sábado, 24 de maio de 2008

Estratégia de Marketing Tupiniquim


Dois vendedores ambulantes entram no trem e um deles começa:

- Bom dia pessoal! Quem viu a propaganda do Carrefour na televisão? Lá estão vendendo esta barra de chocolate (falou o nome de uma marca que eu nunca tinha ouvido falar) por R$ 4,99. Mas aqui temos o mesmo chocolate por apenas R$ 3,99. Quem vai querer?

Em começaram a desfilar pelo trem oferecendo seu chocolate, mas ninguém o comprou.

De repente um deles se vira para o colega e grita:

- Agora ferrou! Os “home” estão aí no vagão ao lado e vão pegar nossa mercadoria assim que pararmos na próxima estação.

O outro fala:

- Ainda bem que só estou com 10 barras. Mas já que vou perder tudo mesmo o negócio é queimar o estoque. Aí pessoal, agora é apenas um real! Quem tem um real? Quem tem um real?

E começaram novamente a circular pelo trem onde vários tiravam suas notas e moedas do bolso e com um ar de satisfação compravam a mercadoria cientes de estarem fazendo um ótimo negócio.

O trem parou na próxima estação e os dois ambulantes marreteiros saltaram tranquilamente com apenas uma pequena parte da mercadoria que havia sobrado.

Achei interessante a estratégia por eles abordada, pois, além do “show de picaretagem” proporcionado por aquele teatrinho amador, ela acaba evidenciando a criatividade sem escrúpulos do povo brasileiro para conseguir sobreviver, bem como a mentalidade oportunista de grande parte da população.

Alguns dizem: “Pelo menos não estão roubando!”

Sim, não estavam roubando, “só” mentindo.

Um comentário:

  1. Estamos num momento em que a opção é quase sempre pelo mal menor. É menos pior mentir que roubar...

    Assim caminha a humanidade.

    ResponderExcluir