segunda-feira, 26 de abril de 2010

Seis Possibilidades Problemáticas da Viagem no Tempo

por Cleiton Heredia

Recentemente li um texto de autoria de Augusto C. B. Areal onde ele analisa as possibilidades (hipotéticas, é claro) da viagem no tempo e por achar interessante tentarei reproduzir aqui suas idéias principais.


1ª Possibilidade - O Passado Imutável

O autor compara esta possibilidade com aquilo que acontecia naquele seriado dos anos 60 e 70, chamado "Túnel do Tempo", onde os viajantes do tempo ao interagir com os fatos do passado passam a fazer parte daquilo que realmente aconteceu (nada é alterado).

Por exemplo: Se um viajante do tempo viesse do ano 3010 para a nossa época isto significa esta viagem ajudou de alguma forma a moldar o futuro de onde ele veio.


2ª Possibilidade - Várias Linhas Temporais Diferentes

Nesta possibilidade o passado pode ser alterado, porém ao ser modificado é criada uma nova linha temporal com eventos totalmente diferentes ocorrendo numa espécie de mundo paralelo.

De acordo com esta possibilidade poderia existir um mundo onde uma pessoa, devido a um evento específico, se tornasse um mendigo e um mundo alternativo onde este evento não ocorreu possibilitando que esta mesma pessoa se tornasse um executivo muito bem sucedido.

Se combinarmos esta possibilidade com os eventos religiosos poderíamos ter um mundo alternativo onde Adão e Eva nunca comeram o fruto proibido por Deus ou até uma linha temporal onde Lúcifer nunca houvesse se transformado no Diabo. Neste caso a onisciência e onipresença de Deus abrangeriam todas as possibilidades de forma que pudesse ser o mesmo Deus em todas as linhas temporais ou seria um Deus diferente para cada universo alternativo? Já imaginou uma linha temporal onde Jesus cedesse às tentações de Lúcifer no deserto?


3ª Possibilidade - Um Novo Passado Transitório

Esta idéia foi originalmente considerada no conto de Geoffrey Landis, "Ondulações no Mar de Dirac", publicado na Isaac Asimov Magazine nº 5 de fevereiro de 1991.

A história é mais ou menos assim: Um homem inventa uma máquina do tempo, mas quando está preste a apresentá-la ao mundo, um incêndio irrompe no hotel onde estava hospedado. Prestes a morrer queimado, ele aciona a máquina e volta vinte anos no passado onde consegue mudá-lo e viver normalmente até que novamente chega o dia do incêndio. Neste exato momento o passado se desfaz e ele volta ao hotel em chamas. Mais uma vez ele entra na máquina do tempo e volta ao passado, novamente vive anos atrás, mudando tudo e até prendendo o cara que incendiou o hotel. Porém de nada adianta, pois quando chega o dia do incêndio, tudo volta ao original. Desta forma ele acaba sempre regressando ao passado para não morrer no incêndio, mas sempre gastando alguns segundos a mais para fazê-lo. Desta forma ele passa a se aproximar cada vez mais perto de ser morto pelo incêndio (caso queira fazer um download da revista e ler o conto, clique aqui).


4ª Possibilidade - A Natureza Nunca Permitirá um Paradoxo

Antes de considerar esta possibilidade permita-me explicar rapidamente o que é um paradoxo temporal: Imagine que você retorne ao passado e por um acidente acabe atropelando e matando o seu avô paterno. Se seu avô morreu isto significa que seu pai nunca irá nascer e consequentemente você nunca existirá. Mas se você nunca existiu como então poderia ter voltado no tempo e atropelado o seu avô?

De acordo com esta possibilidade as leis do universo (ou da natureza) impediriam tal encontro fatal que pudesse de alguma forma alterar o futuro e impedir o seu nascimento. Seria como se você estivesse dirigindo no passado e no instante que está para atropelar o seu avô um campo de força o desvia da estrada.

