domingo, 25 de maio de 2008

Israel discute lei para mudar o sábado para o domingo


Esta notícia foi divulgada pelo jornal israelense Israel National News:

Ocorre um debate no partido NRP, liderado por Zevulon Orlev, sobre uma pesquisa feita entre a população israelita quanto a sua proposta de mudança do descanso sabático para o domingo nesse país. A pesquisa mostraram 56% de apoio da população ao projeto de mudança, com apenas 30% de objeção. Se depender de Orlev o domingo se torna o dia de descanso, embora o sábado ainda permaneça. Sua proposta é que os meios de transporte e de divertimento funcionem no sábado, mas não mais no domingo.

As repartições públicas continuarão fechadas no sábado, pois este dia é ainda o dia de descanso neste país, mas o transporte e as diversões passam a abrir. A idéia é dar às famílias mais tempo para passarem juntas, sábado e domingo. O tempo de trabalho seria compensado pelo aumento das horas de segunda a sexta-feira.

Para ler a notícia na íntegra acesse http://www.israelnationalnews.com/News/News.aspx/122554.

Alguns entendem que esta é uma lei que dá início a uma transferência da solenidade do sábado para o domingo, e da secularidade do domingo para o sábado. Outros vêem esta discussão como parte do projeto do vaticano para o mundo todo, que propõe salvar o planeta das graves tendências de colapso pela santificação do domingo.

Os Adventistas do Sétimo Dia, que aguardam o decreto dominical vindo inicialmente dos Estados Unidos da América, podem entender que ao Israel fazer esta significativa mudança, o grande embaraço que um decreto dominical americano causaria entre os judeus ricos e poderosos dentro daquele país (e fora dele), seria minimizado ou até inexistente.

Segundo os adventistas, o que ocorre ali não é esse decreto, mas uma lei anterior, já esperada profeticamente. Esta lei, no entanto, abre o debate legislativo para leis em favor do domingo no mundo todo.

O ponto que eu ainda considero polêmico é se estas mudanças poderão de alguma maneira fazer com que o sábado se torne cada vez mais difícil de ser santificado por aqueles que entendem ser literalmente válido o quarto mandamento do decálogo judaico-cristão.

Um comentário:

  1. A grande questão é: o remanescente será perseguido por causa do sábado, sendo este o selo de Deus ou o remanescente será perseguido por ser fiel ao próprio Deus (tendo Deus como selo)?

    Partindo do pressuposto de que os ASD são o remanescente é certo que a Lei Dominical é ponto crucial.

    Partindo da premissa que o povo remanescente é a Igreja Invisível a Lei Dominical não é ponto crucial.

    Uma coisa é ter o sábado como selo de Deus e outra e ter o próprio Deus como selo.

    Temos que estudar o Judaísmo e o Calvinismo para idealizar um cronograma do tema e muito mais...

    Abraços.

    ResponderExcluir