sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma Mensagem de Natal

"Pobre José. Deus foi um ato difícil de seguir." (Perde-se muito na tradução)


Acredito que este cartaz possa revoltar alguns cristãos pela insensibilidade ou falta de respeito. Porém, ele não é iniciativa dos ateus, como alguns podem precipitadamente imaginar, mas sim de um grupo de cristãos com pensamento progressista da Paróquia de St Mathew-in-the-city em Auckland na Nova Zelândia.

Eles resolveram erguer estes cartazes pela cidade com a intenção de provocar um debate sobre a interpretação literal da concepção virginal de Jesus e da história do Natal como um todo.

Segundo o vigário da igreja, Glynn Cardy, "Estamos tentando fazer com que as pessoas pensem mais sobre o que o Natal significa. Será apenas sobre um deus masculino espiritual, que envia o seu esperma para que uma criança possa nascer, ou é sobre o poder do amor no nosso meio, como se vê em Jesus?"

A porta-voz da Igreja Católica em Auckland é da opinião que a primeira tem precedência sobre a segunda. Lyndsay Freer considera o cartaz ofensivo, "A nossa tradição cristã de 2 mil anos, afirma que Maria permaneceu virgem e que Jesus é o filho de Deus e não de José. Esse cartaz é inapropriado e desrespeitador".

O grupo Family fist considera que qualquer debate sobre o nascimento virgem só deve ter lugar dentro da igreja. "Confrontar as crianças e as famílias com o conceito, através de um cartaz publicitário, é completamente irresponsável e desnecessário".

E como não poderia ser diferente, um zeloso cidadão cristão tradicional já resolveu demonstrar o seu amor e fraternidade para com o cartaz, como se pode ver na foto abaixo:



Os ateus são muitas vezes acusados de mostrar apenas o lado negativo da religião ou de ficar "procurando pelo em ovo", mas como vocês puderam ver, quase sempre as confusões e conflitos são criados internamente entre os próprios cristãos.

É uma pena...

Um comentário:

  1. A grande questão é que não sabemos mais qual a essência do cristianismo. Virou uma bagunça terrível! E agora mais essa...

    ResponderExcluir