sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Deus dos Espíritas e a Sua Lei de Causa e Efeito

por Cleiton Heredia


Assistindo ao filme "Nosso Lar" chamou-me a atenção o quanto a doutrina espírita (conforme apresentada no filme) está baseada na retribuição e no merecimento pessoal. Os espíritas chamam isto da lei da Causalidade ou Lei de Causa e Efeito.

No início do filme vemos o personagem principal André Luiz vagando pelo Umbral (uma espécie de purgatório) pelo fato de não ter sido bom o suficientemente para ir direto para o céu (ou para uma das colônias espirituais). Enquanto ele caminhava por entre os espíritos que ali sofriam, chamou-me a atenção um grupo de negros açoitando violentamente uma pessoa que não dá para ver muito bem. Como é ali que as pessoas "pagam" por aquilo que fizeram de ruim no mundo físico, eu imaginei que a pessoa açoitada fosse algum capataz que havia açoitado a muitos negros em sua vida terrena, e então naquele momento estava recebendo o seu devido e merecido castigo. O próprio André Luiz precisou beber lama e comer mato para "compensar" sua vida desfrutada egoisticamente com extravagância e luxúria.


Esta é a tal Lei de Causa e Efeito: Tudo que se faz de bom ou ruim receberá a devida recompensa ou castigo, senão nesta vida, na vida após a morte.

No que diz respeito a esta vida (o mundo físico), não tenho a menor intenção de contestar esta lei, pois sei que ela é uma realidade comprovada e funciona muito bem. Porém, no aspecto moral ela não é infalível, haja vista que existem pessoas que fazem o mal e conseguem se sair bem. É aí então que entram as religiões com a crença de que existirá um momento após esta vida onde tudo será devidamente corrigido, ajustado e acertado.

"A justiça precisa ser feita!" - diz a lógica humana. Portanto, caso nesta vida esta lógica falhe, o ser humano recorre à justiça divina como uma forma de suportar uma vida onde às vezes as coisas parecem não fazer muito sentido (as tais injustiças).

Eis um dos diferenciais importantes que torna a doutrina espírita tão atraente para a mente humana. Não é somente a crença na vida após a morte, porque isto todas as religiões prometem de alguma forma. O grande apelo está na "justa" retribuição meritória capaz de satisfazer a lógica humana: se alguém faz o mal ou o bem receberá inevitavelmente todo este mal ou este bem de volta.

O Deus dos espíritas com sua lei de causa e efeito não me surpreende nenhum pouco, pois pensa exatamente do mesmo jeito que pensa o mais primitivos dos seres humanos.

Um comentário:

  1. Não adianta o rumo que se tome. Sempre a religião estará vinculada às expectativas humanas e nunca à realidade fática.

    Enéias

    ResponderExcluir