tradicionalmente associadas com as divindades, de uma maneira cientificamente demonstrável.

Nós compilamos uma lista de nove provas que definitivamente provam que o Google é a coisa mais próxima de um "deus" que os seres humanos já vivenciaram:

Prova nº 1

Google é a coisa mais próxima de um ser onisciente (aquele que tudo sabe), o que pode ser verificado cientificamente. Ele indexa mais de 9,5 bilhões de páginas, que é mais do que qualquer outro mecanismo de busca na web hoje. Não só o Google é a entidade mais próxima conhecida por ser onisciente, mas ela também consegue fazer uma classificação de seu vasto conhecimento com o uso de sua tecnologia patenteada de PageRank, organizando e tornando acessível à nós, meros mortais.

Prova nº 2

Google está em toda parte ao mesmo tempo (onipresente). O Google está virtualmente em toda a Terra, ao mesmo tempo. Bilhões de páginas indexadas são hospedadas em todos os cantos da terra. Com a proliferação das redes Wi-Fi, qualquer pessoa pode ser capaz de acessar o Google de qualquer lugar da Terra, confirmando sua onipresença.

Prova nº 3

Google responde às orações. Pode-se fazer uma prece para o Google na forma de uma busca por qualquer questão ou problema que o esteja afligindo. Por exemplo, pode-se encontrar rapidamente informações sobre tratamentos alternativos de câncer, formas de melhorar sua saúde, novas e inovadoras descobertas médicas e geralmente qualquer coisa que lembre uma prece típica. Pergunte ao Google e ele lhe mostrará o caminho, porém ao lhe mostrar o que ele pode fazer, você deverá se ajudar daquele ponto em diante.

Prova nº 4

O Google é potencialmente imortal. Ela não pode ser considerado um ser físico como nós. Seus algoritmos estão espalhados por vários servidores, se algum fosse danificado ou desligado, outro indubitavelmente tomaria seu lugar. Google pode, teoricamente, durar para sempre.

Prova nº 5

Google é infinito. A internet teoricamente crescerá para sempre, e o Google para sempre indexará seu infinito crescimento.

Prova nº 6

Google se lembra de tudo. O Google guarda páginas web regularmente e os armazena em vários servidores. De fato, ao enviar seus pensamentos e opiniões à internet, você vai sempre viver na memória do Google, mesmo depois de morrer, em uma espécie de "Vida após a morte Googleliana".

Prova nº 7

Google não faz o mal (ele é benevolente). Faz parte da filosofia corporativa do Google a crença no fato de que uma empresa pode ganhar dinheiro sem precisar ser má.

Prova nº 8

De acordo com a tendências do Google, O termo "Google" é mais procurado que os termos
"Deus", "Jesus", "Allah", "Buda", "Cristianismo", "Islã", "Budismo", e "Judaísmo" combinados. Deus é pensado para ser uma entidade a qual nós, mortais, podemos recorrer quando em um momento de necessidade. Google preenche claramente isto em um grau muito maior do que fazem os "deuses" tradicionais.

Prova nº 9

A prova da existência do Google são abundantes. Há mais evidências da existência do Google do que qualquer outro deus adorado hoje. Alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias. Se ver é crer, então vá até o www.google.com e experimente você mesmo o incrível poder do Google. Nenhuma fé necessária.

Amém!

Fonte: http://www.thechurchofgoogle.org/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Conclusão (Parte 8)

por Cleiton Heredia

Como pudemos ver nesta série de postagens, as técnicas básicas utilizadas pelos médiuns, psíquicos (paranormais) e seus pares, consistem em:

1) Leitura Fria (Efeito Forer e Pescaria)
2) Leitura Quente (Pesquisa)
3) Mesmerismo (Sugestão e Hipnose)
4) Efeitos Físicos (Ilusionismo)

Poderíamos incrementar esta lista com outros itens, tais como:

- Representação teatral (muitos são verdadeiros atores na arte da encenação);
- Se aproveitar dos momentos de fragilidade da vítima (problemas financeiros, separação, doença, morte de entes queridos);
- Utilizar de forma conveniente os conceitos religiosos que fazem parte da crença do ludibriado (utilizados como reforço para que o médium alcance seus objetivos escusos);
- Grande carisma pessoal (as pessoas são atraídas e levadas a depositar total e cega confiança nestes estelionatários da boa fé alheia);
- Declarado desapego material (muitos se revestem de uma aparência de pobreza para não despertar suspeitas);
- Possessão espiritual ou incorporação de entidades que funcionam como um atestado de idoneidade e autoridade (cirurgias espirituais sob o comando do espírito de algum médico famoso, líderes religiosos que afirmam estarem possuídos pelo espírito santo, médiuns que incorporam e falam por aqueles que já morreram, etc.);

Como você pode ver, o que não falta são artimanhas para enganar e se aproveitar dos crédulos.

