sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Conflito de Gerações (4ª Parte)

Cleiton Heredia

A Geração Y (1980 – 1990)


Se você, assim como eu, pertenceu a Geração X, então a Geração Y são os nossos filhos nascidos basicamente na década de 80 e começo da década de 90, e que estão hoje com idades que variam entre 20 e 30 anos. Alguns preferem colocar a Geração Y entre os anos de 1983 e 1997, porém não quero prender-me aqui a esta variação de períodos, pois como eu já disse, não existe um consenso.

A Geração Y é a Geração Multitarefa, pois desde pequenos foram programados por seus pais com inúmeras atividades. Jeroen Boschma e Inez Groen em seu livro “A Geração Einstein” os descreve como “inteligentes, sociais e rápidos”. Como nasceram num período de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, não somente tiveram acesso a toda esta crescente tecnologia, mas aprenderam desde pequenos a lidar com ela de uma forma bem natural.


Seus pais (a Geração X) não querendo que seus filhos fossem tratados com o mesmo tipo de abandono que seus próprios pais (a Geração dos Baby Boomers) os trataram, procuraram enche-los de presentes, atenções e atividades, fomentando em muito a sua auto-estima. Lembra da história dos filhos vendo seus pais comerem a melhor parte do frango e eles tendo que se contentar em repartir as asinhas? Pois bem, a Geração X tentando corrigir este desiquilíbrio nas relações, voou para o outro extremo dando a melhor parte para seus filhos e ficando eles próprios com as asinhas. Desta forma o desiquilíbrio não foi corrigido, mas apenas mudou de lado. Porém, este desiquilíbrio vivido na Geração Y se mostrou muito mais pernicioso do que os vividos nas gerações anteriores, pois acostumou os filhos a serem sempre servidos e crescerem com a ilusão de que o mundo gira ao redor deles.


Os dois eventos tecnológicos que marcaram esta geração foi a internet e a telefonia celular. Eles também cresceram acompanhando a crescente tendência de convergência de tecnologias em aparelhos cada vez menores e com capacidades cada vez maiores. Toda esta tecnologia fez com que fosse muito natural e fácil para eles realizarem várias tarefas simultaneamente, como viajar pela Internet, comunicam-se por e-mail, ao mesmo tempo em que falam nos celulares ou conversam online com um monte de gente ao mesmo tempo.


Quando chegam à idade de encarar o mercado de trabalho demonstram que acreditam no seu autovalor e não são tímidos quanto a trocarem a empresa para qual trabalham por outra que ofereça melhores condições de crescimento e maiores desafios. São jovens espertos, hábeis e ousados que valorizam a criatividade e a independência de pensamento. Normalmente adaptam-se muito bem as tendências de um mercado cada vez mais multigerencial. Eles querem trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida, por isto dão preferência aos empregos que ofereçam uma maior flexibilidade.

Acesse também a postagem "Série Mudanças: Os Anos 80" para relembrar como foi esta década que moldou a cabeça da Geração Y.

Continua...

5 comentários:

  1. Cleiton, eu estou acompanhando esta série de postagens, ótimas por sinal, mas você, talvez por pertencer a uma geração que já está ficando velhinha, se distraiu ao nomear o título desta postagem. A "terceira parte" foi a anterior.

    Se liga velhinho. (rs)

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Ricardo (já corrigi).

    Agora "velhinho" é o pai dos seus filhos. (rs)

    Um jovial abraço de mano brother.

    ResponderExcluir
  3. Eeee
    Finalmente meu tempo!! Ehehehhehe
    Estou gostando bastante da série; estou aproveitando também para ler a série mudanças!
    Realmente,somos parte de uma geração batante "antenada" (acho que pode ser chamada assim)...Agora, não faço ideia de como vocês conseguiam viver sem internet e telefonia celular,sério...
    Ehehehhehe

    Abraço
    =D

    ResponderExcluir
  4. Olá Cleiton. Obrigado por ter visitado o meu blog. Entrei aqui no seu e gostei muito das matérias que você está postando. Estarei acompanhando também o seu Blog no meu RSS.
    Abraços,

    Ismael
    @i1982
    http://meadiciona.com/ismael

    ResponderExcluir
  5. oieeeeeeeeeeeeeeee participei di um eventu de moda no começu do anu passado, esse evewndu falava sobre a geracao do momentu a ki compra sem parar e ki devemos se kisrmos crescer investir neles e vc fala deles aki com mt propriedade os xamados geraçaum Y arrazzohhh keridu e ker saber to t seguindu e te esperundo por lá meu blog fala de varios assuntos de uma forma descontraida da uma volta pelos post ki era entender uki keru dizer

    te axei no blog do KG um grandi migohh te sigo agora mesmu e te esperu


    bjússssssssssssssssssss milllllllllllllllll

    Lena

    ResponderExcluir