sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O que são as Microexpressões?

por Cleiton Heredia


Microexpressões são expressões faciais rápidas e involuntárias. Normalmente ocorrem quando a pessoa tenta ocultar ou reprimir determinadas emoções; em situações de alta tensão ou estresses constantes. Como por exemplo, em interrogatórios, entrevistas de emprego, situações embaraçosas etc. (Fonte: Linguagem Corporal)

Uma pessoa pode até conseguir fingir ou simular determinadas emoções, porém não conseguirá fazer o mesmo com as microexpressões, cujo tempo de duração fica em torno de 1/25 segundos. É muito difícil obter um controle facial ao ponto de se conseguir controlar os músculos simulando um microexpressão. Por este motivo elas são consideradas como indicativos da linguagem corporal que revelam os verdadeiros sentimentos das pessoas por trás das máscaras utilizadas para escondê-los.

Como as microexpressões são involuntárias, estas alterações tão sutis do rosto aparecem antes que a pessoa comece a comportar-se de um modo racional. Mas por aparecem e desaparecem numa fração de segundo, não é nada fácil detectá-las. Até mesmo uma pessoa com grande capacidade de observação e um olho clínico bem treinado pode encontrar dificuldades em notá-las.

Existem sete tipos de microexpressões universais. Logo abaixo você poderá ter um exemplo delas na face do Dr. Cal Lightman da série "Lie to me":








Paul Ekman, é um dos maiores peritos mundiais da área dos micromovimentos faciais e da detecção de mentiras, e autor de obras como What the Face Reveals e Telling Lies: Clues to Deceit in the Marketplace, Politics, and Marriage. (Fonte: Canal Fox: Lie to me)

2 comentários:

  1. Cleiton,

    Passando para parabenizar por essa excelente série (que venham mais posts) e desejar boas festas e um excelente 2011!

    Abraço

    ResponderExcluir