terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Ilusão da Esperança Espírita

por Cleiton Heredia


No interessante debate que está sendo realizado neste blog relacionado à última parte da série de postagens intitulada "A Máfia Psíquica", eu aprendi algo curioso em relação à doutrina/reli- gião espírita.

Em um ponto do debate, o cético Carlos Barth fez o seguinte questionamento ao espírita Vitor Moura Visoni (com o pseudônimo de "Enfant Terrible"):

- Se meu pai foi a reencarnação de Napoleão, ao me comunicar(*) com ele, falaria com meu pai ou com Napoleão?

(*) É óbvio que Carlos Barth está se referindo ao tipo de comunicação que os espíritas acreditam que pode ser estabelecido entre os vivos e os mortos.


O Sr.Vitor responde:

- Com seu pai. Até agora, tudo indica que a vasta maioria dos espíritos não se lembra de suas vidas passadas.

Achei a pergunta genial (nunca havia pensado nisto deste ângulo), mas confesso que a resposta me surpreendeu.

Se eu entendi corretamente, no caso hipotético do espírito de Napoleão já ter reencarnado, então não existirá mais a possibilidade de contatá-lo em uma sessão espírita, pois este espírito já não existe mais como Napoleão, e sim como o pai do Carlos Barth.

Curioso, não acham?


Isto quer dizer que se um parente seu que você ama muito (por exemplo: sua avó, sua mãe ou um filho) morrer e depois reencarnar em outro ser qualquer, você pode perder as esperanças de revê-lo no além ou no mundo dos espíritos quando você próprio morrer e for para lá como um espírito.

Isto porque seu ente querido já não existirá mais no mundo espiritual da forma como você gostaria de encontrá-lo (ou seja, como sua avó, sua mãe ou seu filho), pois este espírito já assumiu outra personalidade e será outra pessoa ou outro espírito sem a menor noção de quem você é.


Portanto, se você acredita na filosofia/religião espírita e perdeu alguma pessoa muito querida, mas tem a esperança de revê-la no mundo espiritual, pode ir tirando seu cavalinho da chuva, pois talvez isto nunca aconteça. Na verdade, tal situação não será muito diferente da morte/separação eterna, pois se ele reencarnou, você nunca mais o reencontrará da forma como gostaria.

Fico imaginando a cena:


Filho morre e vai para o plano espiritual com o forte desejo de rever a sua querida mãezinha que faleceu quando ele ainda era uma criança. Chegando lá começa a perguntar para um e para outro a respeito de sua mãe, até que um espírito mais evoluído (talvez Jesus) lhe dá a notícia:

- Sua mãe não existe mais da forma como você a conheceu. Ela reencarnou em um homem que já morreu de câncer. O espírito dele está ali. Se quiser ir bater um papo com ele fique a vontade, mas ele não terá a menor noção de que um dia foi a sua mãe.

Pelo visto o espiritismo não fornece uma esperança tão sólida como muitos acreditam.


Desta perspectiva sou muito mais a esperança dos cristãos que crêem na imortalidade da alma ou na ressurreição do corpo por ocasião da volta de Jesus. Pelo menos eles possuem a inabalável esperança de que a separação ocasionada pela morte não será eterna, pois, segundo suas crenças, irão verdadeiramente rever um dia seus próprios entes queridos.

Separei abaixo uma música cantada na bela voz da intérprete e compositora cristã, Alessandra Samadello, que fala da esperança que os cristãos possuem em relação à morte:


Concluindo, já que estamos falando de duas crenças (cristianismo e espiritismo) cujo principal fundamento é a fé, seria bom não trocar o certo pelo duvidoso.

12 comentários:

  1. Caro Cleiton,

    em minha resposta ao Carlos Barth, eu não dei a resposta espírita, que é oposta ao que eu disse. Eu dei a resposta que as evidências forneceram à Ciência até o momento. A resposta espírita (ou, ao menos, por alguns dos espíritas) é que o espírito ao se comunicar pode assumir quaisquer de suas personalidades passadas, porque, dependendo de seu grau de evolução, se lembraria de todas elas. Porém, não foi isso o que se verificou com crianças que além de possuírem lembranças de uma vida passada, possuem lembranças do que aconteceu entre as vidas passada e atual, nem com pessoas que passaram por uma EQM.

    Se quiser saber mais sobre o assunto (de um ponto de vista científico, e não religioso), basta acessar:

    http://www.4shared.com/file/201121329/1ce800fd/Intermission-memories---JNDS_t.html

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma duvida: um ser humano pode reencarnar como um pé de alface?

    Se sim, o que um pé de alface teria que fazer de tão ruim para reencarnar na forma de um espinheiro?

    É claro que acima estou fazendo referência a crença espirita nos moldes do hinduísmo.

    Outra duvida: se a população humana não para de crescer, em que local do Universo fica a fabrica de espiritos?

    Última duvida: o espiritismo é uma loucura ainda maior do que as demais religiões ou sou eu que não reencarnei vezes suficientes para poder entender esse amontoado de besteiras?

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    O espiritismo sempre me pareceu confuso, cheio de lacunas. Essa é mais uma. Ótima postagem!

    SDS

    ResponderExcluir
  4. Um dos mais graves problemas com a hipótese da reencarnação como teoria científica, para mim, é o fato de que ela não resolve problema algum.

    O que exatamante no universo e na vida exige a reencarnação como sua única explicação?