Esta alternativa entende que o universo ou a natureza (Deus?) sempre agirá de alguma forma para isolar os fluxos temporais e impedir que ocorra qualquer tipo de paradoxo.


5ª Possibilidade - O que é mudado reconverge a um futuro comum

Esta possibilidade aceita que o passado possa ser alterado, porém os novos fatos que dali se originará, depois de um tempo irão acabar convergindo na linha temporal original como que as alterações nunca houvessem ocorrido.

Acho que um exemplo pode facilitar a compreensão: Vamos imaginar que uma pessoa volte ao passado e mate Adolf Hitler antes dele criar a Alemanha nazista. É claro que esta alteração fará com que os eventos mundiais dali para frente sejam completamente diferentes. Porém esta possibilidade entende que depois de algum tempo (nem que sejam milhares ou milhões de anos) os eventos mundiais acabariam convergindo para a mesma linha temporal na qual Hitler viveu normalmente.


6ª Possibilidade - Cada vez que o passado muda o presente também muda

O filme "Efeito Borboleta" considera exatamente esta possibilidade. Cada vez que o protagonista voltava ao passado e o alterava, o "presente" deixava automaticamente de existir, sendo substituído por um novo presente criado a partir da mudança. Seria como se a mudança criasse uma nova linha temporal que apagasse e substituísse por completo a linha que antes existia, como se ela nunca houvesse existido.

Muito maluco tudo isto, não acha?

5 comentários:

  1. Aiaiaiaiaiaaai! Suzumiya Haruhi que o diga! É por isso que viajar no tempo é algo que não existe.

    Se existisse uma máquina do tempo, todos (ou muita gente por aí) iriam brigar (lit. "sair no tapa") pra usá-la, e isso criaria uma hecatombe global, impossível de ser prevista e mesmo imaginada pela mente humana, tamanha a complexidade desta alquimia!

    Apesar dos desejos de alguns, ainda bem que isso não existe.

    Aliás, muito bem pensado!

    Digi-Alchemist

    P.S.: Você recebeu o selo "Que Blog Massa"? (o mesmo que está no blog do Enéias T. Borges)

    ResponderExcluir
  2. Cleiton Heredia,
    Você está confundindo conhaque de alcatrão com catraca de canhão, bosta de gato com doce de leite. A ciência já provou que a possibilidade de viajar no tempo é infinitamente improvável.
    As pontes de Einstein e Nathan Rosen, ou buracos de minhocas não duram o suficiente para que uma espaçonave as atravesse. Por outro lado, existe a barreira da velocidade da luz. A teoria da relatividade nos diz que a potência para acelerar uma espaçonave fica cada vez maior quando se aproxima da velocidade da luz. O CERN tem demonstrado que é possível acelerar partículas até 99,99% d velocidade da luz, mas por maior que seja a energia de alimentação,não poderemos ultrapassar a barreira da luz.E já que a viagem para trás no tempo só será possível com a velocidade mais rápida que a luz,isto descarta as viagens inter estrelares quanto as viagens para o futuro.
    Se fosse possível viajar ao passado, porque ninguém voltou do futuro?

    ResponderExcluir
  3. Grande Macedo,

    Como eu mencionei na postagem anterior, estou bem ciente de que a viagem no tempo é apenas uma possibilidade teórica que existe somente nas fórmulas matemáticas da física e nos filmes de ficção científica.

    Porém, como o tema me atrai, eu gosto de ficar brincando com as idéias. Textos como este não possuem qualquer pretensão de defender a viagem no tempo como uma possibilidade no campo prático, mas são apenas meras conjecturas para aguçar a imaginação e quem sabe nos ajudar a entender um pouco melhor os filmes de ficção científica que exploram este assunto.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  4. Se fosse possível viajar no tempo, eu voltaria uma semana atrás. É claro que com o bilhete do resultado atual da megasena!

    ResponderExcluir
  5. Como impossível? Eu acabo de voltar no tempo para corrigir erros de ortografia nesse comentário!

    ResponderExcluir