segunda-feira, 8 de março de 2010

Dicas Cientificamente Comprovadas para Emagrecer - Parte 3

por Cleiton Heredia


Dica #3: Tenha consciência tudo que ingere durante o dia

Você já ouviu alguém que está acima do peso queixar-se dizendo que controla sua alimentação não comendo massas ou doces e, mesmo assim, está não consegue emagrecer?

Estas pessoas, que afirmam só comer alimentos saudáveis, geralmente culpam seu metabolismo por ser muito lento como o grande vilão da sua dificuldade para emagrecer.

Será?

Bem, antes de colocar a culpa no seu metabolismo esteja atento a tudo que ingere durante o dia, pois estudos mostram que existe uma forte tendência de esquecermos metade das coisas que de fato comemos no dia a dia.

Uma dica muito útil para quem ainda não sabe quanto consome de calorias é manter o registro diário de todos os alimentos que ingere, pois nada mais comum alguém pensar que está consumindo apenas algo em torno de 1000 calorias diárias, quando na verdade está ingerindo 2000 ou até 3000 calorias.

Portanto, antes de culpar seu metabolismo, analise com critério tudo que está comendo e faça escolhas inteligentes.


Dica #4: Coma mais proteína

Os cientistas constataram que a proteína tem a propriedade de liberar o hormônio da saciedade mais do que qualquer outro nutriente. Desta forma, se você ingerir mais carnes magras, feijão, ovos e peixes ficará com uma sensação maior de saciedade e tenderá a comer menos na próxima refeição (bastam 10% a mais proteína no seu café da manhã e você vai comer menos no almoço).

Mas tome cuidado com a chamada dieta da proteína, pois os especialistas afirmam que as dietas que cortam radicalmente o consumo de carboidratos estão fadadas ao fracasso. A pessoa pode até emagrecer num primeiro momento, mas não demorará muito e voltará a engordar. O recomendado é reduzir o consumo diário de carboidratos, mas nunca numa quantidade inferior a 100 gramas por dia.

Outro benefício da proteína para aqueles que precisam perder peso é que ela demanda mais energia para ser sintetizada pelo organismo do que o carboidrato, além de estimular o desenvolvimento da musculatura, e músculos desenvolvidos aceleram a queima de calorias. Mas não se iluda, pois para trocar de forma efetiva a massa gorda (gordura) por massa magra (músculo) é preciso "malhar".

Continua...

2 comentários:

  1. Oi qrido,
    Vim agradecer sua visita. Também gostei daqui, suas dicas são ótimas.
    Bju no coração

    ResponderExcluir
  2. adoorei a matéria!!!

    ResponderExcluir