quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Minta para Mim! (se for capaz)

por Cleiton Heredia


Em setembro de 2009 a Fox Brasil estreou um seriado americano chamado "Lie to me" aonde o protagonista, Dr. Cal Lightman (interpretado pelo ator Tim Roth), lidera uma equipe de especialistas em detectar mentiras (verdadeiros polígrafos humanos).

Estes cientistas do comportamento humano prestam seus serviços para diversas entidades, como o FBI, a polícia, empresas particulares ou mesmo pessoas que estejam dispostas a descobrir a verdade que alguém pode estar escondendo, analisando e interpretando as mínimas variações das expressões faciais e dos gestos (leitura corporal) das pessoas.

Na realidade, o personagem principal é baseado no psicólogo Paul Ekman, um notável expert em linguagem corporal e expressões faciais. Ekman é pioneiro na sistematização deste conhecimento e foi considerado um dos 100 mais notáveis psicólogos do século XX.

Como um apreciador e praticante das técnicas de mentalismo envolvidas no ilusionismo psicológico, tenho me dedicado ao estudo prático do comportamento humano relacionado com a linguagem corporal. Muito embora lide com a ilusão na maior parte dos efeitos que apresento ao público, muitas vezes o conhecimento das técnicas reais é de grande auxílio e facilitam bastante o meu trabalho.

Porém, ilusionistas mentalistas como eu não são os únicos grandes interessados em aprender e desenvolver estas técnicas. Atualmente, as empresas têm treinado seus recrutadores e gestores com as mesmas técnicas usadas por investigadores do FBI e da CIA nas entrevistas. Isto poderá vir a ser muito útil para as empresas, pois segundo Wanderson Castilho, diretor da E-Net Security, "cerca de 70% dos currículos contêm alguma mentira".

Portanto, na próxima vez que estiver concorrendo a uma vaga no mercado de trabalho, pense muito bem se vale à pena mentir em seu currículo ou contar qualquer tipo de "lorota" para impressionar seu entrevistador. Você poderá estar diante de um expert em identificar mentirosos.

Na próxima postagem vou revelar alguns "truquezinhos" que podem auxiliá-lo a desconfiar se uma pessoa está mentindo para você. Aguarde!

Um comentário: