segunda-feira, 12 de abril de 2010

Uma Meia Maratona muito maluca

por Cleiton Heredia


Este domingo participei da Meia Maratona Internacional da Corpore e foi a primeira vez neste ano que corri uma distância superior a 20 kms.

Acordei bem cedo (5:00 AM), pois a largada seria dada às 7:30h . Fiz um desjejum duas horas antes da prova, tal como orientado pelos meus treinadores. Arrumei toda minha parafernália para encarar os 21 kms e saí de casa com os termômetros registrando 16 graus.

Consegui estacionar meu carro com relativa facilidade dentro da USP (coisa meio rara dado ao grande número de participantes destas provas da Corpore) e me dirigi até a barraca da equipe.

Esta também foi a minha primeira prova onde usei o suporte oferecido pela Equipe Tavares. Muito bom, por sinal. Uma mesa com várias guloseimas energéticas, água, gatorade, guarda-volumes, vestiário e um clima de amizade muito incentivador.

Eu não havia feito minha inscrição e iria usar a prova apenas como um treino, porém como houve uma desistência de última hora na equipe, o prof. Tavares me passou o número e o chip do desistente. Eu não poderia imaginar um dia mais perfeito. Estava tudo dando certo!

Fizemos um alongamento coletivo e faltando uns 20 minutos para o início da prova nos dirigimos para a largada. Foi aí que começou a dar tudo errado!

Cheguei na largada e me lembrei que havia esquecido passar protetor solar (o sol já começava a mostrar sua cara e meu dermatologista me proibiu de tomar sol sem protetor). Como havia tempo, eu voltei para a barraca da equipe para passar o protetor, porém na volta para a largada precisei urgente procurar um banheiro.


Quando saí do banheiro, a largada já havia sido dada e foi aí que cometi um erro terrível. Acho que na pressa de começar logo a prova acabei me esquecendo que eram duas corridas em um único evento (uma de 5 km e a outra de 21 km) e acabei entrando na corrida errada (que cagada!!!).

Fui perceber que estava na corrida errada quando de repente vi que a prova acabou. Como assim? Trinta minutos? Se eu não entrei num buraco de minhoca (um atalho hipotético através do espaço e do tempo) devo ter batido o recorde mundial!

Já consciente da minha mega-burrada lá fui eu pelo trajeto correto, porém 5 km atrás do último colocado. Rapidamente refiz os meus planos e saí do trajeto pegando atalhos e me dirigindo por entre as ruas da região da Praça Panamericana até mais ou menos o quilômetro dez. Como eu estava correndo com um dispositivo que mede a distância percorrida, eu sabia que era aproximadamente neste ponto que eu poderia retornar à prova para então completá-la normalmente.

Foi o que eu fiz! Retornei à prova no quilômetro dez e meio com meu relógio marcando 11 km percorridos. Foi desta forma completei a meia maratona mais maluca que já corri. Acho que nem vou contar para o Prof.Tavares sobre este episódio, tamanha é a vergonha que sinto! Corro 24 km no meio do mato à noite e não me perco, para então vir a me perder em uma prova de rua da Corpore em plena luz do dia. Só eu mesmo!

2 comentários:

  1. Parabéns por conseguir concluir duas provas no mesmo dia (rs)

    ResponderExcluir
  2. Olá Cleiton,

    Que pastelada q vc fez hein, ainda bem q estava com seu GPS, se fosse eu, teria corrido desde o inicio sem cortar caminho, ñ uso GPS,rsrsrrs.

    A foto do corredor q vc postou, é chocante q prova de determinação e persistencia deu esse corredor.

    Parabéns Cleiton..

    ResponderExcluir