quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Carros serão monitorados por Chip


Prepare-se para ser vigiado onde quer que vá com seu veículo, pois a instalação dos chips de identificação de veículos deve finalmente sair do papel.

O nome do "olho que tudo vê" é SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) e de acordo com o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília devem ser as primeiras cidades a ter o sistema implantado (o governo federal anuncia que a tecnologia terá de ser adotada em todo o território nacional até novembro de 2011).


A Prefeitura de São Paulo não vê a hora de ter o sistema funcionando, pois assim poderá retirar de circulação os veículos irregulares, que correspondem a 30% da frota de 6,5 milhões, na esperança de diminuir drasticamente os congestionamentos.

Basicamente, o SINIAV vai funcionar como o sistema “Sem Parar” do pedágio. O chip é instalado na dianteira do veículo (pára-brisa), e troca informações com as antenas. Os dados são enviados para uma central de monitoramento e quando o veículo irregular ou sem chip passa pelo “portal” é identificado na hora.


O chip funciona como uma placa eletrônica e com certeza será utilizado para fiscalizar o rodízio de veículos. Mas outras informações como licenciamento, multas, IPVA, inspeção veicular deverão ser checadas. Até mesmo os estacionamentos poderão utilizá-lo para controlar o acesso de veículos e fazer a cobrança virtualmente, por cartão de crédito.

O sistema deverá também ajudar na gestão do trânsito, controlando o limite de velocidade, e na segurança pública, identificando veículos roubados e clonados.

Embora digam que os dados do sistema deverão ficar restritos ao governo, ninguém duvida que essa será uma forma de o Estado estabelecer cada vez mais controle sobre o cidadão.

6 comentários:

  1. Essa história vai dar o que falar...

    O lado bom de se ter o GPS, a meu ver, é a possibilidade de saber onde as pessoas que nos são caras estão.

    No entanto, tendo a ser resistente a tudo o que é imposto. E como você disse, quem poderá garantir o sigilo das informações registradas?... (no Rio e em qualquer lugar deste país).

    ResponderExcluir
  2. Só falta colocarem ship nas pessoas...

    Abraço

    Mariza

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    Logo mais veremos o pronunciamento dos profetas de plantão...

    ResponderExcluir
  4. Esses chips deveriam controlar também excesso de velocidade, sinais furados e estacionamentos proibidos. Aí sim, seriam úteis.

    ResponderExcluir
  5. É uma boa idéia.
    Espero que isto ajude a combater os assaltos, roubos e sequestros.

    O problema é se o governo (ou alguém de lá) tiver alguma quizila com você. Aí sim o lado perigoso da coisa. Vide "Inimigo de Estado" com Will Smith.

    ResponderExcluir
  6. eu tenho um superimã de neodímio que fica lindo junto do adesivo...

    ResponderExcluir