domingo, 19 de outubro de 2008

Ilusionismo versus Espiritualismo - Uma briga ao vivo


Recentemente abordei em uma série de 12 postagens o tema do espiritualismo versus o ilusionismo, porém, mesmo correndo o risco de me tornar repetitivo, quero retomar o assunto em face de novas descobertas.

Pela pesquisa que havia feito da história, nada amigável, da relação entre os mágicos ilusionistas e os médiuns/paranormais espiritualistas, não tinha qualquer dúvida dos profundos ressentimentos históricos existentes entre estes dois grupos.

Porém, para minha surpresa não pensei que haveria de descobrir um acontecimento tão recente que evidenciasse de forma tão clara a insistente charlatanice dos espiritualistas, bem como a coragem dos mágicos ilusionistas em continuar denunciando esta corja de mentirosos e aproveitadores.


Caso você seja um espírita ou se simpatize com a filosofia e esteja se sentindo ofendido, só posso lhe dizer que nada tenho contra a filosofia espiritualista, mas até a respeito como qualquer outra filosofia religiosa, porém minha "bronca" é contra estes "espertinhos" que insistem em utilizar técnicas mágicas de ilusionismo na tentativa de provar que são pessoas especiais e que existem provas para suas crenças, em especial para a crença na possibilidade de comunicação com os supostos espíritos desencarnados.

Mais de mil médiuns já tentaram embolsar a tentadora quantia de um milhão de dólares oferecida pela "James Randi Educational Foundation" para o médium ou paranormal que demonstre possuir poderes verdadeiramente sobrenaturais em um ambiente controlado. Mas a verdade é que todos estes que tentaram não conseguiram sequer passar nos testes preliminares. É contra este bando de charlatões que me revolto.

Caso tenha um tempinho sobrando assista a este vídeo onde James Randi detona o falso paranormal Uri Geller, o evangelista pilantra Peter Popoff, e aqueles malucos caras-de-pau que afirmam realizar cirurgias sem bisturi com a ajuda dos espíritos:


Bem, mas não são a estes casos a que quero referir-me nesta postagem. Quero sim contar-lhes a recente história ocorrida num Show de TV chamado "Phenomenon" nos Estados Unidos.

Este programa foi idealizado com o objetivo de fazer uma competição entre mentalistas (mágicos que simulam paranormalidade ou mediunidade através de técnicas ilusionistas), onde o vencedor seria reconhecido como o fenômeno do mentalismo e ganharia o prêmio de US$250.000,00 (nada mal, hem?).


Tim Vincent (apresentador do programa) convidou a dois ilusionistas famosos para atuarem como juizes: Criss Angel (Mindfreak) e Uri Geller. O primeiro é um ilusionista sério (ou seja, honesto - realiza coisas incríveis e impossíveis, mas sem precisar alegar possuir poderes oriundos do além). Já o segundo é uma piada, pois foi desmascarado como paranormal, mas mesmo assim continuou na maior cara-de-pau atuando no meio mágico.

O primeiro programa foi ao ar ao vivo no dia 24 de outubro de 2007, mas a coisa pegou fogo prá valer no segundo programa, realizado ao vivo na noite de Halloween de 2007, onde o auto-proclamado paranormal espiritualista Jim Callaham fez o seu "show".


Um parêntese: não sei o que Jim Callaham estava fazendo naquele programa destinado a uma competição entre mágicos ilusionistas especializados em técnicas de mentalismo (bem, na verdade eu sei - ele estava atrás do prêmio, é claro!). Jim Callaham não se apresenta como um mágico, mas sim como um "autêntico" médium paranormal que afirma ser possuído pelo espírito de um escritor falecido (os produtores aceitaram a participação de Jim Callaham devido ao fato de um espírita sendo possuído ao vivo por um espírito, dar muito mais ibope que um ilusionista - fazer o que?). Fim do parêntese.

O desafio de Jim Callaham seria descobrir qual era o objeto, escolhido de um conjunto de cem, que estaria oculto dentro de caixa lacrada. Começa o programa e agora vou deixar você curtindo a encenação ridícula e patética de Jim Callaham:


Você percebeu a diferença entre um mágico de verdade e um ex-paranormal? Uri Geller escolheu sair pela tangente dando uma resposta dúbia. Por outro lado, Criss Angel, que já havia declarado antes do programa ir ao ar, que não iria tolerar charlatões denegrindo a arte, "chutou o pau da barraca" e falou que aquela apresentação foi cômica.


Como se não bastasse a humilhação pública a que Jim Callaham submeteu o suposto espírito do escritor que o possuiu, pois o mesmo conseguiu a façanha de cometer um erro ortográfico em apenas três palavras simples (é "wheels" e não "weels"), ele mesmo foi humilhado em rede nacional (NBC), pois não teve como responder ao desafio de Criss Angel que lhe ofereceu um milhão de dólares para dizer o que trazia em dois pequenos envelopes.

Ouvi alguns depoimentos posteriores de Jim Callaham e ele de maneira muito astuta relacionou o ataque que Criss Angel fez às suas pretensões de médium paranormal, com os ataques que os céticos frequentemente dirigem às crenças espiritualistas. Desta forma se coloca convenientemente na posição de vítima ganhando a simpatia de muitos.

Porém, para aqueles que procuram sempre pela verdade, tudo ficou mais uma vez bem evidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário