domingo, 2 de maio de 2010

Treinando na Maratona de São Paulo

por Cleiton Heredia


Hoje foi dia de Maratona em São Paulo e eu aproveitei a oportunidade para fazer um teste para ver como eu me sairia correndo pela primeira vez este ano uma distância superior a 22 quilômetros, bem como treinar para os 24 quilômetros de montanha que terei que enfrentar no próximo sábado à noite.

A largada na Av.Roberto Marinho passando por cima da Ponte Estaiada deve ser uma das mais bonitas do mundo. O visual daquele "rio" de corredores fluindo por sobre a ponte é algo realmente muito bonito de se ver e principalmente de se vivenciar.

Fiz uma corrida bem tranquila num ritmo bem confortável, pois meu objetivo não era correr contra o relógio, mas sim testar minha resistência (meus planos eram correr pelo menos umas três horas).


Mais ou menos no km 10 ouvi logo atrás de mim um corredor gritar: "No pain No gain". Imediatamente reconheci o lema que acompanhou alguns corredores de montanha dos primórdios deste esporte e me virei para ver quem era. Lá estava meu amigo Pedrão, o "Ninja das Montanhas", saboreando um belo sanduíche de mortadela enquanto corria sua maratona. Corremos juntos uns 3 ou 4 km batendo um gostoso papo, mas quando percebi que ele estava puxando um ritmo mais forte do que aquele que eu tinha planejado, eu me despedi e voltei para a minha corrida.

Faltando uns 3 km para a marca dos 25 km reconheci logo adiante, pela camiseta que usavam, dois membros do famoso grupo de corredores de montanha denominado "Cavalaria". Cumprimentamo-nos rapidamente mencionando que nos veríamos no próximo sábado em Extrema.


Terminei meu treino com o hodômetro do GPS registrando 27 quilômetros. Apesar do sol forte foi um bom treino, porém não sei se o suficiente para enfrentar os 24 quilômetros noturnos em Extrema. Ali o que assusta não é a distância, mas o sim o grau de dificuldade das longas subidas e o famigerado "Pasto da Morte" com uma sofrida escalaminhada na sequência. Na verdade eu acredito que nunca estarei devidamente preparado para Extrema.

4 comentários:

  1. Cleiton...

    Obrigado pelos comentários no meu blog.

    Se soubesse q vc iria na Maratona , quem sabe poderiamos nos conhecer, mesmo com aquela multidão de corredores.

    Q bom q vc conhece tb a Lucina, uma pessoa excepcional, dei muita sorte de encontra-la.

    16/05/10 será a prova da Tribuna FM aqui em Santos, vc vai participar?

    Qualquer coisa q precisar aqui em Santos, só dá um alo.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. Cleiton,

    Belo treino. Pelo jeito, você não resistiu e irá encarar aquela prova noturna em Extrema que exige muito mais que os 42 Km de uma maratona no asfalto!

    Por enquanto não estou treinando, ou melhor, meus treinos não passam de 3 Km bem leves. Estou tentando fortalecer a musculatura da panturrilha antes de encarar um novo desafio em montanha.

    ResponderExcluir
  3. Fala, Cleiton! Parabéns pelo treino longo e boa sorte na prova de amanhã à noite!

    ResponderExcluir
  4. Boa Cleiton!
    A Maratona de São Paulosó serve para treinar mesmo. Yescom é péssima sempre!
    Como foi em extrema?
    Abraço
    Colucci
    @antoniocolucci

    ResponderExcluir