quinta-feira, 22 de maio de 2008

A cabeça de Deus


Hoje fui assistir a pré-estréia de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Um filme que rompe todas as barreiras do impossível e faz o “Homem de Ferro” parecer um documentário científico. Acredito que até os fãs mais fanáticos de Indiana Jones devem ter achado este filme um absurdo tão grande que mais parecia ser um desenho animado daqueles em que os personagens são esmagados, triturados, fatiados, explodidos, desmembrados, e depois, na próxima cena, aparecem andando como se nada tivesse acontecido.

Bem, mas mesmo o filme sendo uma grande piada, existe uma cena com um diálogo curto que me levou à reflexão. Indiana Jones comentando sobre um crânio extraterrestre ovalado que acabara de encontrar, afirma para seu companheiro que poderia se tratar do deus adorado por um determinado povo primitivo. Seu companheiro então exclama:

- Não pode ser! Deus não tem uma cabeça assim!

Indiana Jones retruca:

- Depende do deus em que você acredita!

Como é a cabeça de Deus? É óbvio que não me refiro ao formato físico. Como é a mente de Deus? A resposta dada faz sentido: “Depende do Deus em que você acredita!”

Cada religião entende ou procura interpretar a mente de Deus à sua própria maneira. Desta forma, não é de se estranhar que a acentuada diferença entre as culturas orientais e ocidentais tenham originado diferentes conceitos sobre como é Deus. Porém é interessante observar que mesmo dentro de uma mesma cultura existem diferentes formas de entender a Deus.

Vejam por exemplo o cristianismo ocidental onde existem tantos segmentos religiosos quanto às inúmeras possibilidades da mente humana procurar entender o seu próprio Deus. Nem precisamos ir muito longe, pois os próprios Adventistas estão divididos em relação ao seu conceito de divindade, onde para uns o Deus eterno é um só de forma absoluta (unitarianos) e para outros é um só de forma relativa (trindade).

Sabe aquele ditado que diz: “Em cada cabeça, uma sentença”? Pois é, esta é a realidade da mente humana em relação ao Deus em que quer (escolhe) acreditar:

“Em cada cabeça, um Deus”.

2 comentários:

  1. Olá Cleiton,

    Deus não tem cabeça, não tem mente e não pensa. Pelo menos não da maneira como o ser humano possa imaginar.

    O pensamento é o resultado de reações fisicas em nosso cerebro. Mas Deus não é fisico e não pode ter um cerebro, pois possuir um cerebro o limitaria.

    ResponderExcluir
  2. Postei em meu blog um texto cujo título é: "HÁ DEUS PARA TODOS?". É bem por aí. Deus, para nós, é uma espécie de projeção dos nossos interesses.

    O nosso deus é como o queremos...

    ResponderExcluir