quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como atuam os Médiuns - Conclusão (Parte 8)

por Cleiton Heredia

Como pudemos ver nesta série de postagens, as técnicas básicas utilizadas pelos médiuns, psíquicos (paranormais) e seus pares, consistem em:

1) Leitura Fria (Efeito Forer e Pescaria)
2) Leitura Quente (Pesquisa)
3) Mesmerismo (Sugestão e Hipnose)
4) Efeitos Físicos (Ilusionismo)

Poderíamos incrementar esta lista com outros itens, tais como:

- Representação teatral (muitos são verdadeiros atores na arte da encenação);
- Se aproveitar dos momentos de fragilidade da vítima (problemas financeiros, separação, doença, morte de entes queridos);
- Utilizar de forma conveniente os conceitos religiosos que fazem parte da crença do ludibriado (utilizados como reforço para que o médium alcance seus objetivos escusos);
- Grande carisma pessoal (as pessoas são atraídas e levadas a depositar total e cega confiança nestes estelionatários da boa fé alheia);
- Declarado desapego material (muitos se revestem de uma aparência de pobreza para não despertar suspeitas);
- Possessão espiritual ou incorporação de entidades que funcionam como um atestado de idoneidade e autoridade (cirurgias espirituais sob o comando do espírito de algum médico famoso, líderes religiosos que afirmam estarem possuídos pelo espírito santo, médiuns que incorporam e falam por aqueles que já morreram, etc.);

Como você pode ver, o que não falta são artimanhas para enganar e se aproveitar dos crédulos.

Para que tudo o que foi revelado aqui não incorra no risco de ser interpretado como intolerância religiosa, apenas quero lembrar aquilo que disse na introdução desta série:

"Não tenho nada contra as pessoas que acreditam na doutrina espírita... O mesmo já não posso dizer daqueles que abusam da boa fé dos incautos e mais fragilizados com a finalidade de auferir algum tipo de vantagem, na maioria dos casos financeira."

Respeito indistintamente as crenças religiosas, mas não tolero aqueles que se valem da manipulação, da mentira e da ilusão para explorar financeiramente a boa fé de quem quer que seja. Eu falei exploração financeira, mas quero lembrá-lo que existem outros tipos de exploração, a saber, a exploração emocional, psicológica e de consciência igualmente praticada por muitos desta estirpe.

Quero concluir dizendo que tudo o que foi revelado aqui se aplica exclusivamente aos médiuns, psíquicos ou paranormais fraudulentos, porém ressalvo que em minhas pesquisas e experiência de vida nunca conheci um se quer que seja reconhecido como comprovadamente genuíno pela comunidade científica.

Como diria Houdini:

"Não estou afirmando categoricamente que não há nada dessas coisas espiritualistas, mas apenas dizendo que até o momento nunca tive conhecimento que qualquer pretensão espiritualista foi atestada como comprovadamente genuína".

Fim desta série.

2 comentários:

  1. Fantástica série Cleiton.

    O erro das pessoas é achar que se precisa ser completamente maligno para realizar tais fraudes.

    Bastam uma oportunidade, alguma necessidade, uma racionalização qualquer que justifique o ato para si mesmo (algo como "há tanta gente que faz pior por aí") e a vergonha de voltar atrás ou admitir-se fraude após ver tanta gente acreditando em você.

    Parabéns!

    Ps.: Desistiu da idéia de restringir o blog?

    ResponderExcluir
  2. Oi Carlos.

    Obrigado por ter lido as postagens.

    Na verdade não desisti ainda de restringir o blog. O problema foi que muitas pessoas tiveram uma série de problemas e não conseguiam de forma alguma se cadastrar para acessa-lo.

    Talvez eu saia do Blogger. Estou no momento pesquisando outros sites de blogs.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir