terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Leões devoram um turista - Fato ou Fake*? (1ª Parte)

Cleiton Heredia


O ano eu acho que deva ser 1975. Eu era um ingênuo adolescente com apenas 13 anos de idade e estava sentado na sala de aula aguardando o professor entrar. Lembro-me que uma colega de classe apareceu com uma revista (acho que era "Manchete" ou "O Cruzeiro") fazendo um grande alarde sobre uma reportagem ricamente ilustrada com várias fotos de um turista sendo devorado por leões em algum destes safáris africanos.

A comoção foi geral e todos queriam ver as fotos da tragédia. Lembro-me inclusive que uma garota passou mal e desandou a chorar. Eu vi as fotos, mas confesso que a história me impressionou muito mais, pois minha imaginação começou a preencher todas as lacunas visuais que as tais fotos não mostravam (ao meu ver elas nem eram tão impressionantes assim). Aquilo ficou na minha cabeça por muito tempo.

Mais recentemente deparei-me novamente com a mesma notícia, só que desta vez na forma de dois vídeos que se complementam. Assistindo a estes vídeos 35 anos depois de ter lido a notícia pela primeira vez, muitas perguntas surgiram fazendo-me desconfiar da veracidade desta história.

Antes de continuar quero que você assista aos vídeos abaixo (não aconselhável para pessoas sensíveis ou facilmente impressionáveis) e se pergunte: Isto realmente aconteceu?





*Fake = Falso em inglês

Continua...

2 comentários: