quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Espiritismo Moderno ou Ilusionismo Antigo – Parte 3


Em janeiro de 1868 Allan Kardec publicou o livro “A Gênese – Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo”. As idéias contidas neste livro constam como sendo dos espíritos (um deles seria o espírito de Galileu).

Mas na verdade o que pode ser constatado é que o livro está repleto dos erros da astronomia e biologia da época. São erros que variam desde a evolução das espécies até o número de satélites dos planetas. Será que estes “espíritos” tinham um conhecimento tão limitado quanto à ciência daquela época?


A realidade constatável é que este livro foi escrito mesmo é com a ajuda do cientista Camilo Flammarion. Leia sua desconcertante declaração muitos anos depois ao referir-se às idéias espíritas:

“São evidentemente o reflexo do que eu sabia, do que pensávamos naquela época sobre a cosmogonia”.

E mais:

“Se o caro colega espera que diga alguma coisa de preciso eu não poderia. Comecei meus trabalhos com referência a essa questão em 1862; eis, pois, sessenta anos que os pesquiso. Hoje não posso afirmar senão uma coisa, é que eu nada sei, é que não compreendo nada absolutamente. Um só ponto me parece esclarecido: é que, na grande maioria dos casos, há sugestão consciente ou não de espírito a espírito”. (Les morts vivent-isl, p. 89).

Percebeu sua franqueza? Ele disse: “sugestão consciente ou não de espírito a espírito”, em outras palavras, fraude conscientemente fabricada e fruto da inventividade criativa do ser humano ou inconscientemente divulgada pelos crédulos.


Tal fato me faz voltar na primeira postagem desta série para mencionar que algo semelhante aconteceu com a profetiza da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Ellen G.White, ao declarar em agosto de 1850 que viu em visão que tais batidas misteriosas eram parte da obra de Satanás para enganar a humanidade nos últimos dias. O conteúdo dessa visão foi publicado em 1851 no primeiro livro de Ellen White, intitulado A Sketch of the Christian Experience and Views of Ellen G. White (págs. 47 e 48), e republicado posteriormente nos livros Primeiros Escritos (págs. 59 e 60) e Vida e Ensinos (págs. 168-170).

Cinco anos depois, quando as duas irmãs admitiram publicamente que elas mesmas haviam causado as batidas misteriosas, sem qualquer envolvimento sobrenatural na questão, um grande constrangimento surgiu em relação à confiabilidade dos escritos “proféticos” de Ellen White.


O Professor de teologia da Igreja Adventista Alberto R.Timm em um artigo publicado na revista ancião de abril/junho de 2003 tenta explicar este “aparente” erro da seguinte forma:

“Posteriormente, no entanto, as próprias irmãs Fox esclareceram que as batidas misteriosas foram realmente de origem sobrenatural, e que elas as haviam negado publicamente devido à pressão popular que estavam enfrentando. Mas esse esclarecimento posterior não conseguiu desfazer completamente a noção de que as batidas misteriosas não passavam de mera farsa.”

Ele continua:

“Ainda que houvessem dúvidas a respeito dos testemunhos contraditórios das irmãs Fox, jamais poderíamos desconhecer a importância que os próprios espíritas atribuem às experiências sobrenaturais por elas vivenciadas. Em 1948 a Associação Nacional Espírita dos Estados Unidos publicou o Centennial Book of Modern Spiritualism in America , reconhecendo a experiência na casa da família Fox, em 1848, como assinalando o surgimento do espiritismo moderno. Em junho de 1992, visitei pessoalmente o local da casa da família Fox, em Hydesville, Nova York, onde existe uma pedra angular com a seguinte inscrição: ‘Local do nascimento e santuário do espiritismo moderno. Erigido mediante as mais generosas contribuições de espíritas e seus amigos ao redor do mundo, em honra a cada médium espírita desde os dias das irmãs Fox, em 1848, até aos nossos médiuns espíritas do presente e do futuro. Esta pedra angular foi comprada e colocada pelo Ministério da Ciência Espiritual e Divina e pelos amigos, no dia 4 de julho de 1855’.”

E conclui:

“Isto significa que tanto o testemunho posterior das irmãs Fox como o reconhecimento dos próprios espíritas modernos confirmam a origem sobrenatural das batidas misteriosas, interpretadas por Ellen White como de origem satânica.”

Uma conclusão um tanto estranha! Ele diz que Ellen White não errou por que as duas irmãs mais tarde desmentiram o desmentido (Quer dizer que agora aquelas duas alcoólatras estavam falando a verdade? Quem garante?) e porque os espíritas acreditam que tudo era verdade (Se existe alguém no mundo que aposta sua vida na autenticidade das batidas, com certeza este será um espírita cuja crença depende disto ser verdade). Que ingenuidade!

Bem, para os Adventistas e muitas outras religiões protestantes o Espiritismo não passa de uma farsa diabólica, mas existem aqueles que entendem que a farsa é mesmo meramente humana.

Continua...

2 comentários:

  1. Cleiton:

    Faço parte (hoje) dos que enxergam, na maioria dos casos de espiritismo, fraude humana. No que diz respeito aos escritos de EGW será apenas questão de tempo para que a IASD a reduza a uma conselheira – não mais que isso. Como conselho difere de profecia será bem mais fácil ajustar os grandes equívocos.

    Cada dia eu tenho MAIS motivos para crer cada vez MENOS.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela série. Estou aguardando o próximo capítulo.

    ResponderExcluir