quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Uma Mensagem de Ano Novo


SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS
(Um poema de Mario Quintana)

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo...
Quando se vê, já é 6ªfeira...
Quando se vê, passaram 60 anos...
Agora, é tarde demais para ser reprovado...
E se me dessem - um dia - uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio.
Seguia sempre, sempre em frente...
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.


...


Um novo ano se aproxima.
O ano dois mil e nove do calendário gregoriano (MMIX).

Segundo a ONU será o Ano Internacional da Astronomia, das Fibras Naturais, da Reconciliação, da Aprendizagem sobre Direitos Humanos e do Gorila (do Gorila? mas no horóscopo chinês o ano não será do Boi? Bem, deixa prá lá).

Para muitos será um ano promissor para grandes mudanças com Barack Obama assumindo a partir do dia 20 de janeiro o comando da nação mais poderosa do planeta (será?).


Os apocalípticos continuarão atentos aos "sinais dos tempos" sempre à procura de algo para confirmar e fortalecer sua fé. E falando em sinais, a natureza irá dar uma força produzindo no dia 22 de julho o maior eclipse solar total do século XXI.

Mas na verdade o realmente importa nisto tudo é que a vida continua. Com ou sem Gorila, com ou sem Barack, com ou sem eclipse, a vida simplesmente continuará seu fluxo, e cada um de nós, segundo o poeta Mario Quintana, com nossos deveres para fazer em casa.


Quando se vê, já é 2009. Há tempo...
Sim, há tempo, pois cada um de nós tem pela frente todo o restante de nossas vidas para vivermos da melhor maneira que soubermos e pudermos.

Desculpem-me, mas discordo de Mario Quintana em um ponto. Seu poema foca a vida de uma perspectiva do presente para o passado, do hoje para o tempo que já se escoou pela ampulheta da vida.

O que importa se já se passou 40, 50 ou 60 anos? De que vale ficar medindo a vida por aquilo que já foi ou já passou?


A vida está aí para ser vivida da perspectiva do presente para o futuro, do hoje para todo o desconhecido e emocionante tempo vindouro. Sim, temos pela frente todo o restante de nossas vidas com todas as oportunidades que o nosso esforço unido a nossa vontade de continuar vivendo pode nos oferecer.

Se tiver que olhar para o relógio, olhe como aquele que olha para o tempo simplesmente como um referencial para continuar seguindo em frente, sempre em frente.


Um feliz ano de 2009 com todo o seu maravilhoso futuro pela frente que ainda lhe aguarda para ser vivido, lembrando que em todo o universo você é o único que poderá fazê-lo.

Um comentário: