sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Silvester Stalone - Um Lutador

Cleiton Heredia


Na postagem anterior (Você Pode!) não foi por acaso que utilizei a imagem do ator Silvester Stalone.

Na verdade, ele é um dos muitos exemplos que existem por aí de que o esforço pessoal e a força de vontade são essenciais para transformar nossos sonhos em realidade, podendo até mesmo superar aqueles considerados naturalmente mais aptos.

Sly Stalone é o mais velho de dois filhos de um cabeleireiro imigrante italiano com uma dançarina americana com descendência judaica. Devido a um parto meio complicado teve um nervo facial danificado pelo fórceps que lhe deixou sequelas permanentes como a boca parcialmente paralisada e os olhos meio caídos.

Sua infância em Nova Iorque foi meio conturbada sendo expulso de quatorze escolas por mau comportamento e chegando a frequentar uma escola particular para jovens problemáticos. Sem muitas opções de faculdade devido ao fraco desempenho acadêmico ingressou numa escola de beleza, mas descobriu logo que não tinha herdado o mesmo talento do pai.


Graças a uma bolsa de estudos foi estudar na Suíça onde frequentou um curso de arte dramática que pagava dando aulas de educação física para meninas. Voltou aos Estados Unidos com o sonho de se tornar um ator e assim começou a frequentar o curso de artes dramáticas na Universidade de Miami. Não chegou a se formar, pois foi desencorajado por seus professores a seguir a carreira de ator.

Voltou para Nova Iorque e sua mãe, que era uma astróloga, disse que ele um dia faria muito sucesso como roteirista. Ele começou a escrever alguns roteiros e chegou até a atuar como ator em alguns papéis secundários (Bananas - 1971 e O Prisioneiro da Segunda Avenida - 1974) ou de pouco valor (um filme pornô softcore). Com 28 anos conseguiu seu primeiro papel principal no filme de The Lords of Flatbush e no ano seguinte conseguiu atuar em mais alguns filmes (O Último dos Valentões, Capone, Corrida da Morte - Ano 2000).


Foi para Hollywood tentar carreira como roteirista e assistindo a uma luta de Box entre Muhammad Ali e Chuck Wepner teve a idéia de escrever o roteiro da história do lutador Rocky Balboa. O roteiro foi escrito em apenas três dias e vários produtores se interessaram por ele, mas relutavam em aceita-lo como protagonista. Ele insistiu, acreditou e deu no que deu!

Rocky, um Lutador (1976) foi gravado em menos de um mês e custou por volta de 1,1 milhão de dólares para ser produzido, porém arrecadou 225 milhões de dólares e recebeu indicação para 10 Oscars faturando três deles, inclusive o de melhor filme.

Com o sucesso e a fama conquistados vieram outros muitos filmes, entre eles o lendário Rambo (1982).

Principais Filmes:

1976 - Rocky
1979 - Rocky II
1982 - First Blood (Rambo) e Rocky III
1985 - Rocky IV e First Blood II (Rambo II)
1986 - Cobra
1988 - Rambo III
1989 - Tango & Cash e Condenação Brutal
1990 - Rocky V
1993 - Demolition Man (O Demolidor)
1994 - O Especialista
1995 - Assassinos
1996 - Daylight
1997 - Cop Land
2001 - Driven
2002 - Taxi 3
2005 - Las Vegas
2006 - Rocky Balboa
2011 - Previsão para a estréia de Rambo V


Tudo bem que Silvester Stalone não tem o mesmo talento de um Al Pacino, Tom Hanks, Sean Penn, Jack Nicholson ou Nicolas Cage, mas o que importa é que o cara foi perseverante e chegou lá!

Um comentário: