quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cosmologia Ateísta e Teísta

por Cleiton Heredia


Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.

Com respeito à origem do universo o ateísmo possui uma visão naturalista, ou seja, o Big Bang ocorreu cerca de 13,7 bilhões de anos atrás, a Terra se formou a partir da matéria cósmica cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, e as formas de vida na Terra, sem a ajuda de qualquer forças sobrenaturais, surgiram cerca de 4 bilhões de anos atrás. Várias hipóteses físicas estão sendo exploradas sobre a causa ou explicação do Big Bang como o modelo Hartle-Hawking, modelos de membrana cosmologia, modelos teóricos de cordas, modelos ekpirótico, modelos cíclicos, a inflação caótica, e assim por diante.

O teísmo também tem se apropriado da visão cosmológica moderna, mas com a diferença de colocar Deus como o originador e mantenedor de todo o processo. No Big Bang Teísta não existe dúvidas ou debates quanto a aquilo que deu origem ao Big Bang, pois Deus ali aparece como a única resposta. Quanto à origem da vida existem muitas variações, sendo que geralmente as duas mais comuns são:

1- Criacionismo: Deus criou a vida, juntamente com a estruturação deste planeta (ou sistema solar) para sustentá-la, há cerca de algo entre seis e dez mil anos atrás.

2- Design Inteligente: Deus criou as primeiras formas de vida há 4 bilhões de anos atrás, e depois, de forma sobrenatural, as guiou em todo processo de formação e desenvolvimento de novas espécies até chegar ao surgimento do ser humano.

O mais interessante no debate entre o Naturalismo e o Big Bang Teísta é observar que ambos os grupos, analisando as evidências da cosmologia e da biologia, indicam que o seu modelo é a melhor explicação. As justificativas para Big Bang Teísta se concentraram em versões modernas dos argumentos cosmológicos e o argumento de Kalam que se resume da seguinte forma: Uma vez que tudo que existe possui uma causa para a sua existência, incluindo o universo, então Deus foi a causa do Big Bang.

As principais objeções aos argumentos teístas concentram-se basicamente em dois pontos:

1- A inferência a uma causa sobrenatural para preencher as lacunas da argumentação natural;

2- A extrapolação de que a primeira causa deve ser obrigatoriamente um ser único, pessoal, transcendente, onipotente, onisciente, onipresente, perfeito, absolutamente bom e amoroso.

Entre o modelo cosmológico naturalista e os propostos pelos teístas, confesso que nenhum dos dois me satisfaz plenamente. O primeiro por conter algumas brechas com possíveis explicações ainda não plenamente satisfatórias, e o segundo por tentar preencher estas mesmas brechas de uma forma simplista recorrendo ao sobrenatural.

Todas as vezes que procuro me definir entre a cosmologia ateísta e a teísta, sinto-me seriamente tentado a escolher o caminho mais curto e simples, admitindo a existência de alguma entidade sobrenatural por trás de tudo. Porém, quando penso que este tipo de escolha não me levará a lugar nenhum, ou seja, que ela não me garantirá que esta possível entidade seja o Deus com todos os atributos maravilhosos que aprendi em minha formação cristã, logo desisto.

Sendo assim prossigo em meu agnosticismo com os olhos bem abertos para os avanços da cosmologia na comunidade científica, mas no fundo torcendo para que surja alguma evidência que realmente me convença a optar pelo modelo teísta cristão. Afinal, quem não quer viver com a certeza de que esta vida tem algum propósito maior e que estamos todos sob o cuidado paternal de um Deus de amor?

Alguns insistem comigo que preciso dar um passo de fé, mas eu entendo que um passo deste tipo deve ser dado somente por alguém que está em busca de esperança e conforto, o que não é o meu caso. Eu continuo somente em busca da verdade.

3 comentários:

  1. Acredito que hoje você e eu estamos quase no mesmo ponto. A diferença é que fiz uma opção "de fé". Por hora me prendo ao agnosticismo teísta. Por quê? Não existe resposta racional para minha escolha. Ainda não sei aonde chegarei. Sigo, porém, em busca da verdade absoluta...

    SDS

    ResponderExcluir
  2. Cleiton

    Confesso que parei de tentar buscar esta verdade sobre nossa existência. Vou só curtir aquilo que posso ainda antes de partir daqui. Esse mundo é muito bom e aproveitarei até o último segundo o que de melhor ele pode me oferecer, para isso, as minhas decisões devem ser bem pensadas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir