segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Música Sacra Ontem e Hoje

.
Quando eu era ainda um adolescente lembro-me de como era agradável e inspirador ouvir a maioria das músicas evangélicas. A música abaixo é um exemplo do estilo que predominava na maioria dos conjuntos de música sacra cristã daquela época:


Sem querer apelar e pegar como exemplo algumas músicas evangélicas atuais que misturam o estilo pagode, aché, heavy metal ou forró com letra sacra, selecionei abaixo uma música recente do mesmo conjunto musical do vídeo acima como um exemplo das mudanças ocorridas:


É claro que gosto musical não se discute, porém infelizmente não tenho encontrado nada mais que possa ser considerado verdadeiramente inspirador na esmagadora maioria das músicas cantadas pelos grupos cristãos da atualidade.

Será que o problema está comigo ou foi a qualidade deste tipo de música de deteriorou para o popular e o descartável?

7 comentários:

  1. Cleiton,

    Faço parte do seu time. Entre as músicas "sacras" atuais e as "profanas" antigas (Beatles e afins), ainda vejo "menos agressão" nas últimas que citei...

    Uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton,

    Tem um selo de reconhecimento para você lá no meu blog.

    É sempre uma satisfação poder presenteá-lo.

    Abraços,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Visitando o seu blog, super legal a sua proposta no blog, boaaa semanaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Cleiton,

    A religião é uma metamorfose ambulante, e sua música não poderia ser diferente.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre gostei e gosto de rock e música eletrônica de qualidade! Nunca consegui curtir as músicas cristãs tradicionais, por mais que me esforce, não consigo. E nem tampouco as populares (pra não dizer brega).
    As únicas bandas “cristãs”que tiro o chapéu são as que fazem a mesclagem com o rock. Exemplo: Rodolfo Abrantes (ex-Raimundos), Brian Welch “Head” (ex-Korn), P.O.D, Third Day, Casting Crows, Jeremy Camp e até os adventistas Thiago e André Arraes.
    No mais, concordo com o Cleiton de que gosto é algo que não se discute

    ResponderExcluir
  6. Sim, meu caro, estás certo!

    A propósito, para mim, talvez existam ainda alguns repositórios de música sacra. Cito aqui os Hinários, e também nomes como Sérgio Lopes e a saudosa Denise Cerqueira (esta nos legou várias preciosidades como "Renova-me" e outras).
    Quanto ao gosto musical, gosto de algumas músicas do Delirious? (banda inglesa). Em especial, a música "Our God Reigns" que tem momentos de contemplação (além de falar de aborto, aids etc...)
    Muito boa a postagem. Ou melhor, as postagens, no plural.
    Mata^^ (até!)

    ResponderExcluir
  7. Cleiton,

    Gosto muito desse conjunto por motivos semelhantes aos seus: cresci ouvindo essas músicas. O link abaixo é comemorativo e dá uma idéia do que foram as primeiras décadas desse conjunto. Dê uma olhada.

    http://www.youtube.com/watch?v=1dSgVpD5PYM&feature=related

    ResponderExcluir