domingo, 20 de julho de 2008

Arquivo X - Algumas frases onde a ficção encontra a realidade


Em 1993 estreou a série de TV "The X-Files" (no Brasil "Arquivo X" e em Portugal "Ficheiros Secretos" - Oras pois pois, que raios de nome ser este?), que conta as estranhas e intrigantes aventuras de dois agentes do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), encarregados de investigar os arquivos de casos inconclusos envolvendo fenômenos não explicados tais como teorias de conspiração envolvendo encobrimentos governamentais de alto nível, alienígenas, paranormalidade e até temas místicos como satanismo e aparições fantasmagóricas, enfim os arquivos X.

A série fez muito sucesso, especialmente entre os fans de ficção e histórias de mistério no estilo das séries "Quinta Dimensão", "Além da imaginação" e "Twin Peaks". Particularmente, como sempre senti uma estranha atração por teorias conspiratórias, acabei sendo cativado pela série.

Em 1998 a série ganhou sua primeira versão cinematográfica: "Arquivo X: O Filme", e no dia 25 de julho irá estrear a segunda versão: "Arquivo X: Eu Quero Acreditar".

Mas porque estou eu aqui falando do Arquivo X? Muita embora esta minha queda por teorias conspiratórias tenha me impulsionado a pesquisar uma versão real de um singular caso de conspiração envolvendo doutrinas de um determinado segmento religioso, não irei hoje tratar deste assunto (quem sabe um dia), mas quero apenas mencionar algumas frases desta série que muito me intrigam pelo fato de irem além da ficção:

"A VERDADE ESTÁ LÁ FORA" (The Truth is Out There) - Esta é a frase básica da série. Já perceberam que a pesquisa pela verdade sempre nos obriga a sair do conforto de nossa visão particular do mundo, indo para fora em busca de respostas?

"TODAS AS MENTIRAS LEVAM À VERDADE" (All Lies Lead to the Truth) - Esta frase fez parte do episódio denominado "Em busca da verdade". Por mais paradoxal que possa parecer, esta frase talvez esconda uma grande verdade. A mentira, devido à sua própria característica intrínseca, não pode se suster a não ser à custa de mais mentiras. Porém, quanto maior o número de mentiras, maior a probabilidade delas se contradizerem e acabarem gerando dúvidas e despertando suspeitas que levarão às pessoas de espírito inquiridor, saírem numa obsessiva busca pela verdade custe o que custar.

"ACREDITE PARA ENTENDER" (Believe to Understand) - Normalmente as pessoas querem primeiro entender para depois acreditar. A ciência tem esta premissa básica, porém até mesmo ela muitas vezes precisa se valer desta inversão. Quando nos confrontamos com o inexplicável, acredito que não nos resta outro caminho a não ser acreditar para entender.

Falando em coisas inexplicáveis e misteriosas, coloquei abaixo um vídeo com uma mágica inspirada no tema "Arquivo X":

3 comentários:

  1. Cleiton:

    Bela postagem. Dá para desdobrar e dela fazer muitas outras.

    SDS

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, um ótimo espetáculo.
    Pelo visto já está virando um negócio de família. (rs)

    Agora, fiquei curioso sobre essa sua investigação a respeito de uma possível conspiração envolvendo doutrinas religiosas. Cuidado cara, você vai acabar sendo abduzido por saber, ou querer saber demais. A curiosidade costuma nos levar a caminhos perigosos.

    ResponderExcluir
  3. "Os sonhos podem ser maravilhosos, mas também podem ser perigosos e as vezes são mais maravilhosos por causa do perigo." (frase tirada de um filme do Beethoven).

    Correr riscos coloca a prova nossas habilidades e conhecimentos. Estou com o Mulder, mas o que seria dele sem a Scully? E tbm gostei da sua forma de pensar, lendo sobre alguns posts sobre religião tbm..., mas acho q meu post(Bem e o Mau)contradiz o seu!?

    Abraços.

    ResponderExcluir