quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Houdini contra a Bruxa Loira da Rua Lime (11)

por Massimo Polidoro

(Continuação)

A INVESTIGAÇÃO DE HARVARD


Embora impedido de entrar em mais sessões espíritas de Margery, Houdini tinha um amigo jornalista Stewart Griscom infiltrado entre eles para mantê-lo informado dos últimos desenvolvimentos. Isto permitiu o mágico continuamente atualizar seu plano de exposição para o assombro dos seguidores de Margery.

Os ataques do Houdini receberam apoio de uma investigação conduzida no final da primavera de 1925 por um grupo de psicólogos da Universidade de Harvard. Os resultados publicados no Atlantic Monthly (novembro 1925), revelou que Margery tinha sido observada executando vários tipo de subterfúgios:


- Ela tirou uma faixa luminosa colocada no seu tornozelo para denunciar seu movimento e com seu pé livre conseguiu “flu- tuar” um disco luminoso;

- O grupo de Harvard também estabeleceu que ela tinha podido usar o seu pé direito para tocar um sino e tocar os assistentes.

Finalmente, Margery caiu numa armadilha. Um experimentador sentando-se em um lado ofereceu para libertar a sua mão: ela imediatamente aceitou e usou disto tirar algum ectoplasma falso de seu colo e o colocar na mesa.

NOTA DO EDITOR:

Algo me intriga muito nesta história toda. Aqueles que estão acompanhando esta série já entenderam que de todas as manifestações e "fenômenos" espiritualistas que foram devidamente investigados no fim do século XIX e começo do século XX, todos, sem exceção, foram comprovadamente expostos como resultado de fraudes ou truques ilusionistas. Sendo assim, por que motivo movimentos religiosos que possuíam profetas diretamente orientados por Deus, como os Adventistas do 7º Dia com Ellen G. White, insistiam em dizer que tais manifestações eram fruto da ação sobrenatural do Diabo e seus anjos rebeldes? Por que Deus não lhes revelou que tais manifestações não tinham nada de sobrenatural, mas que eram apenas o resultado da ação humana operando enganos e mentiras? A demonização do espiritismo por parte dos crentes, além de ser uma completa ignorância das verdadeiras estratégias humanas por trás dos fenômenos, acaba sendo também o atestado de incompetência do próprio Diabo que não é capaz de criar uma única manifestação verdadeiramente convincente, mas só aqueles truques ridículos que exigem pouca luz e muita safadeza. Não quero com isso ofender a fé dos espíritas, pois os respeito da mesma forma que respeito todas as demais religiões. Porém, só não admito que na ânsia por provar verdadeira suas crenças, fabriquem-se, sem o menor escrúpulo, ilusões com o claro objetivo de enganar e mentir. Uma coisa é pedir para que as pessoas tenham "fé" no mundo dos espíritos e na vida após a morte (acredita quem quiser), outra coisa muito diferente é se fantasiar de fantasma para provar que sua fé é a verdadeira. Bem, acho que vocês entenderam.


Continua...

2 comentários:

  1. Cleiton,

    Eu sei porque “movimentos religiosos que possuíam profetas diretamente orientados por Deus, como os Adventistas do 7º Dia com Ellen G. White, insistiam em dizer que tais manifestações eram fruto da ação sobrenatural do Diabo e seus anjos rebeldes”.

    O motivo é que tais profetas são uma fraude tão grande quanto às supostas manifestações demoníacas.

    ResponderExcluir
  2. Cleiton,

    As igrejas protestantes e em especial a IASD estão procurando desvincular certas idéias. Ellen White, por exemplo, já não é mais tratada como profetisa e sim como "conselheira" e quetais. Impossível sustentar seus prognósticos. A geração atual nem sabe direito quem é ela e as gerações posteriores a relegarão à condição de simples escritora...

    Quem viver verá!

    ResponderExcluir