quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Amor por Contrato

por Cleiton Heredia


Você acha que a sua família é perfeita? Mudando um pouco a pergunta: Você acredita que exista alguma família que seja perfeita?

É claro que este tipo de pergunta está repleta de subjetividade. Perfeita em que sentido? Quais são os critérios de avaliação? E por aí vai...

Então vamos simplificar: Estamos falando de uma família composta de gente bonita, elegante, educada, carismática, sempre vestida impecavelmente, dirigindo os melhores carros, morando numa mansão decorada com tudo do bom e melhor e aparentemente sem grandes conflitos perceptíveis. Resumindo, estamos falando da família Jones.

Ninguém consegue ser melhor do que eles. Porém, existe um pequeno grande segredo por trás desta família de aparência tão perfeita. É com este tipo de enredo que começa o filme Amor por Contrato (The Joneses).

O filme é uma excelente sátira ao consumismo exacerbado pelo qual muitas pessoas pautam suas vidas, bem como uma ótima crítica sobre o sacrifício que muitos são capazes de fazer para manterem as aparências, imitando desnecessariamente todo tipo de modismo que lhes conceda algum tipo de status.

Mas o filme pode ser visto também da ótica de como a inveja é capaz de encher nossa vida de coisas extremamente supérfluas, obrigando-nos a viver acima dos padrões que as nossas reais condições possibilitariam.

Gostei muito do filme que conta no elenco principal com a atuação da lindíssima Demi Moore (Ghost) e do charmosão David Duchovny (Arquivo X), mas especialmente por me fazer refletir sobre alguns aspectos da vida em família e em sociedade.

Embora o filme seja uma ficção que mostre uma família "fake" com aparência de uma família verdadeira, a vida real às vezes nos mostram algumas famílias verdadeiras vivendo como se fossem famílias "fakes".

Assistam ao filme e entenderão melhor o que estou falando.

Logo abaixo o trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário