sexta-feira, 4 de setembro de 2009

FISM 2009 e os resultados da categoria Mentalismo


FISM, ou seja, Federation Internationale des Sociétés Magiques (Federação International das Sociedades Mágicas), fundada em 1948, é a organização mundial que reúne mais de 80 clubes com cerca de 50 mil mágicos em 41 países.

No Brasil existem apenas duas entidades de mágicos que são filiadas a esta Federação Internacional: a Associação de Mágicos de São Paulo (da qual atualmente faço parte) e o Círculo Brasileiro de Ilusionismo com sede no Rio de Janeiro.

A cada três anos esta entidade realiza um grande encontro mundial de mágicos onde acontece o mais concorrido e badalado campeonato de mágicas do planeta. Os mágicos que alcançam os primeiros lugares neste campeonato podem se considerar, sem sombra de dúvidas, como os melhores do mundo.

Entre os dias 26 a 31 de julho deste ano (2009) aconteceu em Pequim na China o 24º FISM World Championships of Magic. Entre os grandes nomes do ilusionismo mundial que ali compareceram para se apresentar e disputar, quero destacar os resultados na categoria Mentalismo.

Em 3º lugar ficou o argentino Tony Montana apresentando a rotina que vocês poderão acompanhar no vídeo abaixo:



O 2º lugar foi dividido entre Nicolai Friedrich da Alemanha e a dupla Rob & Emiel da Holanda.

O 1º lugar deu "deserto", ou seja, nenhum competidor conseguiu a pontuação mínima exigida para ocupar o lugar mais alto do pódio.

Uma grande polêmica teve lugar na categoria Mentalismo com a desclassificação de Juan Ordeix da Argentina, que após ter recebido uma grande ovação de pé, viu o seu trabalho desclassificado. A justificação do juri, após várias horas de análise da rotina e depois de pedir explicações sobre a mesma ao artista, considerou que as explicações apresentadas pelo mentalista não justificam o trabalho visto em cena, só podendo o mesmo ser conseguido através do recurso a comparsas, o que é rigorosamente proibido.

Fui informado por um amigo mágico (Bodie Blake) que em novembro deste ano Tony Montana estará aqui no Brasil para um encontro exclusivo com os mágicos em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário