quarta-feira, 21 de maio de 2008

Fantasmas existem?

por Cleiton Heredia


Você se lembra desta foto? Ela foi tirada de um dos trechos do filme "Três solteirões e um bebê" (Three Man and a Baby - 1987).

Na época espalhou-se a notícia de que se tratava da aparição sobrenatural (fantasmagórica) de um menino que havia morrido naquele apartamento onde as filmagens foram realizadas.

Alguns diziam não passar de uma jogada de marketing por ocasião do lançamento do filme em fita VHS. Bem, se foi, ela até que deu certo, pois mesmo o filme sendo uma droga, muitos acabaram pegando-o na locadora só para ver o tal "fantasminha".

Outros já pensavam bem diferente, como pode ser visto no relato abaixo:

"Achei a aparição muito oportuna. Foi a melhor parte do filme. Não houvessem provas tão evidentes, diria que foi uma jogada de 'marketing' para promoção. Como diretor de cinema, o convidaria formalmente para participar de todos os meus filmes, pois o garoto é muito carismático, principalmente sendo um 'fantasma'. Falando sério, esta é uma imagem incomum de um fato absolutamente corriqueiro, quando um espírito desencarna e continua habitando a casa onde viveu, enquanto encarnado. Muitas são as teorias aceitáveis para este 'flagrante'. É possível que ele estivesse incomodado com a 'invasão do seu domicílio'. Existe ainda, a possibilidade, de o espírito não saber ou não aceitar a morte física, por apego à vida material, descrença, etc. É preciso, contudo, deixar claro que um espírito que desencarna e continua por aqui, precisa de ajuda, mais precisamente de oração e iluminação, e isso é mais importante do que qualquer polêmica." (extraído do blog "Isso é Bizarro" - issoebizarro.blogspot.com).

Uma pessoa mais racional talvez aprecie mais a explicação de "Mesto" do site "Casa Fantasma":

"Um filme não é filmado em um apartamento, e sim em um estúdio. Não há espaço em um apartamento para uma equipe profissional de cinema gravar um filme inteiro. Apenas algumas cenas são filmadas em locação, e essa não foi uma delas. Agora o que realmente aconteceu, isso é apenas um cartaz do ator Ted Danson (o mesmo que aparece na cena). Da para ver isso em outra cena do filme. Não acredite em tudo o que você vê em um filme, ainda mais em fantasmas."(http://br.geocities.com/mesto_fantasma/escolha.htm).

Para confirmar a explicação acima, veja a outra cena onde o mesmo cartaz aparece:


Está mais do que evidente de que este caso em particular não tem nada haver com aparição espiritual ou algo sobrenatural, mas é interessante notar como a crendice popular, sempre sensacionalista, é poderosa para iludir os crédulos.

O sobrenatural existe? Bem, todas as religiões são unânimes em dizer que sim!

E você, em que acredita?

4 comentários:

  1. O sobrenatural "existe" principalmente quando é conveniente. Quando acontece na casa dos outros a coisa é outra...

    ResponderExcluir
  2. Qualquer pessoa que acredite em Deus acredita no sobrenatural, pois Ele não faz parte da natureza a qual pertencemos. Deus está num outro plano, portanto, a partir dessa crença tudo é possivel.

    ResponderExcluir
  3. O sobrenatural é mais natural do que se imagina!
    eu acredito piamente e tenho boa causa para isso:
    Sou de uma família que vê espiritos o tempo todo e as vezes até falo com eles! Não sei se me acham louca mais,já tentei ver o pq de tudo isso e não encontro respostas. Portanto,acreditem: eles existem e precisam de oração e não duvidem do que vcs vêem... Quando tiverem a visão de algo estranho,não tenham medo, orem por ele(a) seja lá quem for.

    ResponderExcluir
  4. Islene,

    Seu comentário é bastante interessante.

    Eu já empreendi uma busca por evidências concretas do sobrenatural, mas até agora não encontrei uma única manifestação que possa ser considerada incontestável

    Você disse que pertence a uma família que vê espíritos o tempo todo. Então, imagino que isto seja algo meio corriqueiro para você, certo?

    Gostaria muito de saber se você tem alguma evidência concreta de que eles realmente se tornam visíveis e audíveis aí em sua casa. Por evidência concreta entenda uma foto, filmagem ou gravação.

    Estarei aguardando.

    Um abraço e obrigado pela participação.

    ResponderExcluir