domingo, 19 de dezembro de 2010

Técnicas para se extrair a Verdade - Parte 1

por Cleiton Heredia


As pessoas mentem por diversos motivos, mas basicamente o fazem para se preservarem de algum dano pessoal que a versão verdadeira dos fatos venha ocasionar-lhes. Sabendo disto, seria muito contraproducente começar um diálogo batendo de frente com alguma acusação direta.

Se você pretende envolver a pessoa em algum tipo de diálogo franco e aberto, não comece lhe atacando com acusações frontais, pois com isto a conversa tende a ser muito pouco proveitosa e geralmente de pouquíssima duração. Se as chances da pessoa lhe falar a verdade são mínimas, com a técnica errada (acusações diretas) elas se tornam inexistentes.

Neste caso, a técnica mais adequada não é acusar, mas sim INSINUAR.

Vamos exemplificar com um exemplo bem simples. Imagine que você está desconfiado que o seu cônjuge está lhe traindo, pois na noite passada ele chegou muito tarde em casa. A forma errada de iniciar o diálogo seria perguntar "na lata": "Ontem você andou me traindo?" É claro que com este tipo de pergunta as chances de você ouvir uma mentira são de 99,99999999%.

Ao invés de pressionar a pessoa na parede, obrigando-a a partir para o ataque tal qual um gato acuado, será muito mais perspicaz e sutil de sua parte apenas fazer uma pergunta insinuante, tal como: "Aconteceu alguma coisa diferente na noite passada?" ou "Você teve algum problema ontem à noite?"

Como você não a acusou diretamente, a pessoa questionada fica sem saber ao certo se sua pergunta foi feita na ingenuidade ou se você realmente já está sabendo de alguma coisa. Este é um excelente momento para você colocar em prática as dicas das duas postagens anteriores, prestando atenção aos sinais que dão indícios de mentira. Observe sua expressão corporal, verifique sinais de nervosismo e preste atenção no tempo em que demora até começar a dar qualquer explicação.

Caso a pessoa realmente não tenha qualquer "culpa no cartório", o natural será ela não demorar muito para lhe dar uma explicação com tranquilidade e confiança. Por outro lado, se ela demonstrar preocupação e/ou retrucar com perguntas do tipo: “Porque perguntou isso?” ou “Alguém te falou alguma coisa?”, existe uma grande probabilidade desta pessoa estar escondendo algo de você.

Porém, este é apenas o início da conversa. Lembre-se de que seu objetivo é arrancar a verdade da pessoa através de uma confissão. Então, respire fundo e controle suas emoções porque na próxima postagem eu vou lhe contar como continuar a conversa de forma que seus objetivos sejam alcançados.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário