quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Você já exercitou sua esperança hoje?


Cada vez mais a ciência confirma que promover e manter uma atitude de otimismo e esperança em relação à vida está intimamente relacionada com nossa saúde mental e física.

Ontem ouvi um médico e psicólogo afirmar que quando tomamos uma vitamina esperando que ela nos torne mais dispostos ou um remédio esperando que ele nos cure, além do efeito físico produzido pelo ingrediente químico agindo em nosso organismo da forma correta, o "fator esperança" irá agir em nosso cérebro permitindo que determinadas substâncias sejam produzidas em nosso organismo permitindo que o efeito esperado aconteça.


Fantástico, não é mesmo?

O conhecimento da íntima relação entre a mente e o corpo é milenar, pois a Bíblia no livro de Provérbios capítulo 23 verso 7 já afirmava: "Como imaginou no seu coração, assim é ele". A filosofia oriental também fala muito da interação entre o pensamento e a concretização dele.

Sendo assim, por que não fazer todas as coisas de nosso dia a dia esperando sempre que o melhor aconteça?


Ao acordar você já pode começar alimentar a esperança de ter um dia maravilhoso. Tudo bem, você sabe que terá que enfrentar um trânsito infernal, problemas no escritório, dívidas para pagar, mas porque complicar as coisas ainda mais com uma atitude negativa e pessimista?

O otimismo e a esperança não farão com que todos seus problemas desapareçam como num passe de mágica (os trânsito e as dívidas vão continuar do mesmo jeitinho), porém com uma atitude mental positiva você estará em condições de enfrentá-los com muito mais ânimo, disposição, criatividade, entusiasmo e principalmente saúde.


A esperança otimista precisa ser exercitada para que se torne um padrão mental em sua vida. E aqui não importa se a fonte de sua esperança está na crença em um Deus pessoal que o ama ou simplesmente na força interior que alguns acreditam que todo ser humano possui. Apenas exercite sua esperança da melhor maneira que conhecer e puder.

Se fazer uma oração todas as manhãs lhe dá esperança de ter um dia ricamente abençoado, então ore! Você estará exercitando a esperança.


Se ouvir música relaxante e imaginar sua vida indo de bom para melhor (mentalização ou meditação) lhe dá esperança, então faça-o! Você estará exercitando a esperança.

Se fazer algum tipo de ritual religioso (ex: abrir a Bíblia e ler um verso) ou místico (ex: usar algum tipo de amuleto da sorte) lhe faz se sentir bem e cheio de esperança, então não importa se os outros falam que aquilo não passa de uma grande bobagem supersticiosa, o importante será o efeito positivo que aquilo produzirá em seu cérebro repercutindo por todo o restante de seu organismo.

E lembre-se: mesmo que, racionalmente falando, a situação se mostre sem saída, a esperança é capaz de verdadeiros milagres!

A esperança otimista é uma poderosa vitamina cerebral e esforçar-se para promover continuamente uma atitude esperança é o melhor exercício que alguém pode proporcionar para a sua mente.

Então, vamos lá! Comece agora mesmo exercitando a esperança.

Um comentário:

  1. A maneira como fomos educados nos ensinou que "temos que supertar a vida" e "esperar pela vida futura". A esperança, portanto, estará sempre lá adiante. Alguns conseguem o sorriso da paz por possuirem essa esperança.

    O ideal mesmo é viver sempre com otimismo, tendo ou não a esperança depositada no futuro... A esperança decorrente da felicidade sem expectativas mirabolantes. Satisfação diária diante das pequenas vitórias...

    ResponderExcluir