    Não há resposta. Há sim, pessoas que pressupõem a reencarnação e depois saem por aí mendigando evidências científicas, tornando qualquer caso obscuro como "evidência forte" de que sua crença é cientificamente correta.

    Nascem daí as famosas "pseudociências".

    ResponderExcluir
  5. Adoreiiii essa postagem!
    Segue a minha concepção a respeito da religião espirita!Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal,
    A resposta do Vitor não está de acordo com o espiritismo kardecista.
    Se você chamar um ente querido ele te responderá sempre.
    Pode ser que não o veja, pode ser que ele esteja em outra parte, em outro lugar. Mas não duvide, estão ligados pelo coração... Não há espaço, tempo, distância ou fronteiras para o amor.
    O amor, que é lei de Deus, perfuma o charco com flores e ilumina com estrelas o abismo do infinito.
    Você sempre estará ligado às pessoas que ama.
    Jesus nos ama... É por isso que está junto de nós em nossa caminhada para Deus.
    Revejam, apenas como poesia ilustrativa, o início e o fim da novela “Alma Gêmea” e meditem mais sobre o assunto:
    http://www.youtube.com/watch?v=JxPN5ClOy80&feature=related
    Abraços,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente não acredito em reencarnação.
    Mas, acredito que somos seres espirituais.
    A bíblia diz que no mundo espiritual não existe grau parentesco...ou similaridade tipo matrimônio...à exemplo dos irmãos que deveria casar com a viúva. Alembra-se?

    ResponderExcluir
  8. Senhores, acima encontraremos uma miscelânia à respeito do Espiritismo Kardecista, na realidade senhores e senhoras, para compreender realmente o espiritismo, não basta apenas "molhar os pés" mas sim "mergulhar fundo" o Espiritismo verdadeiro, é uma doutrina seríssima, com uma base extremamente forte, com vários fundamentos que precisam ser estudados com seriedade de quem realmente quer aprender, para os senhores terem uma idéia de quão complicada é essa doutrina, já tenho 28 anos de espiritismo e não sei tudo e nem perto disso passo.

    ResponderExcluir
  9. Ekel,

    Com todo o respeito, cada religioso considera a sua própria doutrina religiosa como algo muito sério e com uma base extremamente forte. E mais, o fato de algo ser extremamente complicado de se entender não é garantia de que seja verdade.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Procurando por determinado assunto, foi me indicado este site.
    É ótimo que as pessoas procurem se informar, esclarecer algumas lacunas em suas vidas.
    Não se pode dizer que esta ou aquela religião está certa e sim verificar se o seu conteúdo tem lógica e bom senso.
    E para isso é necessário estudá-la e muito.
    Não é uma frase isolada ou um assunto incompleto que vamos fazer o estudo como um todo.
    Quando se tenta fazer uma comunicação com um espírito, qualquer que seja ele, é necessário verificar a real necessidade e o real propósito desta comunicação.
    Se é necessário e util, pode-se obter comunicação de quem quer que seja.
    Não nos esqueçamos que através do nosso descanso corporal, com o sono, o nosso espírito vai em busca de seus interesses (a do espírito) pois o corpo não manda no espírito e se for o caso, ele pode fazer contato com qualquer outro espírito.
    Temos que lembrar sempre de duas coisas: a necessidade e o merecimento, para se obter algo relacionado com o plano espiritual, acredito também que no plano material, para possamos viver em paz e feliz.
    Acrescento que o desencarnado, não reencarna de imediato à sua "morte".
    Este sempre passará por um período no Plano Espiritual e alguns poderão demorar uns bons anos para retornar ao orbe terrestre.
    Desculpe por intrometer-me no assunto, penso que deveria acrescentar para tentar esclarecer.
    Espero que tenha ajudado.
    Abraços
    Bn

    ResponderExcluir
  11. Bene,

    Você mencionou "necessidade e merecimento".

    Acredito que este suposto mundo espiritual em que você crê, não considere a ciência "merecedora" de uma prova incontestável de que o espiritismo seja verdadeiro. Ou será que os espíritos não consideram "necessário" tal prova?

    Obrigado pela participação e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro companheiro Cleiton, uma breve leitura do seu artigo demonstra o quão distante está a sua concepção do Espiritismo do que ele realmente é. Como diz o amigo Bene acima, é necessário um profundo conhecimento de determinado assunto a ponto de criticá-lo, pois caso contrário será apenas uma demonstração de ignorância ou de má-fé com relação ao tema em questão. Uma breve leitura das principais obras do Espiritismo, o pentateuco da Codificação, responderia às suas perguntas. Para maiores esclarecimentos ainda, principalmente com relação ao aspecto filosófico da Doutrina, recomendaria a leitura da excelente obra Depois da Morte de Léon Denis.
      Com relação ao aspecto científico da Doutrina Espírita, sugeriria que analisasse, de maneira séria, obras de pesquisadores como Alfred Russel Wallace, Sir William Crookes, Sir Oliver Joseph Lodge, Frederic Myers, Alexandre Aksakof, Camillie Flammarion, Friedrich Zollner, Charles Richet, Ernesto Bozzano, Cesare Lombroso, Ian Stevenson, Sri H. N. Banerjee, Sir Arthur Conan Doyle, Lord Rayleigh, William Barret, Léon Denis, Gabriel Dellane, Carl du Prel, Albert de Rochás, entre outros.
      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Saudações fraternais.

      Excluir