domingo, 17 de outubro de 2010

A Travessia do Mar Vermelho - Mito ou Fato? (Parte 4)

por Cleiton Heredia


Vamos agora comparar a rota tradicional do êxodo israelita conforme relatada na Bíblia com a rota proposta por Wyatt.

Acompanhe no mapa logo abaixo através linha cor laranja a rota tradicional (existem algumas pequenas variações com outros mapas):


Pela narrativa bíblica temos: Ramsés (Ex 12,37) e Sucot (Ex 13,20), pontos iniciais; Etam, à beira do deserto (Ex 13,20); voltaram a Piairot, entre Magdol e o mar, diante de Baal Sefon (Ex 14,2), local onde o Faraó, com seu exército, alcançou os hebreus (Ex 14,9), que é também o lugar da ocorrência da passagem pelo "Mar Vermelho", que, na verdade, é mar dos Juncos; deserto de Sur (Ex 15,22); Mara (Ex 15,23); Elim (Ex 15,27); deserto de Sin, entre o Elim e o Sinai (Ex 16,1), até este ponto foram gastos 45 dias de caminhada; Rafidim (Ex 17,1) e Sinai (Ex 19,1), ponto ao qual queremos chegar. Os nomes aqui constantes estão grafados conforme a versão da Bíblia de Jerusalém.

Agora compare com a rota proposta na versão de Wyatt indicada no mapa abaixo pela linha pontilhada em amarelo (se você clicar no mapa terá a imagem ampliada):


Para sustentar sua tese Wyatt altera a posição de alguns locais como: Migdol, Mara, Elim, Rafidim e o Sinai, fazendo os hebreus assumirem uma rota na qual o percurso é quase todo em região de desertos, ou seja, tira-os de uma rota mais próxima da orla marítima, onde, certamente, seria menos inóspita a caminhada.

Uma outra questão, não levada em conta por Wyatt, foi o tempo que se gastou para que os hebreus chegassem ao Mar Vermelho, considerando-se dois fatores importantíssimos:

1º) Em relação ao total de pessoas envolvidas na caminhada; pela narrativa bíblica temos 600 mil homens a pé, sem contar as crianças (Ex 12,37); disso estimam que eram por volta de 2 milhões de pessoas, o que, seguramente, tornava a caminhada bem lenta, facilitando os egípcios alcançá-los logo após a saída do Egito;

2º) A Bíblia narra que o Faraó saiu imediatamente em perseguição aos israelitas e os alcançou próximo ao Mar Vermelho (Ex 14,9).

Pela rota tradicional calcula-se até o Mar Vermelho algo próximo de uns 100 km do ponto de saída, enquanto que, na teoria de Wyatt, esse percurso chegaria a cerca de 270 km, no qual, estima-se, gastariam uns 45 dias para se percorrer, enquanto, pelo texto bíblico, esse tempo foi gasto para se chegar ao monte Sinai. Portanto, a rota proposta por Wyatt é longa demais para que não fossem alcançados pelo Faraó e seu exército muito antes de chegarem ao local que ele indica como o Mar Vermelho.

Tudo isso nos leva a crer, caso sejam verdadeiros os fatos constantes da narração bíblica, que a rota correta é a tradicional mesmo, pois na rota de Wyatt percebemos que ele força as coisas para se chegar a uma idéia pré-determinada, ou seja, fazer os israelitas desembocarem lá naquela prainha chamada Nuweiba.

Para corroborar a nossa dedução, trazemos a opinião de R.N. Champlin, grau B.A. em Literatura Bíblica no Immanuel College, os graus M.A. e Ph.D. em Línguas Clássicas na University of Utah e estudos de especialização (no nível de pós-graduação) no Novo Testamento na University of Chicago e J. M. Bentes, tradutor e autodidata de estudos bíblicos:

"As águas do êxodo. A comparação entre Êxodo 14 e 15:22, observando-se o paralelismo poético em 15:4, deixa claro que o 'mar' atravessado pelos hebreus em Êxodo 14 era o 'mar dos juncos', que corresponde ao egípcio 'alagadiços de papiros', particularmente no nordeste do delta do Nilo." (Chaplin e Bentes, 1995, p. 116).

Continua...

4 comentários:

  1. queria comentar algo, mas não da pra continuar a ler, ficou só a duvida...

    ResponderExcluir
  2. Ademir, por que não deu para continuar lendo?

    ResponderExcluir
  3. Cleiton! Que surpresa encontrar seu Blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá Elna! Pois é... este blog existe desde fevereiro de 2008, mas já faz quase um ano que eu não escrevo mais nada. Quem sabe um dia eu volto a atualizá-lo. Um abraço.

    ResponderExcluir