Para que tudo o que foi revelado aqui não incorra no risco de ser interpretado como intolerância religiosa, apenas quero lembrar aquilo que disse na introdução desta série:

"Não tenho nada contra as pessoas que acreditam na doutrina espírita... O mesmo já não posso dizer daqueles que abusam da boa fé dos incautos e mais fragilizados com a finalidade de auferir algum tipo de vantagem, na maioria dos casos financeira."

Respeito indistintamente as crenças religiosas, mas não tolero aqueles que se valem da manipulação, da mentira e da ilusão para explorar financeiramente a boa fé de quem quer que seja. Eu falei exploração financeira, mas quero lembrá-lo que existem outros tipos de exploração, a saber, a exploração emocional, psicológica e de consciência igualmente praticada por muitos desta estirpe.

Quero concluir dizendo que tudo o que foi revelado aqui se aplica exclusivamente aos médiuns, psíquicos ou paranormais fraudulentos, porém ressalvo que em minhas pesquisas e experiência de vida nunca conheci um se quer que seja reconhecido como comprovadamente genuíno pela comunidade científica.

Como diria Houdini:

"Não estou afirmando categoricamente que não há nada dessas coisas espiritualistas, mas apenas dizendo que até o momento nunca tive conhecimento que qualquer pretensão espiritualista foi atestada como comprovadamente genuína".

Fim desta série.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Efeitos Físicos (Parte 7)

por Cleiton Heredia

Os pretensos "porta-vozes do além" muitas vezes se valem de supostos fenômenos sobrenaturais como uma forma de convencer os demais de que verdadeiramente estão em contato com o mundo dos mortos ou de que possuem poderes especiais.

Se voltarmos na história constataremos que o espiritismo moderno floresceu a partir das "misteriosas" batidas nas paredes da casa das irmãs Fox em 1847. Estas "estranhas" batidas foram consideradas como uma forma de comunicação dos espíritos desencarnados com o mundo dos vivos (para mais detalhes clique aqui).

A partir desta experiência das irmãs Fox, vários médiuns surgiram em todo território da América do Norte alegando poder também comunicar-se com o mundo dos espíritos. Com a finalidade de tornar sua pretensão crível, eles ofereciam um variado "cardápio" de efeitos físicos aparentemente inexplicáveis. Tais como:

- Mesas, cadeiras e outros objetos que levitavam, rodavam e dançavam em pleno ar;
- Objetos sobre uma mesa que se moviam supostamente sem qualquer ação humana, estando o médium com as mãos imobilizadas e amarrado em sua cadeira;
- Materialização de ectoplasma que poderia ser excretado de qualquer orifício do corpo (boca, nariz, ouvido, etc.);
- Vozes inteligíveis e sons ininteligíveis de origem desconhecida que se manifestavam no ambiente onde a sessão era realizada;
- Materialização de espíritos (fantasmas);
- Quadros negros onde surgiam coisas escritas ou desenhadas de forma misteriosa;
- Papéis em branco colocados dentro de uma caixa e que depois apareciam completamente escritos com as supostas mensagens do além;
- Auto-levitação (o médium começava a flutuar).

Enfim, existiam manifestações físicas para todo o tipo de pessoas e gostos.

Agora, convém mencionar em quais circunstâncias estes fenômenos ocorriam. Atenção para as duas características principais, sem as quais dificilmente aconteceria algo de extraordinário:

1- Ambientes total ou parcialmente controlado pelos médiuns;
2- Iluminação precária ou escuridão completa.

Acho que não preciso entrar em detalhes, pois você já deve ter percebido que nestas condições precárias do ponto de vista da verificação científica, qualquer ilusionista "meia-boca" é capaz de fazer os mais incríveis milagres.

Na série que publiquei em 2008, A Máfia Psíquica, no capítulo 3, já foram revelados alguns métodos de se produzir alguns destes fenômenos, que de sobrenatural não têm nada. Na capítulo 4 você poderá inclusive assistir alguns vídeos mostrando como toda esta fraude era produzida.

Como um ilusionista que pesquisa o sobrenatural já há algum tempo, posso lhe garantir que qualquer efeito físico tido como sobrenatural pode ser perfeitamente reproduzido utilizando técnicas de ilusionismo.

No famoso caso que envolveu a famosa médium "Margery" (Mina Stinson) e o ilusionista e investigador psíquico Harry Houdini ficou bem claro que quanto maior o controle exercido sobre o médium no intuito de monitorá-lo, mais escasso tende a ser os ditos fenômenos físicos inexplicáveis. E isto ao ponto de desaparecerem por completo sob rigorosas e criteriosas condições de laboratório (você poderá ler toda a série de 15 artigos aqui neste blog: Houdini contra a Bruxa Loira da Rua Lime).

Atualmente, com o avanço do conhecimento científico, do ceticismo e até por causa do Mister M (aquele traidor que adora ferrar os mágicos contando todos os seus segredos), os médiuns atuais já não se arriscam muito a atestar suas pretensões com fenômenos físicos de qualquer tipo, pois sabem muito bem que correm um enorme risco de serem desmascarados como os enganadores salafrários que são.

Amanhã eu irei concluir esta série.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Mesmerismo (Parte 6)

por Cleiton Heredia

O Mesmerismo é também conhecido como Magnetismo Animal e pode ser entendido como sinônimo de hipnotizar ou sugestionar.

Segundo o dicionário cético "Skepdic", Mesmerismo é uma fraude médica do século 18 desenvolvida por Franz Anton Mesmer, que usava seus extraordinários poderes de sugestão para colocar as pessoas em convulsão ou em transe.

Seus tratamentos consistiam em fazer as pessoas acreditarem que existe um fluído magnético que atravessa a tudo e todos, mas que por vezes pode ficar perturbado e necessita então de ser reposto no seu equilíbrio.

Os métodos para repor este equilíbrio magnético eram diversos tais como agitar uma vara sobre a pessoa enquanto o "curandeiro" se movia em volta com as suas vestes coloridas, ou ainda fazer com que seus clientes se sentassem com os pés numa tina (bacia) de água "magnetizada" segurando cabos presos a árvores também "magnetizadas".

As pessoas que se submetiam a este tipo de tratamento eram levadas a terem as mais diversas reações como dormir, dançar ou terem convulsões. As pessoas testemunhavam que com o tratamento passavam a se sentir bem melhores e muitas alegavam estarem completamente curadas.

É claro que a base de toda esta farsa estava na sugestão ou hipnose. Mesmer fazia basicamente o mesmo que os hipnotizadores dos dias de hoje fazem nas salas de espetáculo, e o que os curandeiros pela fé fazem nas igrejas; a diferença é que ele juntava as duas facetas.

Não é a toa que Mesmer foi denunciado como charlatão por uma comissão que incluía Benjamin Franklin, bem como pela classe médica francesa.

Atualmente os curandeiros modernos, sejam eles evangélicos (pastores, bispos, apóstolos) ou espiritualistas (médiuns, benzedeiras, bruxos), não utilizam mais os antigos métodos de Mesmer, porém a essência do Mesmerismo permanece viva nas técnicas de sugestionamento e hipnose que levam a muitos acreditarem que algo sobrenatural aconteceu em suas vidas.

Continua amanhã...

domingo, 3 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Leitura Quente (Parte 5)

por Cleiton Heredia

Leitura Quente é uma outra técnica malandra que pretensos médiuns, paranormais, quiromantes e seus similares utilizam na tentativa de obter (ou melhor, roubar) o máximo de informações dos seus clientes com o objetivo de depois alegar que tudo lhe foi revelado pelos espíritos ou descobriu mediante dos seus "poderes" especiais.

Na verdade a Leitura Quente nada mais é que uma pesquisa prévia feita da vida da vítima. Ela pode ser feita das maneiras mais óbvias, marotas ou descaradas que você possa imaginar. Exemplos:

- Pesquisa na internet em sites de relacionamento e comunidades sociais (Orkut, Facebook, Twitter, Blogs pessoais, Google, etc.). Você já digitou seu nome completo em algum site de busca? Não?!? Deveria fazê-lo. Acho que você poderia ficar surpreso com tudo que ali pode estar sobre sua pessoa.

- Pré-atendimento feito por assistentes que depois acabam passando tudo para o "guru" que vai proceder à consulta.

- Intercâmbio com outros pilantras de profissão. Muitos deles se conhecem e chegam até a trocar informações. Alguns médiuns menores trabalham sigilosamente para médiuns mais famosos.

- Assistentes disfarçados de clientes podem estar ali na sala de espera (ou platéia) puxando o maior papo com a vítima para depois passar tudo o que descobriu para o vidente de araque.

- Câmeras e microfones ocultos, bem como espelhos falsos, podem estar estrategicamente colocados na sala de espera ou em algum outro lugar onde as vítimas ficam antes de entrarem para a consulta.

- Hipnose. Uma pessoa pode ser hipnotizada para que revele tudo o que o médium quer saber e depois ser tirada do transe para que ouça profundamente impressionada tudo aquilo que ela mesma contou sem perceber.

- Alguns são tão descarados que chegam a vasculhar a bolsa das suas vítimas na busca por informações.

Agora pasmem! Você sabia que esta técnica não é somente utilizada por médiuns ou paranormais?

Em 1983 o ilusionista e investigador psíquico James Randi desmascarou o famoso pastor e curandeiro evangélico Peter Popoff, provando que ele trabalhava em seus cultos usando um ponto eletrônico de onde recebia de seus assistentes tudo que precisava saber de algumas pessoas na platéia.

Assista ao vídeo logo abaixo e ouça aos 2 minutos e 50 segundos a comunicação de rádio interceptada pela equipe de James Randi onde a esposa do ministro passava as informações para o seu "santo" marido (infelizmente o vídeo não está legendado, mas acho que você irá perceber claramente a esposa dele lhe passando informações e ele repetindo logo em seguida aquilo que ela lhe disse):




Quer descobrir se o médium ou paranormal que vai lhe consultar é verdadeiro?

É muito simples! Chegue de surpresa sem marcar hora (para que ele não tenha tempo de pesquisar sobre sua vida), não diga o seu nome e fique o tempo todo absolutamente calado sem demonstrar qualquer reação que seja às suas perguntas e sugestionamentos. Porém, esteja atento para as declarações que se utilizam do Efeito Forer.

Se o médium ou paranormal realmente estiver sendo assessorado por espíritos do além ou se tiver reais poderes sobrenaturais, tudo que você quer saber lhe será dito sem que seja necessário que você diga uma só palavra (estou me referindo a informações concretas e detalhadas tais como seu nome, o dia em que nasceu, nome de seus pais, local de nascimento, acidentes sofridos na infância, nome de sua primeira professora ou de sua primeira namorada, traumas específicos, etc).

Agora, cá entre nós, isto nunca vai acontecer! Não existe nenhum médium ou paranormal no mundo que aceite consultar nestas condições.

Amanhã falaremos de mais uma outra técnica muito interessante.

sábado, 2 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Efeito Forer (Parte 4)

por Cleiton Heredia

O Efeito Forer é também conhecido como Efeito Barnum, Efeito da Validação Subjetiva ou Efeito da Validação Pessoal.

O nome Forer vem do psicólogo Bertram R. Forer que descobriu que as pessoas tendem a aceitar descrições de personalidade vagas e generalizadas como se fossem aplicáveis unicamente a si próprias, sem perceber que a mesma descrição poderia se encaixar em praticamente qualquer pessoa (o nome Barnum vem do artista circense Phineas T. Barnum que era um mestre neste tipo de manipulação psicológica).

Em 1948 o Dr.Forer deu um teste de personalidade para os seus alunos, porém simplesmente desconsiderou suas respostas e entregou para todos um texto padrão como se fosse o resultado personalizado do seu teste. Ele também pediu para que eles avaliassem a descrição com uma nota de 0 a 5, sendo "5" significando que o aluno achava a avaliação foi "excelente" e "zero" significando que a avaliação não teve nada haver com ele.

Segue abaixo o texto de avaliação da personalidade entregue pelo Dr.Forer:

"Você sente necessidade de que outras pessoas gostem de si e o admirem, e ainda assim tende a ser crítico em relação a si mesmo. Embora tenha algumas fraquezas de personalidade, geralmente é capaz de compensá-las. Você tem uma considerável capacidade não utilizada, que ainda não usou a seu favor. Disciplinado e com autocontrole por fora, tende a ser preocupado e inseguro no íntimo. Às vezes tem sérias dúvidas sobre se tomou a decisão correta ou fez a coisa certa. Prefere uma certa mudança e variedade, e fica insatisfeito quando é cercado por restrições e limitações. Também se orgulha de pensar de forma independente, e não aceita afirmações de outros sem provas satisfatórias. Mas descobriu que não é recomendável ser excessivamente sincero ao se revelar para outras pessoas. Às vezes é extrovertido, afável e sociável, embora às vezes seja introvertido, cauteloso e reservado. Algumas das suas aspirações tendem a ser irrealistas."

O mais interessante é que ao apurar a média das notas da classe, esta foi 4,26. Depois disto este mesmo teste foi repetido centenas de vezes com estudantes de psicologia e a média ainda gira em torno de 4,2.

Agora, quer saber de onde o Dr.Forer tirou esta descrição de personalidade? De uma coluna de astrologia de banca de revista!

Forer relacionou este resultado à credibilidade humana, porém hoje sabe-se que isto acontece devido a alguns fatores básicos da psicologia humana:

- As pessoas tendem a aceitar afirmações sobre elas proporcionalmente a seu desejo de que sejam verdadeiras.

- Tendemos a aceitar afirmações questionáveis, mesmo falsas, sobre nós mesmos se as considerarmos suficientemente positivas ou lisonjeiras.

- Tendência em procurar sentido nas experiências. Freqüentemente damos interpretações bastante liberais a afirmações vagas ou inconsistentes sobre nós mesmos para fazer com que elas ganhem sentido. O psicólogo Barry Beyerstein acredita que a esperança e a incerteza evocam processos psicológicos poderosos que nos fazem sempre encontrar sentido na avalanche de informações desconexas com as quais nos deparamos diariamente.

O Efeito Forer explica o porquê de tantas pessoas acreditarem nas pseudociências, tais como astrologia, astroterapia, biorritmos, cartomancia, quiromancia, o eneagrama, grafologia, e outros métodos de ler a sorte.

Por hoje é só, mas amanhã tem mais...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Mais um pouco de Leitura Fria (Parte 3)

por Cleiton Heredia

Ainda falando da técnica de Leitura Fria, outro método muito utilizado pelos charlatões é o da "pescaria", também conhecida como "jogar verde".

O médium ou paranormal diz algo vago e sugestivo, como por exemplo:

"Tenho um forte sentimento sobre janeiro aqui".

Se o cliente reagir, positivamente ou negativamente, a próxima jogada do sacana é representar de acordo com a reação. Por exemplo, se a pessoa disser: "Eu nasci em janeiro" ou "minha mãe morreu em janeiro", o vidente de araque dirá algo como:

"Sim, posso ver isso!"

Se a pessoa reagir negativamente, dizendo, por exemplo, "não consigo pensar em nada especial com relação a janeiro", o enrolador apresentará a seguinte saída estratégica:

"Sim, eu vejo que você suprimiu uma lembrança a respeito disso. Você não quer se recordar dela. Algo doloroso em janeiro. Sim, eu sinto isso. É na região lombar [jogando verde] ... ah, agora está no coração [ainda jogando verde] ... humm, parece ser uma dor na cabeça ou no pescoço? [chutando mais que vestibulando desesperado].

Se o cliente não esboçar nenhuma reação, o chutador pode abandonar a área deixando firmemente implantada na mente da vítima que ele realmente "viu" algo, mas que a mencionada supressão mental do evento o impediu de se lembrar do ocorrido.

Porém, se a pessoa der uma resposta positiva a qualquer das tentativas de jogar verde, o espertão dará seqüência à sua embromação com mais um clássico:

"Vejo isso claramente agora!"

Enquanto "joga verde" o especialista na arte da enganação fica bem atento às reações da vítima, tais como: palavras, movimento dos lábios, linguagem corporal, cor da pele, padrões de respiração, dilatação ou contração das pupilas, e outras coisas mais. Com base nestas reações ele sabe se sua isca foi mordida e se está no caminho certo. Na verdade é a vítima que acaba contando tudo sem perceber isto.

Finalizando esta parte quero lhe dizer que se os supostos poderes visionários dos médiuns e paranormais fossem comprovadamente declarados legítimos pela comunidade científica, então o mundo em que vivemos seria muito diferente. Eles substituiriam com muito mais eficácia os agentes secretos e espiões, seriam colocados em postos estratégicos de grande destaque nas empresas e nos governos, assessorariam os juízes nos veredictos dos tribunais de justiça, o mercado financeiro não faria nada sem antes consultá-los, enfim, eles seriam os semideuses neste mundo.

Não lhe parece estranho então que todos estes supostos médiuns e paranormais não consigam sair da obscuridade dos porões onde consultam quase sempre em completo anonimato?

Pense nisto!

Amanhã vou lhes falar sobre um conceito psicológico por traz da Leitura Fria que a torna tão eficaz.