quarta-feira, 7 de abril de 2010

Corrida de Bêbado

por Cleiton Heredia


Pelo que eu saiba atividade esportiva deveria ser sinônimo de saúde, temperança e qualidade de vida. Jamais deveria estar relacionada com hábitos nocivos como, por exemplo, a ingestão indiscriminada de bebida alcoólica.

Pois então, você sabia que existe uma corrida no litoral paulista (Itanhaém) chamada "Corrida de Santo Onofre" onde os inscritos (me recuso a chamá-los de atletas) devem correr uma distância de 3 km, porém tendo que parar obrigatoriamente em 7 postos de abastecimento ao longo do percurso (para mulheres são "só" 4 postos).


Nas paradas obrigatórias, ao invés de água ou um isotônico, os organizadores entregam a cada participante uma latinha de cerveja (isto mesmo, CERVEJA!) que deve ser ingerida na sua totalidade sem qualquer tipo de desperdício (o regulamento diz que "não é permitido jogar fora, babar, golfar, cuspir e similares") com o risco de serem desclassificados.

Ganha a corrida quem chegar primeiro tendo bebido "todas".


Eu fiz as contas e levando-se em consideração que cada latinha de cerveja contém 350 ml., os homens terão ingerido quase 2,5 litros e as mulheres quase 1,5 litros (isto sem contar as que seguramente são tomadas antes e depois para "comemorar").

Tudo bem, eu sei que isto surgiu como uma brincadeira entre amigos (1999) e depois se popularizou como uma sátira à Corrida de São Silvestre (2000), mas mesmo assim não me conformo com o fato deste evento ser considerado "o maior evento etílico-desportivo da América Latina".

Etílico-desportivo!!! Que porra é esta??? Desde quando álcool e esporte formam uma parceria?




Qualquer pessoa minimamente esclarecida sabe que álcool e esporte forma uma combinação perigosa principalmente por causa do fator hidratação - o álcool desidrata o organismo. Como se não bastasse o calor da praia (a corrida é realizada no mês de janeiro) e toda sudorese provocada pela corrida, o indivíduo ingere uma quantidade significativa de bebida alcoólica, colocando assim em risco seu sistema cardiovascular.

E não pense você que o suor ajudará a eliminar o álcool. Muito pelo contrário! A perda de água pelo suor só faz aumentar a sua toxidade.


É cada uma que inventam...

3 comentários:

  1. Olá Cleiton, O legal de fazer um blog é que a gente consegue trocar experiência e aprender com as experiências de outras pessoas. O meu está muito voltado a corrida, mas assim que tiver tempinho colocarei mais sobre outros assuntos de que gosto. Sobre sua pergunta "10 x 2'30 sendo 30'' 75% 2'00 progressivo", são 10 séries de 2min e 30 seg, sendo que os primeiros 30seg deve manter a fc (frequência cardíaca) em 75% e os outros 2min deve-se fazer uma corrida progressiva, começando lento e ir acelerando. Praticamente todos os meus treinos são baseados em fc e os valores foram determinados pelo meu treinador baseado num exame espirométrico. Bons treinos e vamos correndo!

    ResponderExcluir
  2. oi Cleiton,
    muita boa postagem, faço minhas as suas palavras : "que porra é esta?" hahahaha
    realmente essas pessoas não tem a mínima noção do quanto isso é ridículo.

    passa lá no meu blog :
    somewhere-monnie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Cleiton,

    Veja pelo lado positivo. Para beber o "esportista" terá que levantar as latinhas e além disso haverá de correr. Excluindo o que há de ruim só sobra coisa boa...

    Abraços.

    ResponderExcluir