segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

"Eu quero acreditar" (7ª parte - Conclusão)


Não pretendo relatar aqui como mudei minhas convicções em relação às minhas crenças de infância, pois isto já foi feito na série de 12 postagens intituladas: "O Ministério dos Crentes adverte: Questionar pode ser prejudicial à sua fé" publicadas entre 22 de maio e 05 de junho de 2009.

Aqueles que acompanham este blog desde seu início (1º de fevereiro de 2008) puderam verificar como meu pensamento evoluiu (ou regrediu - dependendo do seu referencial) do teísmo para o agnosticismo teísta, e agora rumo ao ateísmo. Não posso dizer que advogo um ateísmo agnóstico, pois não vejo a menor necessidade e coerência de se falar em provas ou da ausência delas quando tal preocupação deveria se limitar aos que insistem em trazer para o campo da razão algo que se restringe ao campo da fé.

Acredito que esta é a primeira vez que me declaro abertamente "ateu", apesar do marco de mudança já ter ocorrido na postagem "Ateísmo: Uma Declaração de Liberdade".

Sei que para muitos que me conhecem já há algum tempo (especialmente aqueles que tiveram contato comigo pelas igrejas que passei), tal declaração deva chocar, porém para estes eu gostaria de lhes pedir que lessem (ou relessem) aquilo que escrevi na conclusão da série "O Ministério dos Crentes adverte: Questionar pode ser prejudicial à sua fé (Parte 12 - Última Parte)".

Lá deixei bem claro que as minhas convicções religiosas e filosóficas mudaram, mas não o meu caráter. O grande problema reside na visão preconceituosa e deturpada como os crentes insistem em ver os ateus, ou seja, como um bando de loucos pervertidos para quem a vida não faz o menor sentido. Infelizmente são raríssimos os crentes que conseguem ver os ateus como pessoas normais, respeitosas, morais, que valorizam a vida e que desfrutam de felicidade e paz interior (eu mesmo não conheço nenhum crente que tenha esta visão dos ateus - você conhece algum?).

Quero deixar bem claro que, como a maior parte dos ateus esclarecidos, não sou contra a idéia de deus ou deuses. Pelo contrário, até que considero esta idéia bastante atraente e com toda sinceridade gostaria muito que ela fosse uma realidade irrefutável. Porém, tenho que ser sincero às minhas mais profundas convicções. Se, racionalmente falando, não encontro motivos para aceitar a existência de qualquer divindade que seja, não irei violar minha consciência só porque estou com medo da realidade de um mundo sem deus, ou ainda, só porque tenho receio de como ficará a minha imagem pessoal perante aqueles que me conhecem.

Em outras palavras:

"EU ATÉ QUE QUERO ACREDITAR, MAS DESDE QUE ISTO NÃO EXIJA O SACRIFÍCIO DA RAZÃO, DA LÓGICA E DO BOM SENSO".


Portanto, sigo meu caminho consciente de que muita coisa pode ainda mudar nas minhas convicções, menos a sinceridade e a coragem em continuar me posicionando ao lado daquilo que a minha consciência reconhece e aprova como sendo a verdade ou a realidade.



Fim da série: "Eu quero acreditar"

6 comentários:

  1. Cleiton,

    O seu ateísmo é verdadeiramente fruto do Espírito Santo. (rs) Isso porque suas duvidas a respeito da religião começaram - pelo menos eu imagino que tenha sido assim - com a desconfiança de que o dogma sobre a Trindade era uma furada. Acertei?

    ResponderExcluir
  2. Cleiton,

    Parabéns por assumir. Eu acredito que o caráter, a ética e a moral estão dissociados da religiosidade. Isto é: ateu ou não a pessoa pode e deve ser correta.

    Você não está só nesse novo caminho. O caminho rumo a verdade é surpreendente, não é? Era mais do que óbvio que o final do caminho seria esse!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    Muito boa esta sua sacada!!!

    Nem tinha pensado nisto desta forma, mas você está corretíssimo!

    Se a IASD nunca tivesse feito a besteira que fez de incorporar um dogma católico e absurdo no seio de suas crenças fundamentais, talvez eu nunca tivesse avançado tanto em minhas pesquisas em busca da verdade, e muito provavelmente continuasse sendo até hoje um cristão como eu sempre fui.

    Mas acho que também sua história deva combinar com a minha neste aspecto, estou certo?

    Se for, temos uma dívida de gratidão com a IASD. (rs)

    ResponderExcluir
  4. Enéias,

    E você? Como vai o seu processo rumo à verdade? Como sei que você é um cara muito inteligente, parece-me também óbvio que seu caminho não será muito diferente.

    Um detalhe: Não considero minha atual postura como o fim de um caminho. Como eu sempre disse em minhas postagens, estarei sempre pronto a mudar sem qualquer tipo de constragimento desde que devidamente convencido pela verdade.

    ResponderExcluir
  5. Cleiton,

    Parabéns pela série de postagens e pela travessia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Cleiton,

    Pelo caminho que você e o Ricardo tomaram é fácil concluir em que ponto cheguei. No caso do Ricardo, como de costume, ele costuma radicalizar, correto? Eu sempre fui de comer pelas beiradas, mas não fujo do que considero ser real. Ainda busquei me escudar no agnosticismo deísta, mas já sei que foi batalha perdida.

    Meu argumento, porém, permanece: não foi argumento ateísta que me atraiu, mas a fragilidade da argumentação teísta que me empurrou para o rumo no qual me encontro. Não culpo ninguém, mas certamente a doutrina da Trindade abriu as portas para a liberdade...

    Como se costuma dizer: quem saiu é porque nunca esteve. Creio que sempre foi o meu caso. Na realidade eu nunca entrei, pois nasci no contexto, mesmo assim tive uma chance: pude sair e me sinto bem melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir