terça-feira, 26 de julho de 2011

Diálogo com um Cristão

por Cleiton Heredia


Estava hoje logo cedo checando alguns comentários de amigos em site de relacionamento quando me deparei com a seguinte frase escrita por um amigo pastor que conheci recentemente:

"Se você pudesse ter o paraíso, sem doenças e com todos os amigos que já teve na terra, e todas as comidas das quais gosta, e todas as atividades de lazer que aprecia, e todas as belezas naturais que contemplou, todos os prazeres físicos que já experimentou, e nenhum conflito humano ou desastre natural, se satisfaria com tudo isso, caso Cristo não estivesse nesse paraíso?"

Gostei da reflexão e registrei o seguinte comentário:

"Boa pergunta! Mas tenho outra pergunta bem parecida: "Se morrer por Cristo significasse morte eterna, quantos cristãos estariam dispostos a morrer eternamente, sem qualquer tipo de recompensa, por amor a Cristo?" Sacrifício e morte com garantia de vida eterna na sequência não me parece algo tão difícil de ser aceito pela egocêntrica lógica humana."

Na sequência um interessante diálogo se deu início com uma pessoa que irei denominar aqui como simplesmente "AMIGO CRISTÃO" (texto em vermelho):

AMIGO CRISTÃO: "Morrer por Cristo é viver eternamente!!!"

CH: "Ok Amigo Cristão, mas e se não fosse? Você morreria?"

AMIGO CRISTÃO: "Sim, pois vivo muito melhor com essa certeza!!!"

CH: "Posso estar errado, mas acho que ninguém pode responder com toda sinceridade a esta pergunta pelo simples fato de todos os cristãos terem plena certeza da vida eterna em Cristo. Dizer: 'Eu morreria eternamente por Cristo' sabendo que já tem garantida a vida eterna nunca será a mesma coisa que responder o mesmo sabendo que depois disto nenhuma esperança de recompensa existirá."

Alguns minutos depois, acrescentei:

"Eu entendo que aqueles que se apressam em dizer: 'Eu morreria por Cristo mesmo que fosse uma morte eterna!', deveriam se lembrar da história de Pedro: 'Senhor, mesmo que todos te neguem, eu não te negarei'. E mais: Lembram quando Jesus perguntou para Pedro se ele O amava mais do que os outros? A resposta imediata foi: 'Sim, Senhor,tu sabes que te amo!' Só na 3ª vez que foi confrontado por Jesus com a mesma pergunta que a ficha caiu para Pedro e ele então ficou triste. Eu acho que esta tristeza foi gerada por ele finalmente entender quão egoísta era o seu tipo de amor por Cristo."

AMIGO CRISTÃO: "Onde Pedro está?"

CH: "Amigo Cristão, os cristãos acreditam que Pedro está salvo e com a vida eterna garantida. Para uns ele virou santo e está no céu junto a Jesus e para outros ele está dormindo na sepultura aguardando a ressurreição para a vida terna. Isto para mim só reforça o argumento do egocentrismo do ser humano. Agora, já imaginou se o amor dele por Cristo, ao ponto de morrer em uma cruz de cabeça para baixo, não tivesse lhe garantido qualquer tipo de recompensa? Acho que muitos cristãos repensariam no tipo de amor que sentem por Cristo."

AMIGO CRISTÃO: "Não fomos criados para morrer e sim pra viver. Podemos imaginar, mas somente quando estivermos no céu é que entenderemos totalmente o que significou o sacrifício que Cristo fez por nós. Meu desejo é estar naquele glorioso dia. Viver ou morrer... para ver Cristo."

CH: "‎'Não fomos criados para morrer e sim para viver'. Amigo Cristão, eu entendo que este pensamento é uma boa justificativa (desculpa?) para todo o egocentrismo humano escondido por trás da aceitação de Cristo. Sem falar que é um argumento que pode colocar em suspeição ainda mais aquele que declara: 'Eu morreria eternamente por Cristo!'"

AMIGO CRISTÃO: "Cleiton, muito obrigado pela oportunidade de expressar minha certeza na existência em Jesus. Neste momento não seria capaz de morrer por você, mas quem sabe um dia!!!"

CH: "Muito bem Amigo Cristão! Prefiro assim, sabia? É muito bom quando as pessoas reconhecem francamente suas limitações humanas. Isto nos aproxima. Um abraço e obrigado pela oportunidade deste diálogo."

Que cada leitor tire as suas próprias conclusões.

2 comentários:

  1. Cleiton

    Muita gente hoje na igreja está por isso mesmo que você falou: interesse egocêntrico humano de receber algo em troca. Quando me afastei muitos me perguntaram por que estava perdendo a vida eterna e a salvação proposta. Só respondo que não perdi nada, pois não tenho nada.

    Agora "muito obrigado pela oportunidade da certeza da existência de Jesus..." é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. O grande problema da cristandade é confundir a esperança com a verdade. A esperança é apenas isso: esperança. Pode ou não coadunar com a verdade.

    Depois que passei a experimentar o agnosticismo teísta passei a ter uma paz como nunca antes tive.

    Enéias

    ResponderExcluir