quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O seu celular reflete as suas necessidades

por Cleiton Heredia


Acho interessante de ver a reação de algumas pessoas quando eu tiro o meu celular do bolso. Como eu uso um aparelho bem básico, ou seja, que faz e recebe chamadas, alguns amigos não conseguem disfarçar a decepção de me ver com algo tão simples.

Por outro lado, eu às vezes também gosto de ficar observando a maneira como alguns tiram os seus aparelhos celulares de última geração do bolso. Alguns o fazem com verdadeiros demonstradores em um comercial para TV. O aparelho é posicionado a uma certa distância do corpo possibilitando aos que estão à sua volta apreciarem o tão cobiçado aparelho.

No meu caso, não raras vezes eu ouço: "Nossa! Porque você não compra um celular melhor?" Minha resposta geralmente tem sido: "Quem sabe um dia, quando eu precisar de um celular melhor". Já no caso daqueles que possuem aquelas incríveis Ferraris da telefonia móvel, tenho notado que a reação daqueles que estão ao redor geralmente consiste em olhar fingindo que não está vendo. Interessante, não? A reação é mais perceptível em um caso do que no outro.

Veja bem, nada contra aos que possuem celulares sofisticadíssimos. Eu acredito que se eles investiram uma pequena fortuna naqueles aparelhos é porque precisam dispor de todas as tecnologias que eles lhes oferecem. É claro que ninguém seria tão tolo de comprar uma espaçonave intergaláctica para depois usá-la somente para comprar pão todos os dias na padaria da esquina, certo?

Errado! No caso em questão o uso da lógica não funciona. E não funciona por causa da profunda necessidade que alguns possuem de ostentar um status que os distinga da maioria e os coloque num patamar de destaque. Fazem isto mesmo à custa de verdadeiros sacrifícios financeiros.

A meu ver, o grande problema destas pessoas é acreditarem que conquistarão admiração e respeito de outras pessoas através da ostentação de status e luxo. Muitas delas não precisam de fato de um aparelho celular com acesso à internet, mas precisam desesperadamente de se sentir apreciadas e valorizadas.

Jonathan Swift, poeta e clérigo que se tornou reitor da St. Patrick's Cathedral, em Dublin, escreveu de forma muito apropriada:

"O luxo não atrai o respeito, mas sim a inveja."

Se você pretende ser verdadeiramente respeitado, apreciado e valorizado invista menos em ter e mais em ser.

Seja mais bondoso, tolerante, amigo, paciente, ouvinte, presente, atencioso, respeitador e humano, pois são características como estas que possuem o potencial de nos tornar realmente importantes para aqueles que sabem valorizar a essência e não somente a aparência.

Quantos a aqueles que não sabem, repense se vale realmente à pena pautar sua vida pela banalidade dos critérios supérfluos que eles adotaram.

7 comentários:

  1. Concordo. Faço parte do time que só usa o celular para a função fone e despertador. Não me empolgo com aparelhos sofisticados. Eu não teria o que fazer com os recursos.

    Minha ambição atual é ter um que aceite dois chips. Tenho duas linhas e não há, no meu caso, como ser diferente. Prefiro manter sempre um fone para família e amigos (24 horas ligado) e o outro apenas para negócios (que que posso desligar nos finais de semana). Que seja simples e com bateria de longa duração. Nada mais do que isso.

    ResponderExcluir
  2. Já dizia Freud que "há ocasiões na vida de um homem em que um charuto não é nada além de um charuto".

    Mas há quem veja um charuto e logo pense em, sei lá, celulares?

    ResponderExcluir
  3. Moro em cidade pequena e o que mais vejo acontecer é exatamente isso: pessoas querendo mostrar status. Meu celular atual custou exatamente R$5.00 rs tem dia que ele resolve nem fazer ligações. Meu celular antigo tive que grudar um band-aid porque a capinha dele era quebrada e a bateria dele vivia soltando rsrs. Quando todos viravam pra mim e "por que voce não compra um celular novo?" eu respondia "o dia que um deles fritar ovos pra mim eu compro!" rs
    Mas infelizmente vemos que algumas pessoas se apegam a valores "errados".

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um dos bonitões faz menos de dois meses, mas realmente eu uso a Internet, o Facebook, a música, etc.. Além de contar com filmadora, câmera e gravador de voz pra quando necessário provar alguma coisa na justiça...

    ResponderExcluir
  5. Isso é tecnofobia. Você despreza as pessoas com celulares melhores e inventa sentimentos que talvez elas não tenham (como o de "atrair atenção dos outros") pra ostentar sua pretensa 'superioridade' em ter algo defasado, adicionando a desculpa que só a funcionalidade da discagem por voz é necessária.

    Não dá pra quase ninguém usar essa desculpa hoje em dia "a sério". SMSs já dominam o cenário, e muitas das funções de um celular moderno já viraram indispensáveis, como o usuário Fiszpan Porcel comentou.

    ResponderExcluir
  6. Tecnofobia? De forma alguma, Patola. Sou apaixonado pela tecnologia e ela faz parte de minha vida a todo momento. Apenas acho que investir pesado em um produto tecnológico com recursos sofisticadíssimos os quais eu não preciso no momento, é jogar dinheiro fora.

    Se eu estivesse no lugar do Fizpan Porcel, eu também teria um celular com acesso a internet, pois como ele mesmo afirmou: "eu uso a Internet, o Facebook, a música, etc."

    Ah! O meu celular baratinho também manda SMS (rs).

    Um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que pessoas que se preocupam mais com o que você tem ao invés de sua essência, não querem o seu bem e sim os seus bens. O meu celular é simples também, não pelo fato de eu não gostar de tecnologia, mas no momento não há motivos para ter um melhor. Já tive um Blackberry top de linha e me livrei dele rapidamente, justamente pelo fato do celular me dar um status que eu não preciso, parecia que eu estava querendo aparecer pros meus amigos quando tirava meu celular do bolso e isso causava inveja. Então decidi continuar simples com o que realmente preciso e me importa. Parabéns pelo seu blog Cleiton, leio frequentemente. Se possível gostaria que desse uma olhada no meu blog um dia http://jaderks.blogspot.com/ \o Abraço

    ResponderExcluir