quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Elementos que conspiram contra a esperança


E aí meu amigo ou amiga? Já começou a exercitar a sua esperança?

Caso esteja empenhado em criar um novo padrão mental para a sua vida tendo a esperança otimista como referência, aqui vão algumas dicas de coisas que precisam ser evitadas:


1 - Evite telejornais sensacionalistas como "Brasil Urgente" e "Cidade Alerta" onde há uma superexposição da violência, bem como um clima de constante tensão tentando envolver emocionalmente o espectador no flagrante dos casos noticiados.


2 - Ao ler o jornal, controle sua curiosidade e evite ler aquelas notícias de crimes violentos que todos nós já estamos cansados de saber que se repetem todos os dias e a todos os momentos. O que irá acrescentar em sua vida ficar sabendo que um cara no Jardim Brasil deu um tiro no porteiro ou que um outro esfaqueou a esposa e o amante? Uma coisa é se manter informado com notícias úteis para a sua vida pessoal e profissional, outra coisa é ficar lotando sua mente de lixo tóxico que envenena a alma.


3 - Caso não precise necessariamen- te por força da profissão manter-se atualizado com tudo aquilo que acontece na política brasileira, seja mais generalista e mantenha-se informado só o necessário para evitar a alienação. Sei que alguns irão protestar contra esta orientação dizendo que isto é tudo aquilo que os políticos corruptos mais querem para poderem nos manipular. Porém, quero lhe dizer que manter-se continuamente indignado e revoltado com todas as "maracutaias" da canalhice política só irá incrementar seu estresse e minar sua esperança.


4 - Afaste-se de pessoas negativistas, pessimistas, depressivas e catastrofistas. Sabe aquela pessoa que sempre tem uma desgraça para contar ou uma queixa para fazer? Bem, são exatamente a estas que eu me refiro. Estas pessoas são como antenas captadoras e transmissoras de tudo aquilo que acontece de ruim no mundo.

5 - Aprenda a não ficar antecipando os problemas, mas comece a se preocupar somente quando ele realmente passar a existir de fato. Não estou dizendo para você não ser previdente, mas apenas para não ficar criando problemas imaginários e já vivenciando todas as estressantes emoções a eles relacionados.


6 - Aprenda a se desligar do problema. Não estou dizendo para você ser relaxado, mas apenas para não deixar o problema crescer e tomar espaço na sua vida além do que é realmente necessário. De que adianta levar o problema do trabalho para a casa? Preocupação não paga nossas contas, porém pode bloquear sua mente e minar suas energias impedindo encontrar soluções e agir de forma proativa. Transforme preocupação em ação (atitude).

É isso aí!

Que a esperança otimista esteja sempre com você.

Um comentário: