domingo, 24 de janeiro de 2010

A Verdade sobre as Calorias (3ª e última parte)

Cleiton Heredia


Você sabia que o ato de cozinhar pode afetar a quantidade de calorias que o nosso corpo extrai dos alimentos?

Segundo o bioantropólogo da Universidade de Harvard, Richard Wrangham, cozinhar agrega mais energia à comida, pois a temperatura elevada necessária para se cozinhar os alimentos altera sua estrutura em nível molecular tornando assim mais fácil para o organismo digeri-la. E você já sabe, quanto mais fácil for para o seu organismo digerir um alimento, menor será o gasto de energia necessária e maior será sua absorção.


Stephen Secor, professor de Ciências Biológicas da Universidade do Alabama, realizou uma pesquisa com jiboias (elas são boas para estudos sobre a digestão porque depois de comer ficam dias sem se mover tornando mais fácil observar as alterações no metabolismo relacionadas ao que comeram). Grupos diferentes de cobras foram alimentados com uma das quatro opções: carne crua inteira, carne crua picada, carne cozida inteira e carne cozida picada.

Ele descobriu que picar a carne reduz o gasto de energia da digestão em 12,4% e cozinhar em 12,7%. Mas se a carne for picada e cozida a economia de energia será de 23,4%. "Uma redução significativa", observou Secor. Com esta economia sobrará muito mais energia (calorias) para serem armazenadas em forma de gordura.

Portanto, aquela dica dos nutricionistas para incluirmos mais alimentos crus em nossa dieta tem fundamento científico, em especial para os casos de dietas com baixo consumo de calorias. Isto não significa que você terá que começar a comer tudo cru, mas que deve lembrar que se um determinado alimento pode ser consumido na forma crua ou cozido, dê preferência a crua.


No mais, como tudo na saúde, o critério do bom senso deve sempre predominar. Os radicalismos são prejudiciais à saúde. Se por acaso está procurando emagrecer não adianta querer perder em um mês tudo aquilo que você levou dez anos para adquirir. Ficar sem comer e malhar de forma descontrolada e exagerada só vai acabar fazendo com que perca a saúde. Isto é um contra senso, querer emagrecer para ter melhor saúde e perdê-la durante o processo.

Vá com calma! Mude seus hábitos alimentares planejando uma verdadeira reeducação alimentar substituindo sempre que possível os alimentos refinados e industrializados por alimentos integrais e crus. Lembre-se que na contabilidade do corpo você só irá emagrecer se gastar mais energia (calorias) do que as ingerir, portanto não se esqueça da prática regular de exercícios físicos.

Um comentário:

  1. Eu não sabia que cozinhar a comida a tornava mais calórica. Mas agora que o "trabalho" do organismo em digerir a comida também conta, fica mais fácil entender.

    E a dica de alimentos crus deve funcionar mesmo. basta olhar para o Japão: Japoneses comem muita verdura e também o famoso peixe cru. Deve ser por isso que lá há menos gordos do que aqui rsrs...

    Um abraço!

    ResponderExcluir